O que eu uso para desenvolver aplicações gráficas?

Sou iniciante em java e tenho muitas dúvidas em relação ao desenvolvimento de aplicativos. Antes eu usava visual basic. Como muitos devem saber ele é bem fácil para montar as telas dos aplicativos, e tanto o netbeans como o eclipse tem essa funcionalidade. Qual das IDEs vocês me aconselham a usar? E no eclipse como instalo o visual editor? :smiley:

Está página deve te ajudar:
http://www.eclipse.org/vep/WebContent/faq.html#install_howto

Quanto qual IDE usar, essa é uma pergunta meio besta, digo besta porque vai vir uma penca de post, uns dizendo para usar o NB e outros para usar o Eclipse. Meu conselho é o mesmo de alguns, instale as duas ides e veja qual você se adapta mais facilmente, quando usei o NB na versão 3.6 eu gostei da parte visual dele, a do eclipse eu nunca usei a fundo, mas pelo que eu vi, não deixa nada a desejar!

Eu já usei o NetBeans e o Eclipse
E prefiro o NetBeans, o editor de swing dele é muito bom (o matisse), e além do mais o editor visual do NetBeans é mais “amadurecido”…

Mas recomendo que vc, já que é iniciante, use um editor de codigo mais simples, para que vá entendendo o que está fazendo, ai depois vc passa pra IDE…

No final das contas vc quem escolhe qual a IDE que mais se adapta a você, pra mim foi o NetBeans…

[quote=thiago.correa]Está página deve te ajudar:
http://www.eclipse.org/vep/WebContent/faq.html#install_howto

Quanto qual IDE usar, essa é uma pergunta meio besta, digo besta porque vai vir uma penca de post, uns dizendo para usar o NB e outros para usar o Eclipse. Meu conselho é o mesmo de alguns, instale as duas ides e veja qual você se adapta mais facilmente, quando usei o NB na versão 3.6 eu gostei da parte visual dele, a do eclipse eu nunca usei a fundo, mas pelo que eu vi, não deixa nada a desejar![/quote]

Concordo com o Thiago. Isso vai de programador para programador. Eu por exemplo uso Eclipse. Isso acho que é um dos assuntos que mais gera “polêmica” hehehehehe…

abraço! Boa Sorte! :smiley:

Eu uso bastante o eclipse e o Visual Editor.

Acho ótimo. Para instalar o Visual Editor, veja o tópico:
http://www.guj.com.br/posts/list/49149.java#257752

Sobre qual IDE você deve usar é que nem perguntar com o que você vai escrever uma carta, com lápis ou caneta? Cada um tem um gosto e uma ambientação.

Só uma coisa:

• Visual Editor(Eclipse) é para SWT, parece que agora também trabalha com Swing;
  • Matisse(Netbeans) é para Swing;

Até!

Só uma pequena ressalva: Java não é VB. Se você está com a expectativa de uma ferramenta que te propicie um ambiente amigável para a transação, acho que está indo pelo caminho errado. Certifique-se de ter aprendido bem a linguagem e principalmente os conceitos de orientação a objetos. Estude um pouco do swing pra entender como ele funciona e faça pelo menos uns exemplos simples na mão. Aí sim passe para uma ferramenta visual. Quanto à IDE, vai da preferência. O VE do eclipse tem a vantagem de sincronizar código com visual, o que o matisse do NB não faz.

Abraço,

Armando

Tem certeza disso? se você pegar o codigo gerado pelo NetBeans e compilar em linha de comando a interface gerada vai ser identica. é claro que vc tem q adcionar o jar do matisse, assim como no eclipse você tem qe adicionar o jar do swt e as dll’s

Oi,

Eclipse.

Tchauzin!

Tem certeza disso? se você pegar o codigo gerado pelo NetBeans e compilar em linha de comando a interface gerada vai ser identica. é claro que vc tem q adcionar o jar do matisse, assim como no eclipse você tem qe adicionar o jar do swt e as dll’s[/quote]

Faz o seguinte… altera o código na mão e vê se ele continua aparecendo direitinho no visual…

[quote=armando]Só uma pequena ressalva: Java não é VB. Se você está com a expectativa de uma ferramenta que te propicie um ambiente amigável para a transação, acho que está indo pelo caminho errado. Certifique-se de ter aprendido bem a linguagem e principalmente os conceitos de orientação a objetos. Estude um pouco do swing pra entender como ele funciona e faça pelo menos uns exemplos simples na mão. Aí sim passe para uma ferramenta visual. Quanto à IDE, vai da preferência. O VE do eclipse tem a vantagem de sincronizar código com visual, o que o matisse do NB não faz.

Abraço,

Armando[/quote]

Java não é VB? Sério?..

