Sou iniciante em java e tenho muitas dúvidas em relação ao desenvolvimento de aplicativos. Antes eu usava visual basic. Como muitos devem saber ele é bem fácil para montar as telas dos aplicativos, e tanto o netbeans como o eclipse tem essa funcionalidade. Qual das IDEs vocês me aconselham a usar? E no eclipse como instalo o visual editor? 
O que eu uso para desenvolver aplicações gráficas?
23 Respostas
Está página deve te ajudar:
http://www.eclipse.org/vep/WebContent/faq.html#install_howto
Quanto qual IDE usar, essa é uma pergunta meio besta, digo besta porque vai vir uma penca de post, uns dizendo para usar o NB e outros para usar o Eclipse. Meu conselho é o mesmo de alguns, instale as duas ides e veja qual você se adapta mais facilmente, quando usei o NB na versão 3.6 eu gostei da parte visual dele, a do eclipse eu nunca usei a fundo, mas pelo que eu vi, não deixa nada a desejar!
Eu já usei o NetBeans e o Eclipse
E prefiro o NetBeans, o editor de swing dele é muito bom (o matisse), e além do mais o editor visual do NetBeans é mais “amadurecido”…
Mas recomendo que vc, já que é iniciante, use um editor de codigo mais simples, para que vá entendendo o que está fazendo, ai depois vc passa pra IDE…
No final das contas vc quem escolhe qual a IDE que mais se adapta a você, pra mim foi o NetBeans…
Está página deve te ajudar:
http://www.eclipse.org/vep/WebContent/faq.html#install_howtoQuanto qual IDE usar, essa é uma pergunta meio besta, digo besta porque vai vir uma penca de post, uns dizendo para usar o NB e outros para usar o Eclipse. Meu conselho é o mesmo de alguns, instale as duas ides e veja qual você se adapta mais facilmente, quando usei o NB na versão 3.6 eu gostei da parte visual dele, a do eclipse eu nunca usei a fundo, mas pelo que eu vi, não deixa nada a desejar!
Concordo com o Thiago. Isso vai de programador para programador. Eu por exemplo uso Eclipse. Isso acho que é um dos assuntos que mais gera “polêmica” hehehehehe…
abraço! Boa Sorte! 
Eu uso bastante o eclipse e o Visual Editor.
Acho ótimo. Para instalar o Visual Editor, veja o tópico:
http://www.guj.com.br/posts/list/49149.java#257752
Sobre qual IDE você deve usar é que nem perguntar com o que você vai escrever uma carta, com lápis ou caneta? Cada um tem um gosto e uma ambientação.
Só uma coisa:
- Visual Editor(Eclipse) é para SWT, parece que agora também trabalha com Swing;
- Matisse(Netbeans) é para Swing;
Até!
Só uma pequena ressalva: Java não é VB. Se você está com a expectativa de uma ferramenta que te propicie um ambiente amigável para a transação, acho que está indo pelo caminho errado. Certifique-se de ter aprendido bem a linguagem e principalmente os conceitos de orientação a objetos. Estude um pouco do swing pra entender como ele funciona e faça pelo menos uns exemplos simples na mão. Aí sim passe para uma ferramenta visual. Quanto à IDE, vai da preferência. O VE do eclipse tem a vantagem de sincronizar código com visual, o que o matisse do NB não faz.
Abraço,
Armando
Tem certeza disso? se você pegar o codigo gerado pelo NetBeans e compilar em linha de comando a interface gerada vai ser identica. é claro que vc tem q adcionar o jar do matisse, assim como no eclipse você tem qe adicionar o jar do swt e as dll’s
Oi,
Eclipse.
Tchauzin!
