O que faz de um bom jogo um BOM JOGO?

Eu tava conversando com o Vini no pvt sobre isso e decidi estender a conversa aqui também para ter mais opiniões…

Na sua opinião o que faz de um bom jogo um bom jogo? Quais os diferenciais? O que ele tem que ter?

Claro que aqui estamos falando de qualquer jogo, de qualquer plataforma e de preferência, peço que vc dê sua opinião como programador/desenvolvedor e não apenas como jogador. Também como jogador, é óbvio, mas não somente.

Por exemplo os antigos jogos do clássico [color=orange]Atari[/color], nem roteiros tinham e muitos foram (talvez pra vc ainda seja) viciante. Ou jogos clássicos do [color=darkred]Mega-Drive[/color] e [color=purple]SNES[/color]? Eu poderia citar algumas dezenas que me marcaram… Mas pensando em cima do jogo como desenvolvedor… Quem sabe, desconstruíndo esses jogos…

O que vc acha aí? O que mais te prende, o que mais tu curte em um jogo? O que ele tem que ter? Faça a sua lista… hehehehe :slight_smile:

:roll:

Não entendi o porque disso…

Se tu não gosta de jogos, Kael, não tem problema. O tópico é para quem gosta de jogos… e está interessado em desenvolvê-los. :slight_smile:

O interessante é que muita gente (inclusive desenvolvedores/programadores) nunca se deram ao trabalho de se perguntar sobre isso? O que me atrai tanto nos jogos que eu curto? Se eu tivesse que desconstruí-los e analisá-los, o que eu faria?

Então… essas são algumas das minhas perguntas pra vcs.

Grande Alberto.

É difícil dizer o que faz de um jogo um bom jogo. Mas, sem sombra de dúvidas, começa por um bom game design. Há diversos exemplos de jogos revolucionários nesse quesito, como Lemmings, Braid, Mario e até mesmo PacMan e Tetris.

Agora, é claro que existem exemplos também de jogos que se deram bem, só por aspectos técnicos. Basta olhar tudo o que o John Carmack produziu. Aliás, ele é famoso pela frase “quando o programa é bom, o game design é irrelevante”. Eu considero a frase um erro, é claro que os jogos deles, por mais que fossem de pouco roteiro (como doom), tinham aspectos importantes de game design: jogabilidade rápida e efeitos visuais. Coisas que os jogadores do gênero já vinham pedindo. O próprio anterior, Wolfstein, foi um tanto revolucionário para época.

Por isso digo que é difícil definir o que faz de um jogo uma coisa divertida. Existem muitos tipos de jogadores (ainda bem). Há quem goste de ler páginas de histórias e coletar cada objeto do mundo, há quem gosta de matar e trucidar, e há quem está num jogo só para bater papo furado com outros jogadores. Você sabe que tipo você é?

Aliás, você já leu a série de artigos sobre gêneros de jogos do Ponto V!? Ali eu procurei citar diversos jogos em vários gêneros diferentes (dentro de algumas categorias principais e amplas) e dar exemplos do que eu considerei obras primas de cada um.

Tem vários motivos. Primeiro, por que no passado, não haviam jogos muito melhores. Eles eram os melhores também em quesitos técnicos. O segundo, era porque eramos crianças, e elas tendem a se fascinar muito mais com os games. E terceiro, era que não tínhamos muita escolha. O número de títulos que saiam por ano era absurdamente menor, assim como nosso acesso a eles (nada de internet, lembra?).

Eu sou um que discorda fortemente de que os jogos do passado eram mais viciantes que os de hoje. Basta olhar a moçada mais nova, e você vai ver que eles são bastante viciadinhos também. E mesmo hoje, temos exemplos de jogos excelentes saindo a cada ano.