A certo, isso não ocorre mesmo não, mas não tenho porque sair alterando codigo de interface na mão… é claro que isso é uma boa ferramenta, mas não é muito relevante a meu ver… :roll:

alias, foi pra isso que inventaram o editor visual não foi? para tirar a carga de programação da interface e preocupar-se com a logica do negócio… :lol:

poderia me dizer um bom motivo para eu editar o codigo da interface na mão? :?:

[quote=clodoaldoaleixo][quote=armando]Só uma pequena ressalva: Java não é VB. Se você está com a expectativa de uma ferramenta que te propicie um ambiente amigável para a transação, acho que está indo pelo caminho errado. Certifique-se de ter aprendido bem a linguagem e principalmente os conceitos de orientação a objetos. Estude um pouco do swing pra entender como ele funciona e faça pelo menos uns exemplos simples na mão. Aí sim passe para uma ferramenta visual. Quanto à IDE, vai da preferência. O VE do eclipse tem a vantagem de sincronizar código com visual, o que o matisse do NB não faz.

Abraço,

Armando[/quote]

Java não é VB? Sério?..[/quote]

Você tem problema na cabeça? Acho que devia procurar ajuda profissional.

[quote=marcos.junqueira]A certo, isso não ocorre mesmo não, mas não tenho porque sair alterando codigo de interface na mão… é claro que isso é uma boa ferramenta, mas não é muito relevante a meu ver… :roll:

alias, foi pra isso que inventaram o editor visual não foi? para tirar a carga de programação da interface e preocupar-se com a logica do negócio… :lol:

poderia me dizer um bom motivo para eu editar o codigo da interface na mão? :?: [/quote]

Algumas situações:

• Interface que muda de comportamento dependendo do estado.
  • Utilizar o editor visual para editar classes que foram feitas sem o editor visual (aplicações pre-existentes)

Acho que esses foram os principais problemas pelos quais eu passei.

Ah, e quanto ao problema de libs e dlls, o VE tem a opção de utilizar o Swing, com 100% de código compatível com as bibliotecas da JVM, sem precisar de pacotes adicionais.

[quote]- Interface que muda de comportamento dependendo do estado.
[/quote]
Não ficou muito claro para mim, você diz por exemplo, adicionar botoes e campos à medida que o código é executado? se for isso prefiro deixar os campos, mas usando hide e quando for usá-los eu tiro o hide…

Nesse ponto eu acho interessante, não tinha pensado nisso… :roll:
vou sugerir lah no projeto do NetBeans :twisted:

quanto às dlls (no linux é so?) e pacotes adicionais, é soh gerar um instalador para cada SO, o que eu acho q fere algumas ideias do java como a portabilidade, apesar de que o awt roda tanto em windows como em linux, mas prefiro os pacotes adicionais que sejam 100% java, é claro que em algumas situações não terá como fugir disso…

Eu já tentei usar o eclipse (4 meses), mas um grande problema de quem usa NB e Eclipse são os atalhos do teclado diferentes, mas as funcionalidades são praticamente as mesmas. Minha produtividade foi 3 vezes inferior…

Eu gosto do Visual Editor também por estar sobre o Eclipse. Eu sou usuário de ambos, conheço bem os pontos fortes e fracos de cada IDE.

No geral, o Eclipse é um IDE mais poderoso, com um número muito maior de plugins, com recursos melhores de edição de código, além de ter uma performance geral superior a do Netbeans.

E é pela IDE como um todo, não só pelo editor visual, que sou partidário do Eclipse.

E, Armando, sejamos sinceros, dificilmente o Visual Editor abre código legado. Ele tem uma estrutura de códigos relativamente rígida, que tem que ser respeitada.

Se você não criou seus objetos em métodos get() e com lazy initialization, se você usa TableModels com construtores mais complexos, o VE não é capaz de gerenciar.

Quanto à ser 100% swing. Bem, depois do Java 6, o Matisse passou a ser 100% Swing. O LayoutManager extra, que era necessário para ele rodar, foi convenientemente adicionado ao Java.

Como você mediu isso?

O fato é que a gente usa um editor com a cabeça no outro. Eu mesmo fazia isso no começo.

Como o pessoal falou por aí, os dois são ótimos, tem pontos positivos e negativos. O negócio é instalar cada um deles e ver em qual você mais se adapta.

Não um que seja melhor ou pior. São apenas diferentes.

Como você mediu isso?

O fato é que a gente usa um editor com a cabeça no outro. Eu mesmo fazia isso no começo.

Como o pessoal falou por aí, os dois são ótimos, tem pontos positivos e negativos. O negócio é instalar cada um deles e ver em qual você mais se adapta.

Não um que seja melhor ou pior. São apenas diferentes.[/quote]
Eu usei uma heuristica para medir… :lol:
exatamente, o IDE tem q se adaptar a você e não você ao IDE…

A famosa “heurística do chute e da raiva de estar usando uma ferramenta que não estou acostumado”?

Eu uso isso as vezes para medir minhas performance em outras IDEs que não sejam essas duas… eheheheheheheeheheh

• certifique-se de ter aprendido swing;
  • separe 4 hs do seu dia e aprenda JGoodies;
  • !@#$-se a IDE;
  • se for macho, encare o Spring Rich Client (alta periculosidade)