Tem certeza disso? se você pegar o codigo gerado pelo NetBeans e compilar em linha de comando a interface gerada vai ser identica. é claro que vc tem q adcionar o jar do matisse, assim como no eclipse você tem qe adicionar o jar do swt e as dll’s
Faz o seguinte… altera o código na mão e vê se ele continua aparecendo direitinho no visual…
Só uma pequena ressalva: Java não é VB. Se você está com a expectativa de uma ferramenta que te propicie um ambiente amigável para a transação, acho que está indo pelo caminho errado. Certifique-se de ter aprendido bem a linguagem e principalmente os conceitos de orientação a objetos. Estude um pouco do swing pra entender como ele funciona e faça pelo menos uns exemplos simples na mão. Aí sim passe para uma ferramenta visual. Quanto à IDE, vai da preferência. O VE do eclipse tem a vantagem de sincronizar código com visual, o que o matisse do NB não faz.Abraço,
Armando
Java não é VB? Sério?..
A certo, isso não ocorre mesmo não, mas não tenho porque sair alterando codigo de interface na mão… é claro que isso é uma boa ferramenta, mas não é muito relevante a meu ver… :roll:
alias, foi pra isso que inventaram o editor visual não foi? para tirar a carga de programação da interface e preocupar-se com a logica do negócio… :lol:
poderia me dizer um bom motivo para eu editar o codigo da interface na mão? :?:
Só uma pequena ressalva: Java não é VB. Se você está com a expectativa de uma ferramenta que te propicie um ambiente amigável para a transação, acho que está indo pelo caminho errado. Certifique-se de ter aprendido bem a linguagem e principalmente os conceitos de orientação a objetos. Estude um pouco do swing pra entender como ele funciona e faça pelo menos uns exemplos simples na mão. Aí sim passe para uma ferramenta visual. Quanto à IDE, vai da preferência. O VE do eclipse tem a vantagem de sincronizar código com visual, o que o matisse do NB não faz.Abraço,
Armando
Java não é VB? Sério?..
Você tem problema na cabeça? Acho que devia procurar ajuda profissional.
A certo, isso não ocorre mesmo não, mas não tenho porque sair alterando codigo de interface na mão… é claro que isso é uma boa ferramenta, mas não é muito relevante a meu ver… :roll:alias, foi pra isso que inventaram o editor visual não foi? para tirar a carga de programação da interface e preocupar-se com a logica do negócio… :lol:
poderia me dizer um bom motivo para eu editar o codigo da interface na mão? :?:
Algumas situações:
- Interface que muda de comportamento dependendo do estado.
- Utilizar o editor visual para editar classes que foram feitas sem o editor visual (aplicações pre-existentes)
Acho que esses foram os principais problemas pelos quais eu passei.
Ah, e quanto ao problema de libs e dlls, o VE tem a opção de utilizar o Swing, com 100% de código compatível com as bibliotecas da JVM, sem precisar de pacotes adicionais.
- Interface que muda de comportamento dependendo do estado.
Não ficou muito claro para mim, você diz por exemplo, adicionar botoes e campos à medida que o código é executado? se for isso prefiro deixar os campos, mas usando hide e quando for usá-los eu tiro o hide…
Nesse ponto eu acho interessante, não tinha pensado nisso… :roll:
vou sugerir lah no projeto do NetBeans :twisted:
quanto às dlls (no linux é so?) e pacotes adicionais, é soh gerar um instalador para cada SO, o que eu acho q fere algumas ideias do java como a portabilidade, apesar de que o awt roda tanto em windows como em linux, mas prefiro os pacotes adicionais que sejam 100% java, é claro que em algumas situações não terá como fugir disso…
Eu já tentei usar o eclipse (4 meses), mas um grande problema de quem usa NB e Eclipse são os atalhos do teclado diferentes, mas as funcionalidades são praticamente as mesmas. Minha produtividade foi 3 vezes inferior…
Eu gosto do Visual Editor também por estar sobre o Eclipse. Eu sou usuário de ambos, conheço bem os pontos fortes e fracos de cada IDE.
No geral, o Eclipse é um IDE mais poderoso, com um número muito maior de plugins, com recursos melhores de edição de código, além de ter uma performance geral superior a do Netbeans.