Você gostar dos jogos até hoje tem muito do fator nostalgia também. Se você pega um jogador mais novo, a tendência é que muitos jogos ele ache podre. Vai soar como uma ofensa, mas para o padrão de qualidade que temos hoje, eles infelizmente tem razão. Eu mesmo sou um grande fã de alguns jogos bastante antigos (não é à toa que estou fazendo um framework para jogos 2D em Java, e não 3D), mas se você os observar com um olhar mais crítico, vai ver que as limitações tecnologias impunham a eles o que hoje pode ser encarado como falhas. Desde de repetição exagerada até ausência de saves…

Eu acho que existe é mtu saudosismo de epocas passadas,
um bom jogo é um jogo que não se torna repetitivo, desde que as missões tenham sentido, e deem sempre algum retorno positivo ao usuário, seja em conteudo, historia ou qlqr outra coisa

Surgir de uma idéia inicialmente ridícula, que até de idiota vão te chamar.

Assim surgem grandes sites, grandes idéias e principalmente, grandes jogos.

Não, não estou sendo irônico.

Exemplos existem aos milhares por aí.

[quote=Leozin]Surgir de uma idéia inicialmente ridícula, que até de idiota vão te chamar.

Assim surgem grandes sites, grandes idéias e principalmente, grandes jogos.

Não, não estou sendo irônico.

Exemplos existem aos milhares por aí.[/quote]

A questão não é pegar esses milhares jogados por aí. E sim entender, o que levam as pessoas a escolherem estes milhares como bons jogos. É, em realidade, uma pesquisa de opinião. Cada um com seus motivos. :slight_smile:

Não sou fã de games. Mas vamos lá…

Eu tenho que mim que é basicamente duas coisas: a história e o cenário. Uma história que prenda o jogador, faça ele se sentir na pele do personagem, tem que ser algo realmente interessante e criativo, como aquele Resident Evil. Outro jogo que é um bom exemplo disso é o Metal Gear. Quanto ao ambiente, eu me refiro a bons gráficos, perfeição. É claro, não são coisas simples de se implementar.

[quote=RafaFloripa]Eu acho que existe é mtu saudosismo de epocas passadas,
um bom jogo é um jogo que não se torna repetitivo, desde que as missões tenham sentido, e deem sempre algum retorno positivo ao usuário, seja em conteudo, historia ou qlqr outra coisa[/quote]

Existe sim. E depois ninguém é obrigado a gostar de jogos antigos. Só citei meu exemplo pessoal. O jogo pode até ser repetitivo, desde que continue de alguma forma a ser divertido para o jogador. Vide Pacman, no tempo do Atari.
A questão aqui é: quais são esses retornos positivos? E sob o ponto de vista do programador/desenvolvedor, o que faz (mais especificamente) em sua opinião um bom jogo ser um bom jogo? :slight_smile:

Acho que essa discussão renderia mais no fórum da PDJ.

Como eu falei, acho que o primeiro passo para um jogo ser bom, épico, é conhecer o jogador. Claro que só conhecer o jogador não basta, pois um jogo épico também deve ter algum aspecto inovador. Seja pelo game design (Mario, Braid), arte (okami, Braid), pela tecnologia (Doom, Crysis), por inaugurar um gênero de jogo (Dune 2, Wolfstein, Zelda), pela narrativa (Baldur’s Gate, Oblivion, Assassin’s Creed), pelos “gadgets” (wii sports ou guitar hero) ou por qualquer outra coisa.

Claro, algumas pessoas confundem inovador com “fazer algo novo”. A diferença é que o primeiro envolve a boa aplicação do novo elemento, enquanto o segundo é só tentar empurrar algo diferente, mas não necessariamente bom (temos alguns exemplos disso até na grande indústria,

Também estão sendo considerados épicos muitos jogos massivos, tais como World of Warcraft. Embora esses jogos sejam muito viciantes, temos que admitir que em termos de qualidade técnica, eles ainda estão bem abaixo dos jogos solo players. Agora, definitivamente, interatividade hoje é um fator importante para o sucesso de muitos jogos, é o caso do Counter Strike, que ficou extremamente popular nas LANs do Brasil.

