Essa decisão sua de trocar de faculdade é bem pessoal.
Mas tome cuidado, em tornar um hábito, começar alguma coisa e parar no meio sem nunca completar nada.
Pense daqui à 50 anos, quando você estiver imaginando que você no passado abandonou uma oportunidade porque
estava cansado e com medo de não conseguir finalizar. O esforço que você fizer hoje será lembrado por toda a sua vida.
Mas como eu estava dizendo com meu amigo, a essa altura do campeonato, eu com 22 anos, empregado, vale mais um diploma da FATEC, do que uma carteirinha de eestudante da USP, em um curso não muito concorrido, vcs n acham?
Minha opinião: termine seu curso. Com o diploma na mão você pode tentar uma pós graduação em engenharia de software ou outra coisa que você goste. Mudar de curso não vai trazer vantagem pra você. Você disse que não é muito concorrido seu curso, mas isso não faze dele um mal curso. Além do mais você já está empregado e é jovem. Se você mudar pra outra faculdade talvez você nem se forme em 3 anos, demore até mais…
E sobre seu curso ser difícil eu também sei o que é isso. Atualmente eu trabalho o dia todo como desenvolvedor e faço engenharia da computação em uma federal à noite. Beeeeeem puxado por sinal. Eu poderia muito bem trocar minha faculdade por um curso mais light e me formar logo (tô no segundo ano de 6…), mas sei que uma universidade de qualidade irá me propiciar uma base mais sólida do que uma particular qualquer. Além do mais esse seu curso, pelo que eu vi me pareceu muito interessante. Na sua situação atual eu continuaria nele. Até porque são só 3 anos, passa bem rápido
[quote=matheuslmota]Minha opinião: termine seu curso. Com o diploma na mão você pode tentar uma pós graduação em engenharia de software ou outra coisa que você goste. Mudar de curso não vai trazer vantagem pra você. Você disse que não é muito concorrido seu curso, mas isso não faze dele um mal curso. Além do mais você já está empregado e é jovem. Se você mudar pra outra faculdade talvez você nem se forme em 3 anos, demore até mais…
E sobre seu curso ser difícil eu também sei o que é isso. Atualmente eu trabalho o dia todo como desenvolvedor e faço engenharia da computação em uma federal à noite. Beeeeeem puxado por sinal. Eu poderia muito bem trocar minha faculdade por um curso mais light e me formar logo (tô no segundo ano de 6…), mas sei que uma universidade de qualidade irá me propiciar uma base mais sólida do que uma particular qualquer. Além do mais esse seu curso, pelo que eu vi me pareceu muito interessante. Na sua situação atual eu continuaria nele. Até porque são só 3 anos, passa bem rápido [/quote]
Concordo em partes com oq vc diz…
Não sei qual federal que vc faz, nem sua idade, nem a situação sua no curso.
É realmente tem MTOS fatores contra eu fazer lá, por exemplo, a grande distância entre minha casa e a faculdade.
A Fatec é boa, é pública também, não estou chutando o pau da barraca, só estou querendo garantir um diploma de ensino superior, algo que eu tenha ctz q irei me formar.
Mas aí eu pergunto: de que adianta você querer estudar apenas para quere o diploma? Todo sacrificio vale a pena por uma educação de qualidade. Eu também moro muito longe da minha Universidade. Todo dia saiu de casa às 06:30h da manhã e chego à noite às 23:30h. Quando chego ainda passo cerca de 1 ou 2 horas estudando. Reitero: tudo é válido por uma formação de qualidade.
Não vejo nenhum motivo grande para trocar sua faculdade, você já está empregado, ruim seria se o curso lhe empedisse de conseguir uma colocação profissional, o que não é seu caso.
[quote=matheuslmota]Mas aí eu pergunto: de que adianta você querer estudar apenas para quere o diploma? Todo sacrificio vale a pena por uma educação de qualidade. Eu também moro muito longe da minha Universidade. Todo dia saiu de casa às 06:30h da manhã e chego à noite às 23:30h. Quando chego ainda passo cerca de 1 ou 2 horas estudando. Reitero: tudo é válido por uma formação de qualidade.
Não vejo nenhum motivo grande para trocar sua faculdade, você já está empregado, ruim seria se o curso lhe empedisse de conseguir uma colocação profissional, o que não é seu caso.[/quote]
Qual sua idade cara?
Eu saio as 6 e volto meia noite e meia cara.
