O que eu ganho tirando a certificação OCJP?

Boa Noite , Galera
Estou trabalhando com java a mais o menos 6 meses acabei de fazer a academia java web da globalcode e gostaria de focar alguma coisa agora.
A dúvida é a seguinte tiro a certificação OCJP ou estudo mais web(JSP,Servlet,JSF,Hibernate,Spring etc)?
Sei que uma coisa não substitui a outra e sei que tem que saber bem os dois…rs
Mais gostaria de saber o que vale mais no mercado?
Gostaria de saber de quem tem certificação OCJP o que mudou no mercado para vocês…

Obrigado

Uma certificação no mercado não vale muito. Apenas em algumas situações é desejável ter a certificação, mas não tê-la não te desqualifica. Você não receberá mais por ter uma certificação.

No entanto, ao estudar para a certificação você adquire bastante conhecimento. Esse conhecimento é muito válido ter.

Entre a certificação e o conhecimento de web, no mercado, vale mais o conhecimento de web.

Mas tire a certificação de qualquer forma. Mas tire não por tirar, tire uma boa nota. Assim você terá aprendido bastante.

Na época da Sun você ganhava um diploma, uma carteirinha e às vezes um broche. :slight_smile:

Você ganha conhecimento.

Certificação não prova nada, mas é muito bom para o seu currículo. =)

[quote=fabiozoroastro]Você ganha conhecimento.

Certificação não prova nada, mas é muito bom para o seu currículo. =)[/quote]

E hoje tem vagas que existem que você tenha no mínimo um OCJP da vida.

Ganha porcaria nenhuma, as vezes conhecimento e um parabens da galera do forum.

Se fizer sériamente ganhará conhecimento, a final ninguém sabe tudo , ou alguém aqui sabe?

Se não for um expert será bom, agora se for um phodão quem nem uns ai não seria tanta vantagem.

Na duvida faça!
Ao menos depois saberá a resposta.

Estou estudando para o OCJP e está sendo proveitoso.

Tb to nessa, sei que não vira nada mas como acabei um curso de Java Básico de 120 hrs quero aproveitar as férias e consolidar o que eu aprendi senão
vai tudo por água abaixo

:lol: :lol: :lol:

Poisé cara, certificação é um bom critério de desempate na hora da contratação, até porque as vagas geralmente pedem certificação como desejavel ou seja éum diferencial mesmo…

Então c ta falando de vc ne? Pq oq eu já aprendi tirando certificação foi sem noção.

Vc VAI esquecer quase tudo, mas vc vai ter uma boa noção do conteúdo.

Depois, quando te perguntarem alguma vc talvez não saiba a resposta de cabeça, mas saberá oq procurar, e onde procurar.

[quote=rogelgarcia]Uma certificação no mercado não vale muito. Apenas em algumas situações é desejável ter a certificação, mas não tê-la não te desqualifica. Você não receberá mais por ter uma certificação.

No entanto, ao estudar para a certificação você adquire bastante conhecimento. Esse conhecimento é muito válido ter.

Entre a certificação e o conhecimento de web, no mercado, vale mais o conhecimento de web.

Mas tire a certificação de qualquer forma. Mas tire não por tirar, tire uma boa nota. Assim você terá aprendido bastante.[/quote]

Já vi uma vaga que oferecia 500 reais a mais no salário se você tivesse a SCJP.
Certiicações incrementam o seu conhecimento e o seu currículo.
Não prova que você é o mestre da computação mas pode fazer a diferença em uma seleção. Tire várias e seja feliz. =]

Acho GRAÇA qdo vejo nego falando “nao adianta NADA, nao aumenta salario em NADA” como se fosse uma verdade universal.

Senhores, nao generalizem nada baseado em SUAS experiencias pessoais.
Existem muitas variaveis ai que podem sim fazer a certificacao ser diferencial. Como pode nao servir pra NADA. Cada caso é 1 caso.