O que faz um jogo ser marcado, é um conjunto de fatores, não um só. Mas todos envolvem ter um jogo bem projetado, atacando de maneira correta seu público alvo.

Acho que não somente pela falta de opção os jogadores gostavam dos jogos antigos, é que com o tempo, a industria evoluiu e o jogador também, os jogadores agora sabem o que querem dos jogos, e procuram jogos com suas caracteristicas.

1- uma boa historia.
2-um nivel de dificuldade aceitavel ( nem muito nem pouco).
3-bons graficos
4-bom som
5-bom acabamento
6-uma boa publicidade

etc
etc

Algum jogos são divertidos de passar tempo jogando, como por ex. o Mario, ele não tem aquela dificuldade que vc tem que ser um superman pra passar, mas tbm não é tão facil, vc tem de estar atendo aos monstros, e a segredos que existem no cenario (que torna o jogo tbm, muito interessante).

Eu acho que a ultima coisa são os graficos, a densidade, profundidade dos itens, o ideal é claro, ter uma tela aonde vc reage e ve as coisas acontecerem é fundamental, mas isso pode ser suprido em 2D também, 3D não é exigencia para bons jogos, como muitos por ai acreditam.

[b]O principal são os gráficos.
Depois vem o objetivo do jogo.
(jogos muito rápidos, ou com coisas repetitivas não são bons)
De resto, eu acho que depende do gosto de cada um.
(tipo sons, etc.)

Eu pessoalmente gosto de jogar RuneScape
E agora ainda mais porque o meu computador ta rodando HD no jogo.[/b]

Vini, me cadastrei lá no PDJ. :slight_smile:

Marky, tu pode ser mais específico e exemplificar que características são essas, na tua opinião?

sulito, tu pode citar alguns exemplos? O que exatamente é uma boa história? Bons gráficos de que tipo? Falando sob o ponto de vista do programador, como tu define isso?

A minha ideia aqui é começar a pensar sobre o jogo como um programador/desenvolvedor, já que jogador todos (em torno do jogo) são. Começar a perceber a coisa por baixo dos panos.

rs-wlg, pode me dar um exemplo de que tipos de objetivos? Se tu como programador de Java, fosse desenvolver um jogo tipo Runescape (que inclusive é feito em Java), como tu criaria os objetivos do jogo, de uma forma atraente para o jogador?

[quote=Felagund]Algum jogos são divertidos de passar tempo jogando, como por ex. o Mario, ele não tem aquela dificuldade que vc tem que ser um superman pra passar, mas tbm não é tão facil, vc tem de estar atendo aos monstros, e a segredos que existem no cenario (que torna o jogo tbm, muito interessante).

Eu acho que a ultima coisa são os graficos, a densidade, profundidade dos itens, o ideal é claro, ter uma tela aonde vc reage e ve as coisas acontecerem é fundamental, mas isso pode ser suprido em 2D também, 3D não é exigencia para bons jogos, como muitos por ai acreditam.[/quote]

concordo contigo, o super mario eu diria que é o melhor jogo de todos os tempos, na minha opinião, ele nem tem grandes graficos nem grande estoria, nem grande som, nem grande nada, mas é legal pra caramba, até estou a procura do supermario para o ps3 e nao encontro.

É mais ou menos o que o Godoy disse, são os generos.

Existem pessaos que vão na loja comprar jogos de atirar em patos, outros para atirar em pessoas.

Tem aqueles que querem sair com uma serra elétrica massacrando a tudo e a todos.

E os viciados em Futebol então? Aqueles que compram o novo WingElleven do ano que é um jogo praticamente igual ao do ano passado e ainda tem a capacidade de ficar horas jogando e dizer que zerou esse novo.

É isso, hoje em dia o consumidor sabe o que quer, e a industria está acompanhando essa tendencia e criando cada vez mais o que o usuario quer. Mas dai vem um pequeno problema, não é possivel agradar a todos, por isso temos uma variedade de generos.

