O que eu faço? =/

Olá turma, tudo bom com vocês?

Pois é, estou com uma puta decisão para tomar, e gostaria de ouvir a opinião de vocês.

Vou contar um pouco o que me aconteceu, e depois falar qual o rolo.

Eu estudo na USP, em um curso não muito concorrido, o BMAC.
BMAC = bacharelado em matemática aplicada e computacional.
Pois bem, ele deve estar em torno de uns 5 por vaga na fuvest, com uma nota de corte meio baixa.

Bom, eu andava meio desanimado com o curso, pq eu fiz um tempo física, e mudei para esse, só que “zuou” a grade de horarios, ou seja, eu estou fazendo matérias de semestres nada distintos… =’(

Em outubro no ano passado, cai de paraquedas no mundo sap, aonde consegui uma certificação, e estou ganhando um salário de R$2000,00 não é um mega salário, mas para quem tem 22 anos tb n está mto ruim…

Acontece, que trabalhar e estudar é foda, porém na epóca que eu apenas estudava, n estava dando certo, pq n me dava animo, e então eu n rendia no curso.

Então fui calcular o tempo que falta para mim terminar o curso, e tive um susto… 3 anos se TUDO DER CERTO…
ou seja, 3 anos se eu não bombar mais em nda, e ainda fazer o TCC.

Ai eu tive uma ideia doida.
Eu preciso de um diploma de ensino superior de qualquer jeito, e infelizmente na minha idade, n se pode brincar mto.
Estou pensando em trocar a USP pela FATEC, devido ao fato de n saber quando vou me formar, devido ao tempo q falta e o grau de dificuldade das matérias.

O que vcs fariam no meu lugar?
Vcs acham válido essa mudança?

Faça uma facul particular. Pelo menos elas garantem que sua grade horária não vai ser zoada.

Cara, tem que ver se vc mudando, vc vai poder aproveitar as materias que vc ja pagou na Usp, tem que ver a grade e a carga horária, Pode ser que se vc passar pra FATEC sua carga horaria aumente e vc tenha que passar um tempo a mais na faculdade, se eu fosse vc iria na FATEC e veria a grade para analisar as matérias que vc pode ou não reaproveitar pra depois tomar uma decisão!

Trocar USP pela Fatec não é um bom negócio…A não ser que vc queira só o diploma mesmo, ai então te aconselho a fazer como o Vini disse, uma facul particular
:wink:
E mew…vc tem só 22 anos, vc vai se formar com 25 e nem é tão velho assim.

Obrigado pelas respostas por enquanto.

Respondendo: Eu já vi a grade, falta conversar com um pouco mais de pessoas, mas resumindo: aparentemente, vão ser 3 anos que eu vou ter q dar uma estudada, porém com previsão de se formar, e com mais facilidade tanto de conteúdo, como de distância.

Já na USP, além da distância, tem umas matérias MTO fodas de passar, e eu n sei quando vou me formar.

Te aconselho a terminar o curso que vce começou por que o diploma pesa e é USP. da fatec se eu não estiver engando o diploma é de tecnlogo e o da usp é bacharel.

Pense Bem por que vce pode se arrepender mais tarde vce é novo ainda. Termina esse Curso que vce inicializou. Esta é a minha opinião . flw

Acrescentando informação

Em julho faço 23 anos…

E para o mercado conta a faculdade de onde vc veio??

Pq eu n vejo mto essa diferença na pratica.

Eu acho que a idade não é um fator que vc deva usar para decidir. Se formar com 25 ou 26 anos não é problema nenhum, principalmente pq vc está empregado.
Você só tem que ver se os horário da USP permitem que vc se forme. Algumas universidades federais não estão nem aí se vc trabalha ou não, e podem colocar aulas em qualquer horário do dia ou da noite.

Se for fazer uma facul particular, pegue uma boa faculdade, com um bom nome. Senão não será mesmo bom negócio trocar de facul.

Pagar faculdade é fora de cogitação.

Sobre a USP, eu penso que se for para ficar, eu tenho que passar em tudo, mas sem bombar, oq é MTO dificl, entãão, eu teria que ficar lá, mais uns 4 anos ou mais!!

