Pessoal, estou fora do mercado há 3 meses e voltei agora a procurar emprego. Tenho 3 anos de experiencia com Java.
Já fui aprovado no processo seletivo de 2 empresas, mas acabei recusando porque estou esperando resposta de outras 2 em que os projetos parecem mais interessantes.
O problema é que se eu não for aprovado nessas 2, continuo desempregado.
Minha dúvida é: o que falar pra alguma empresa quando você foi aprovado mas está esperando resposta de outra empresa? Não me parece legal falar que estou esperando outras respostas. Mas ao mesmo tempo não gostaria de dizer NÃO, pois gostaria de pegar essa vaga caso eu não consiga a que eu realmente desejava.
complexo né? eu geralmente sou sincero, digo que estou avaliando outras propostas também, e dou uma data para dar a resposta final. Esse povo de RH adora pressionar, tem que ter jogo de cintura.
Na minha opinião você deveria ter aceitado a primeira empresa que te aprovou, porque assim garantiria a vaga, já que está desempregado. Depois, se aparecer outra proposta, dá uma desculpa qualquer (quando você inicia num trabalho novo geralmente não tem muito trampo mesmo) e vai fazendo outras entrevistas. A empresa que te contratou não precisa saber que você está com outras propostas.
Mas, para sorte sua, nesta área de TI há muitas vagas, então se não rolar nessas próximas que está esperando, com certeza aparecerão outras.
Eu já cai do burro com essa história de esperar por uma oportunidade ótima. Se uma vaga está dentro do que você espera, é melhor aceitar, e depois de alguns meses a um ano você pode reavaliar.
Agora, não vejo problema nenhum em dizer que você está passando por outros processos seletivos e gostaria de ter um tempo para avaliar todas as propostas. Muito pelo contrário, você está sinalizando que tem outras opções e não está desesperado, o que só serve pra te valorizar. Assim que receber uma proposta, não tenha medo de ligar nas outras empresas e dizer “Tenho uma proposta, preciso dar uma resposta até o dia X, mas gostei de vocês, e não gostaria de tomar uma decisão sem ter uma resposta sua. Será que você consegue me fazer uma oferta ou me dar um não definitivo até essa data?”
[quote=rubinelli]Eu já cai do burro com essa história de esperar por uma oportunidade ótima. Se uma vaga está dentro do que você espera, é melhor aceitar, e depois de alguns meses a um ano você pode reavaliar.
Agora, não vejo problema nenhum em dizer que você está passando por outros processos seletivos e gostaria de ter um tempo para avaliar todas as propostas. Muito pelo contrário, você está sinalizando que tem outras opções e não está desesperado, o que só serve pra te valorizar. Assim que receber uma proposta, não tenha medo de ligar nas outras empresas e dizer “Tenho uma proposta, preciso dar uma resposta até o dia X, mas gostei de vocês, e não gostaria de tomar uma decisão sem ter uma resposta sua. Será que você consegue me fazer uma oferta ou me dar um não definitivo até essa data?”[/quote]
Concordo com o Rubinelli também. Seja SEMPRE honesto e não se explique demais. Dê somente as informações necessárias para manter um bom relacionamento com essas propostas e de forma bem profissional. “Tudo acontece, quando tem que acontecer”. (Não sei quem falou isso. )
Isso é complicado, pq sempre que você aceitar uma oportunidade, logo em seguida acaba aparecendo outra que vc acha melhor.
Acho que o ideal é você ter certeza do que quer, tanto a área que está disposto a trabalhar quanto o salário “minimo” que aceitaria receber, conforme seu conhecimento.
Agora a galera está certa, não vale a pena se queimar com nenhuma empresa, pq hj você pode não ter aceito trabalhar nela, mas no futuro quem sabe…
Mas pelo menos tem aparecido bastante oportunidade para você, isso é bom.
Por que apenas as empresas podem nos avaliar ? O candidato também tem o direito de avaliar a empresa.
Acho que não tem problema algum você pedir um prazo para resposta.
Uma versão mais educada das frases abaixo poderia ser utilizada:
“Sua proposta é muito interessante, mas gostaria de analisar outros detalhes (pessoais, profissionais, de logística etc). Posso te dar a resposta em uma semana ?”.
“Até quando o Sr. (a Sra.) espera ter uma resposta de mim”.
etc.
Se te perguntarem por que desse tempo, muitas opcoes:
Tenho que avaliar melhor sua proposta. (Caso a proposta da empresa tenha sido menor que a esperada).
Tenho que avaliar como ficará minha rotina devido ao novo local de trabalho.
No geral todas as respostas foram boas. Mas recomendo cuidado ao falar que está avaliando outras propostas. Se fosse eu o entrevistador, talvez já lhe descartasse só por esta frase. Acho melhor não falar nada na entrevista e esperar. Caso a empresa lhe chamar, aí ligue para a tal que está enrolando e cobre deles a possibilidade de contratação. Cite que está sendo chamado para outra mas com tato sem pressionar. Se o cara for como eu, se pressionar fica logo fora. Sabendo da real possibilidade de ir para onde acha melhor, fica mais fácil decidir.
Concordo com o Luca. Não é recomendável dizer que vai analisar outras propostas.
Agora, isso funciona quando você já está empregado, geralmente rola um aumento. Mas é claro, não vai inventar que tem outra proposta que pode acabar sem nada.