Por exemplo, pra dizer que você sabe java ee, você tem que conhecer struts,servlet, jsf, jsp e coisas que envolvem páginas web como html javascript etc.Mas pra java SE o que se tem que estudar?
Olá. Eu não tenho curso superior. Vou começar agora em agosto. Tenho 18 anos. Estudei pelos livros Use A Cabeça Java 2° Edição, Java Como Programar 8° Edição, tutoriais pela internet, pesquisas no google. Antes disso tudo estudei logica de programação. Fiz bastantes exercícios e aplicativos super simples. E agora estou desenvolvendo um de vídeo conferência e estudando framework separado. Se eu li esses livros todos e/ou quase todos e estou praticando acredito que posso dizer que eu sei Java SE. Se você estudou, sabe fazer, ou então sabe tentar fazer, procurar, como fazer, acredito que você pode dizer que sabe. Agora, o que eu não sei, é como você pode dizer se é trainne, junior, pleno ou senior.
Cara acredito que esses dois links mostram bem o que deve saber se fazer a certificação entao prova mais ainda…
http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=41&p_org_id=&lang=&p_exam_id=1Z0_803
http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=41&p_org_id=&lang=&p_exam_id=1Z0_804
boa sorte!!!
Após fazer a faculdade e estudar J2SE, você pode se considerar Junior.
Antes de fazer a faculdade e estudar J2SE, você pode se considerar Trainee
Para Pleno requer de 3 a 5 anos de experiência
Para Sênior requer de 5 a 10 anos de experiência
Para Master ou Especialista requer mais de 10 anos de experiência.
Terminando a faculdade e lendo bons livros não te dá um titulo de especialista em J2SE, é necessário a experiencia de trabalho também, pois existem inúmeros casos e cenários, complexos, que os livros não abordam.
Então para dizer que você realmente conhece J2SE, acredito que sendo Sênior ou Especialista, lendo bons livros e terminando a faculdade, você pode se dizer que realmente sabe J2SE.
Minha opinião…
Abs
Para dizer que vc sabe uma plataforma…vc precisa ter todos os certificados referente a ela + apresentar uma boa experiencia em projetos reais entregues ou open source.
Encher seu currículo de siglas (como um pessoal tem feito) não adianta nada…kkkkk