Mas acho q vc deve AMAR seu curso tb, e eu nem tanto o meu né.
Se você não gosta mesmo do curso aí são outros 500. Gosto não se disculte. Agora ainda não consegui entender seu problema com a idade. Pra mim, você com 22 anos está novo, se formar com 25 não é nada mal. Isso não fará de você um mal profissional. Além do mais, não sei se você já parou para pensar, você pode terminar esse curso e entrar como graduado em outro curso/instituição. formado em matemática, você com certeza irá aproveitar muitas cadeiras para o novo curso. Pense bem antes de desistir da USP. Mas, só você pode decidir. Boa sorte na sua escolha.
Priorize o conhecimento e esqueça de diploma, diploma não serve para nada no trabalho, conhecimento sim.
Em relação ao esforço de trabalhar e estudar, é inevitável que tenhamos que nos esforçar.
Eu lembro que na minha primeira chance de trabalhar na área(estágio) eu tive que me sacrificar, para ganhar experiência e aprender.
No meu estágio(que aprendi muito) eu saia de casa(Sorocaba) todo dia às 05:10 para pegar fretado para chegar na zona sul de são paulo às 7:45(Santo Amaro),
quase 120 km de viagem ida e volta, e chegava de volta de viagem em sorocaba às 19:30 para ir direto para faculdade de engenharia, normalmente chegando sempre atrasado. Depois da faculdade ia para casa e chegava às 00:20 para dormir 3 horas de sono. E nos finais de semana eram apenas para trabalhos da faculdade e estudos de provas.
Todo esse esforço valeu a pena, pois continuei estudando numa boa faculdade, e trabalhando em um bom emprego e aprendendo muito(mesmo ganhando pouco).
Então, aproveite a oportunidade de estudar em uma instituição que pode te dar uma excelente base de conhecimento, e não fique buscando diploma.
[quote=johnny quest]Priorize o conhecimento e esqueça de diploma, diploma não serve para nada no trabalho, conhecimento sim.
Em relação ao esforço de trabalhar e estudar, é inevitável que tenhamos que nos esforçar.
Eu lembro que na minha primeira chance de trabalhar na área(estágio) eu tive que me sacrificar, para ganhar experiência e aprender.
No meu estágio(que aprendi muito) eu saia de casa(Sorocaba) todo dia às 05:10 para pegar fretado para chegar na zona sul de são paulo às 7:45(Santo Amaro),
quase 120 km de viagem ida e volta, e chegava de volta de viagem em sorocaba às 19:30 para ir direto para faculdade de engenharia, normalmente chegando sempre atrasado. Depois da faculdade ia para casa e chegava às 00:20 para dormir 3 horas de sono. E nos finais de semana eram apenas para trabalhos da faculdade e estudos de provas.
Todo esse esforço valeu a pena, pois continuei estudando numa boa faculdade, e trabalhando em um bom emprego e aprendendo muito(mesmo ganhando pouco).
Então, aproveite a oportunidade de estudar em uma instituição que pode te dar uma excelente base de conhecimento, e não fique buscando diploma.[/quote]
concordo com o vinny.
faculdade federal é foda…
o horário é pouco flexível e ainda zoam.
to fazendo particular que é mais simples de se formar.
não que não exista dificuldade nas matérias como dizem por ai, mais por que você pode “exigir” alguma coisa.
Eu fiz o BMAC em 3 anos (peguei a habilitação da ECA, que tinha mais flexibilidade de horário). Mas realmente tentar fazer o BMAC enquanto trabalha provavelmente vai aumentar seu tempo de formatura.
E se você está pensando em largar uma faculdade de bacharelado em matemática pra ir pra uma de tecnólogo de processamento de dados, deve ser porque você não curte muito matemática mesmo, então não adianta ficar lá sofrendo com as matérias difíceis. Você já tem seu primeiro emprego, e ao que me parece no mercado atual experiência é mais importante do que diploma. Aliás, digo mais, se sair a tal lei do Analista de Sistemas, o BMAC não vai te ajudar em nada a exercer a profissão.
[quote=Bani]Eu fiz o BMAC em 3 anos (peguei a habilitação da ECA, que tinha mais flexibilidade de horário). Mas realmente tentar fazer o BMAC enquanto trabalha provavelmente vai aumentar seu tempo de formatura.