A titulo de MERCADO, eu recomendaria SIM.
Afinal de contas, qtas empresas terao qualidade suficiente pra distinguir que sua leitura de alguns livros (Effective Java, Design Patterns) é mais util do que a certificacao?
Acham mesmo que é a maioria das empresas?

e tbm um papel escrito SUN CERTIFICATION

Se decorar um livro de quase 500 páginas fosse um divisor de águas na vida de qualquer ser humano, boa parte dos habitantes já seriam certificados. Não estou dizendo que certificação não agrega: o estudo é válido, o investimento é válido, mas entenda que, o tamanho do degrau que se sobe após o sucesso no exame, é semelhante à altura de uma caixinha de fósforo. Mas, como boa parte dos brasileiros são babacas, muitos sobem em caixa de fósforo e se sentem acima de tudo.

Na minha opinião a certificação é muito importante, claro que não te define nem te limita como porfissional,
mas é um indicador para quem contrata, tanto que algumas empresas só conseguem alguns projetos quando tem um certo número de contratados certificados.
Nesses casos você é valorizado e tem salário melhor nessas empresas.
Dizer também que é um passo do tamanho de uma caixa de fósforo está fora da realidade, em todos os anúncios de empregos ele é diferencial,
as vezes valem mais que uma faculdade.
É um título, e títulos sempre valem algo no mercado.

A melhor coisa que fiz foi estudar pra tirar a certificação. Você aprende muito!

Estou iniciando estudos para certificação e acho muito válido. Trabalho com java e já ouvi pessoas falando coisas do tipo “nossa… quem fez esse código é alguém certificado?”, tanto para elogiar como para criticar.
Acho que você ganha respeito e isso é muito válido no meio político quando se fala em empresas. As vezes vc pode por o p* na mesa e falar “eu sou certificado então sei o que estou dizendo”… mas isso como disse é só uma questão política.
O aprendizado sempre é válido. Mas o que desenvolve de verdade é aliar estudos com trabalho prático no dia a dia…
Acho que pro currículo é bom também… mas isso só poderei dizer depois que passar na bendita prova…

[quote=blackforce]Se decorar um livro de quase 500 páginas fosse um divisor de águas na vida de qualquer ser humano, boa parte dos habitantes já seriam certificados. Não estou dizendo que certificação não agrega: o estudo é válido, o investimento é válido, mas entenda que, o tamanho do degrau que se sobe após o sucesso no exame, é semelhante à altura de uma caixinha de fósforo. Mas, como boa parte dos brasileiros são babacas, muitos sobem em caixa de fósforo e se sentem acima de tudo.

[/quote]
.:N:.

.
Tudo bem, realmente vc tem razão em dizer que decorar um livro de 500 páginas não representa nada, agora ler 500 páginas e entender oq esta sendo dito é diferente.
.
Uma pessoa certificada demonstra algo muito além das 500 páginas: dedicação e força de vontade, e se isso não é a principal chave para contratar alquem com certeza será um ponto muito importante a ser observado, e acho que não é errado sentir-se bem por ter uma certificação, é algo valido, afinal persistiu, perseverou, dedicou e conseguiu.
.
Acho que o degrau que a pessoa sobe ao tirar a certificação, talvez não seja o suficiente para conseguir o emprego dos sonhos… afinal é necessário bem mais que isso, mas este degrau é bem maior que uma caixa de fosforo.
.
See ya!

.:N:.

Amigo aqui em Goiânia a principal empresa que trabalha com JAVA só contratam profissionais certificados.
Na verdade várias empresas aqui exigem ou utiliza a mesma como algo importante.

Além do mais, quando você estiver estudando para a certificação seu conhecimento aumentará além de aperfeiçoar o que você já sabe.

[quote=fagnerfernandes]Amigo aqui em Goiânia a principal empresa que trabalha com JAVA só contratam profissionais certificados.
Na verdade várias empresas aqui exigem ou utiliza a mesma como algo importante.

Além do mais, quando você estiver estudando para a certificação seu conhecimento aumentará além de aperfeiçoar o que você já sabe.[/quote]

Qual a média salarial aí?