O que eu realmente preciso saber para usar o Java no desenvolvimento WEB?

Opa, olá! Bom eu venho a algum tempo com diversas duvidas desde que me aprofundei no mundo do front-end com js, consumindo api’s e entendendo Rest e SOAP…
(Já “programo” em java a um certo tempo e seguindo o escopo do meu curso tentaram jogar pra cima da galera as pág JSP, porém eu acho um código extremamente sujo e sem possibilidades de fazer SPA como as pag web são hj…)

Fico na duvida por onde e oq estudar no java para auxiliar, eu tava seguindo as apostilas da caelum pra não ficar sem estudar nada sobre java, porém sempre fico com a sensação que eu estou estudando algo que não é mais usado ou é pouco. Até onde eu sei, hoje em dia utilizam frameworks como Spring e outros, RestAPI e blablabla… Então a questão é, oq eu preciso realmente estudar para o desenvolvimento web?

Para java web, para quem ainda não conhece nada, sempre recomendo aprender servlets antes de partir para algum framework.

1 curtida

Então seguir a apostila f21 da caelum para estudo seria interessante ou tenho que tomar cuidado com conteúdo antigo?

Se oriente pelo que pede nas oportunidades que deseja. Por exemplo, se tão pedindo Spring Boot e/ou Angular, a ementa desse curso serve de guia do que precisa estudar: https://s3.amazonaws.com/algaworks-cafe.algaworks.com/wp-content/uploads/2020/05/Ementa-FSAS-Janeiro-2020.pdf

Sempre consulte a ementa do curso pra não jogar fora seu tempo e/ou dinheiro.

Tomar cuidado pra não perder tempo em item que nao for importante. Servlet por exemplo é importante saber só o básico, pois é a base da maioria dos frameworks. Já JSP/JSTL por exemplo pode ser perda de tempo para quem quer iniciar no mercado para projetos mais recentes, embora tenha vagas para legados.

2 curtidas