Um jogo pra mim, tem que ter na ordem.
1° historia
2° jogabilidade
3° graficos

Pô, eu fissurei em RuneScape por que sempre curti batalha medieval e esses negócio… Eu citei os objetivos querendo mostrar que com vários objetivos mais jogadores irão se interessar, por exemplo eu curto mais lutá com os outros carinha no jogo e ganhá 8) “lógico”, mas tem gente que joga por que gosta de outra coisa que o jogo tem que é mais a praia da pessoa. Entendeu?
Eu jogo RuneScape há 5 anos e de lá pra cá eles vem colocando cada vez mais coisas.
Há 5 anos atrás quando eu entrava mostrava que tinham 60mil pessoas online… hoje eu nunca entrei com menos de 300mil pessoas online, isso quando n chega a quase 1milhão.
Pra você entender melhor é só jogar vários jogos, aí quando vc for montar um, vai colocando várias coisas, inventando um pouco daqui e dali. 8)

[quote=Alberto.S]Eu tava conversando com o Vini no pvt sobre isso e decidi estender a conversa aqui também para ter mais opiniões…

Na sua opinião o que faz de um bom jogo um bom jogo? Quais os diferenciais? O que ele tem que ter?

Claro que aqui estamos falando de qualquer jogo, de qualquer plataforma e de preferência, peço que vc dê sua opinião como programador/desenvolvedor e não apenas como jogador. Também como jogador, é óbvio, mas não somente.

Por exemplo os antigos jogos do clássico [color=orange]Atari[/color], nem roteiros tinham e muitos foram (talvez pra vc ainda seja) viciante. Ou jogos clássicos do [color=darkred]Mega-Drive[/color] e [color=purple]SNES[/color]? Eu poderia citar algumas dezenas que me marcaram… Mas pensando em cima do jogo como desenvolvedor… Quem sabe, desconstruíndo esses jogos…

O que vc acha aí? O que mais te prende, o que mais tu curte em um jogo? O que ele tem que ter? Faça a sua lista… hehehehe :)[/quote]

Eu acho que jogos tem que ser divertidos de jogar. Ex, eu tenho ate hoje videgames desde a epoca do Atari 2600, tenho quase todos os consoles que foram lancados ate o play3 e os jogos que eu mais gosto sao os do Atari 2600, NES, Super Nintendo e Mega drive.
Pra mim os melhores jogos de todos os tempos eh Super Mario 3 (NES) e Super Mario World (SNES), sao jogos simples, inteligentes, varios segredos pra descobrir e telas super criativas, controle facil tb, so usa dois botoes e o direcional.

Alias, controle tb eh uma coisa importante, eu odeio jogar jogos que usam 10 botoes direfentes, tem 1 milhao de items pra usar e escolher, etc etc, muito complicacao, muito mundo real e quando se joga videogame eh justamente nao estar no mundo real. :slight_smile:

Jogos tem que puzzles inteligentes como Zelda, o Zelda Twilight princess para Wii eh otimo. E jogos tipo, loco roco e mario vc. donkey kong mayhem, da uma olhada http://goo.gl/juUhB sao jogos extremamente simples e viciantes. Nao da pra parar de jogar.

Pra mim a nintendo eh a unica empresa que entendeu isso, eles poderiam com certeza lancar um console que tivesse graficos igual ao 360 e PS3 mas eles seria soh mais um, ao inves disso eles lancaram um console que da prioridade a diversao e nao eh a toa que ta tendo um onda de remakes agora, Mario All-Stars, Donkey Kong Country returns, pra DS eles lancaram Mario 64 e por ai vai.

Entao resumindo.

1. Graficos nao eh tudo.
  2. Enredos simples.
  3. Controles simples.
  4. Estagios e puzzles inteligentes que fazer vc pensar e
    nao so sair dando tiro igual um alienado
  5. Diversao acima de tudo.

//Daniel