E isso, se eu conseguir passar certinho em tudo.

Isso que é o problema.!!

Se você não quer investir o dindim que vc conseguiu em educação de qualidade por uns anos, então fica na USP mesmo.

[quote=pedro.parreira]
Sobre a USP, eu penso que se for para ficar, eu tenho que passar em tudo, mas sem bombar, oq é MTO dificl, entãão, eu teria que ficar lá, mais uns 4 anos ou mais!!
E isso, se eu conseguir passar certinho em tudo.
Isso que é o problema.!![/quote]

Paciência. Todo mundo tem que sofrer para fazer uma boa faculdade.
Trate de estudar.

Só esclarecendo que bacharel não é melhor que técnologo, são só focos diferentes.

Acredito que USP não pesa muito em mercado não, mas para pesquisa sim.

Agora falando sobre você, se quer só diploma vai pra particular e tals como o Viny falou. Fatec é um bom curso e puxado, dependendo da Fatec, também.

Não que faculdade Particular seja fácil e sem dificuldade, mas pela variedade devem ter para todos os gostos!

E quanto a sálario e carreira, eu acabei de dar o pé na bunda de ABAP(3 anos de experiência), ganhava 2500 reais e morava no interior, vim pra Java e pra São Paulo :wink: Posso ser doido, mas essas coisas de carreiras ae e não sei o que nunca me motivaram…

(essa última frase eu quis dizer se você acredita que a faculdade é melhor para você, vale o esforço :slight_smile: )

Até que concordo com vc.

Mas a questão é, vale a pena todo esse sacrificio?
Ou o mercado não olha tanto a sua faculdade, e talvez eu tendo mais tempo livre poderia cuidar melhor da minha carreira?

Sim, a fatec é puxada e um bom curso, mas nda comparado as demonstrações matemáticas de um curso de matemática da usp.

Bom… 2500 por 3 anos de ABAP é bem pouco, vc poderia ganhar muito mais hein

[quote=pedro.parreira]Mas a questão é, vale a pena todo esse sacrificio?
Ou o mercado não olha tanto a sua faculdade, e talvez eu tendo mais tempo livre poderia cuidar melhor da minha carreira?[/quote]

Em mais de uma empresa grande que trabalhei, o primeiro corte nos currículos de júniores num processo de seleção era a faculdade.
Pode não ser um excelente critério, mas tem sempre que lembrar que uma grande empresas as vezes recebe dezenas de currículos para uma única vaga, e o contratador dificilmente terá tempo de entrevistar um-a-um.

Além disso, a maior parte das empresas de TI grandes hoje em dia fazem alguma espécie de provinha. Então cuidado com a filosofia de empurrar uma facul com a barriga.

Vini.

É como vc disse, júniors…

acho que com o passar do tempo isso se torna menos relevante.

FATEC é menos reconhecida que a USP, sim!
Porém é mais reconhecida que a UNIBAN, UNIP e etc.

Na minha opinião se vc já está trabalhando não precisa ter pressa pra se formar.

[quote=pedro.parreira]Vini.

É como vc disse, júniors…

acho que com o passar do tempo isso se torna menos relevante.

FATEC é menos reconhecida que a USP, sim!
Porém é mais reconhecida que a UNIBAN, UNIP e etc.[/quote]

Eu ganhava relativamente pouco mesmo, sabia disso. Quando saí todo mundo achou que era por causa de sálario e tals.

Mas sobre o papo de faculdades que você citou. Realmente é complicado, eu ouço todo tipo de coisas, desde que o “mercado” não se preocupa com formação até que algumas vagas exigem saber suas notas da faculdade. Nunca saquei isso. Mas ter conhecimentos sólidos e uma boa formação com certeza abre muitas oportunidades!

eu fiz fatec, se pudesse voltar no tempo e consiguir passar em curso desses como o o seu na USP, não pensaria duas vezes.

Puts, que decisão foda! =’(

O problema é q se eu n consegui me formar??

Se eu ficar bombando, e bombando as matérias