E se você está pensando em largar uma faculdade de bacharelado em matemática pra ir pra uma de tecnólogo de processamento de dados, deve ser porque você não curte muito matemática mesmo, então não adianta ficar lá sofrendo com as matérias difíceis. Você já tem seu primeiro emprego, e ao que me parece no mercado atual experiência é mais importante do que diploma. Aliás, digo mais, se sair a tal lei do Analista de Sistemas, o BMAC não vai te ajudar em nada a exercer a profissão.[/quote]
Nossa, não sei como você passou em Prog. Lin. de primeira.
Pois é, eu GOSTO de matemática, mas não AMO.
Acho que se falta-se pouco para me formar, eu teria mais vontade de fazer. =/
Eu fiz melhor do que passar de primeira, passei na vez “-1”
Como eu sabia das chances de não passar na matéria, eu fiz com a turma da computação, em semestre ímpar, já pensando na possibilidade de ter que refazer com a minha turma, mas no fim fui uma das cinco pessoas que passou com o Humes naquele semestre… hehe
Eu fiz melhor do que passar de primeira, passei na vez “-1”
Como eu sabia das chances de não passar na matéria, eu fiz com a turma da computação, em semestre ímpar, já pensando na possibilidade de ter que refazer com a minha turma, mas no fim fui uma das cinco pessoas que passou com o Humes naquele semestre… hehe
[/quote]
NOSSA… passar com o Humes é mto foda, vc chegou a ir para a rec?
Nem, o Humes deu tipo meio ponto a mais ou algo assim pra quem tinha feito as listas e aí com isso minha média ficou uns 5.3 e passei direto - com a segunda maior nota da sala… hahaha
Nem, o Humes deu tipo meio ponto a mais ou algo assim pra quem tinha feito as listas e aí com isso minha média ficou uns 5.3 e passei direto - com a segunda maior nota da sala… hahaha :D[/quote]
Respondendo o seu outro tópico, depende muito do que você chame de MERCADO.
Se você está considerando possibilidades de carreira e contratação, sim faz muita diferença. Uma vez que o seu diploma na FATEC não é de bacharel, você está simplesmente dando as costas para toda a área acadêmica, e está se prejudicando na possibilidade de prestar um concurso público. Além disso, seu curso atual é bastante adequado à indústria.
Agora, se mercado para você restringe-se apenas ao comércio, então, talvez a FATEC possa te garantir alguma vantagem competitiva. Principalmente se você engatar uma pós logo em seguida.
Cara, está mais parecendo que você quer vir aqui no GUJ e, de alguma forma, conseguir apoio para sua decisão. Infelizmente, o pessoal não vai te apoiar, pois trocar a USP pela FATEC sempre vai parecer insensato.
Porém, você tem que analisar a sua condição. Se você não quer seguir a carreira com matemática, e seu lance é só programar computadores, então, saia o quanto antes da USP, pois será pior se você gastar anos aí para, só no final do curso, decidir que não seguirá carreira na área. De um ponto de vista frio, o bacharelado sempre parecerá a melhor opção. Mas do ponto de vista pessoal, levando em consideração como vc está se sentindo na faculdade ou com o que você quer trabalhar, nem sempre será.
Cara, o que vejo aqui são radicalismos. Que fique claro que você vai aprender o básico na sua faculdade. Não importa qual seja.
Simplesmente, não existe essa de trocar USP por FATEC é insensato. Ou faça uma particular por causa da grade, pra mim esse tipo de opinião não agrega nada.
O que falar dos programadores que não possuem faculdade nenhuma? Já conheci diversos programadores, que não fizeram superior e programavam melhor que qualquer programador da USP que conheci. E eram reconhecidos por isso e recebiam salários compatíveis Isso só mostra que faculdade não conta tanto assim.
E no mercado, importa muito mais os projetos que você participou do que faculdade. E em termos de mercado, as duas faculdades são vistas da mesma forma. Já participei de processos seletivos com CEOs e sempre é visto primeiro os conhecimentos e projetos que a pessoas sabe, inglês e só depois a faculdade e nunca vi candidato ser melhor pontuado por USP ou por FATEC.
O que vale sim, é ver a grade das duas faculdades e ver qual você prefere aprender. Quais matérias você se identifica, porque é garantido que você vai ter que correr atrás de tudo isso por fora para aprender melhor e realmente usar no mercado.
Tome sua decisão nas suas preferências, e não nas opiniões mágicas dos outros.