O que eu uso para desenvolver aplicações gráficas?

Sou iniciante em java e tenho muitas dúvidas em relação ao desenvolvimento de aplicativos. Antes eu usava visual basic. Como muitos devem saber ele é bem fácil para montar as telas dos aplicativos, e tanto o netbeans como o eclipse tem essa funcionalidade. Qual das IDEs vocês me aconselham a usar? E no eclipse como instalo o visual editor? :smiley:

Está página deve te ajudar:
http://www.eclipse.org/vep/WebContent/faq.html#install_howto

Quanto qual IDE usar, essa é uma pergunta meio besta, digo besta porque vai vir uma penca de post, uns dizendo para usar o NB e outros para usar o Eclipse. Meu conselho é o mesmo de alguns, instale as duas ides e veja qual você se adapta mais facilmente, quando usei o NB na versão 3.6 eu gostei da parte visual dele, a do eclipse eu nunca usei a fundo, mas pelo que eu vi, não deixa nada a desejar!

Eu já usei o NetBeans e o Eclipse
E prefiro o NetBeans, o editor de swing dele é muito bom (o matisse), e além do mais o editor visual do NetBeans é mais “amadurecido”…

Mas recomendo que vc, já que é iniciante, use um editor de codigo mais simples, para que vá entendendo o que está fazendo, ai depois vc passa pra IDE…

No final das contas vc quem escolhe qual a IDE que mais se adapta a você, pra mim foi o NetBeans…

[quote=thiago.correa]Está página deve te ajudar:
http://www.eclipse.org/vep/WebContent/faq.html#install_howto

Quanto qual IDE usar, essa é uma pergunta meio besta, digo besta porque vai vir uma penca de post, uns dizendo para usar o NB e outros para usar o Eclipse. Meu conselho é o mesmo de alguns, instale as duas ides e veja qual você se adapta mais facilmente, quando usei o NB na versão 3.6 eu gostei da parte visual dele, a do eclipse eu nunca usei a fundo, mas pelo que eu vi, não deixa nada a desejar![/quote]

Concordo com o Thiago. Isso vai de programador para programador. Eu por exemplo uso Eclipse. Isso acho que é um dos assuntos que mais gera “polêmica” hehehehehe…