E é pela IDE como um todo, não só pelo editor visual, que sou partidário do Eclipse.
E, Armando, sejamos sinceros, dificilmente o Visual Editor abre código legado. Ele tem uma estrutura de códigos relativamente rígida, que tem que ser respeitada.
Se você não criou seus objetos em métodos get() e com lazy initialization, se você usa TableModels com construtores mais complexos, o VE não é capaz de gerenciar.
Quanto à ser 100% swing. Bem, depois do Java 6, o Matisse passou a ser 100% Swing. O LayoutManager extra, que era necessário para ele rodar, foi convenientemente adicionado ao Java.
Como você mediu isso?
O fato é que a gente usa um editor com a cabeça no outro. Eu mesmo fazia isso no começo.
Como o pessoal falou por aí, os dois são ótimos, tem pontos positivos e negativos. O negócio é instalar cada um deles e ver em qual você mais se adapta.
Não um que seja melhor ou pior. São apenas diferentes.
Como você mediu isso?
O fato é que a gente usa um editor com a cabeça no outro. Eu mesmo fazia isso no começo.
Como o pessoal falou por aí, os dois são ótimos, tem pontos positivos e negativos. O negócio é instalar cada um deles e ver em qual você mais se adapta.
Não um que seja melhor ou pior. São apenas diferentes.
Eu usei uma heuristica para medir… :lol:
exatamente, o IDE tem q se adaptar a você e não você ao IDE…
A famosa “heurística do chute e da raiva de estar usando uma ferramenta que não estou acostumado”?
Eu uso isso as vezes para medir minhas performance em outras IDEs que não sejam essas duas… eheheheheheheeheheh
- certifique-se de ter aprendido swing;
- separe 4 hs do seu dia e aprenda JGoodies;
- !@#$-se a IDE;
- se for macho, encare o Spring Rich Client (alta periculosidade)
A famosa "heurística do chute e da raiva de estar usando uma ferramenta que não estou acostumado"?Eu uso isso as vezes para medir minhas performance em outras IDEs que não sejam essas duas… eheheheheheheeheheh
Eu não diria raiva, talvez mais uma comparação entre o que eu fiz no trabalho(eclipse) e em casa estudando(NetBeans)
os atalhos por exemplo:
alt+shift+F = corrigir imports
ctrl+shift+F = identar codigo
digitar psvm + espaço = public static void main(String args[]) {}
digitar fori + espaço = for(int i = 0; i < args.lenght(); i++) {}
e outros atalhos como os de refatoração
sei que algumas dessas funcionalidades existem no eclipse, mas foi difícil achar, e aprender os atalho só com muito uso…
como já foi dito antes, a IDE vai do estilo de cada um… :lol:
Só uma coisa:
- Visual Editor(Eclipse) é para SWT, parece que agora também trabalha com Swing;
Hã… não é o contrário? :roll:
E sobre o assunto IDE’s, o eclipse é infinitamente melhor que o netbeans no quesito editor de código java. Mas o netbeans tem um excelente editor de código de html, jsp, xml, etc. O Eclipse tem plugins para quase tudo que vc possa imaginar, mas você tem o trabalho de instalá-los… às vezes um determinado plugin não funciona, é um pé no saco. O netbeans é mais integrado, já vem com um monte de funcionalidades por default. Aliás, o editor de swing dele é muito bom.
Conclusão: se for trabalhar com código java, use eclipse, mas para interfaces gráficas com swing, acho o netbeans melhor.

Opa!
Realmente, o VE trabalha tanto com SWT quanto com Swing.
Se fores utilizar Swing, quando estiver mais adequado ao código, poderias tentar fazer sem ajuda de editor visual, mas trabalhando com um framework brasileiro chamado SwingBean. Tem uma matéria sobre ele na MundoJava mais recente.
Até!
Eu comecei com o netbeans achei mais produtivo… o certo é vc testar os dois e decicir um ou outro ou os dois juntos !!!
Cada um tem seus prós e seus contras!!!
[]´s