Quero arrumar um estágio em Java ou eventualmente programador junior Java, até tirei a certificação SCJP, mas por enquanto só apareceram oportunidades que acabavam não compensando (moro em Santo André/SP e as vagas que eu vejo são quase todas em Santo Amaro/SP), mesmo assim ainda tenho bastante interesse especialmente em multinacionais por eu ter inglês, porém como nunca fiz nenhum trabalho profissional em Java (só com projetos particulares ou da faculdade) gostaria de saber o seguinte: O que faz um estagiário de Java? Ele programa também? Participa de projetos e tem responsabilidade ali? Só manutenção de código? Ou ele fica fazendo outras atividades (como um “café-com-leite”) ?
Acho que não existe uma resposta certa para isso pois depende muito de empresa para empresa. Eu já trabalhei em lugares onde os “estagiários” mandavam muito melhor que programadores oficiais (claro que nesse caso eles foram efetivados rapidamente).
Mas de modo geral, eu posso dizer que estagiários também programam (e aprendem), mas geralmente fazem aqueles serviços mais chatos, onde tem que pensar menos e fazer mais. (Na minha época de estagiário em Delphi foi assim )
na minha epoca de estagio eu programava mesmo…
e muito!!
rsrsrs
participava diretamente em reunioes e planejamento
praticamente tinha responsa de um funcionario!
rsrsrsrs
mas isso varia muito d empresa
com certeza devem ter aquelas q deixam o estagiario como cafeh com leite;
as q querem preparar o estudante pro mercado de trabalho (caso raro);
e as q soh qrem explorar mao d obra barata (muito comum e foi o meu caso em um dos meus estagios)
[quote=Metallica]Opa pessoal, como vão?
Quero arrumar um estágio em Java ou eventualmente programador junior Java, até tirei a certificação SCJP, mas por enquanto só apareceram oportunidades que acabavam não compensando (moro em Santo André/SP e as vagas que eu vejo são quase todas em Santo Amaro/SP), mesmo assim ainda tenho bastante interesse especialmente em multinacionais por eu ter inglês, porém como nunca fiz nenhum trabalho profissional em Java (só com projetos particulares ou da faculdade) gostaria de saber o seguinte: O que faz um estagiário de Java? Ele programa também? Participa de projetos e tem responsabilidade ali? Só manutenção de código? Ou ele fica fazendo outras atividades (como um “café-com-leite”) ?
Abraços[/quote]
Cara na boa, eu não seria a melhor pessoa a lhe dar maior orientação mas nem Java Sênior você iria encontrar no Brasil, quanto aos trabalhos que você executou na Faculdade você deve buscar como programador eu entendo assim, deve estar alinhado com implementações e projetos que envolva Frameworks eu não sou de indicar qualquer instituição de treinamento.Quanto ao projeto ou modelo de projeto que você vai se envolver isso vai das suas finalidades quanto responsabilidades que você naturalmente vai assumir, muita pratica ai esta envolvida mas e dai ninguém nasceu sabendo mesmo, então mete as caras …
Um estagiario Java rala muito, apanha, codifica, apanha de novo, cola em quem tem mais experiencia e vai crescendo profissionalmente ate um dia se tornar Programador Junior.
Ele nao tem obrigação de codificar com qualidade. Mas deve busca-la pois isso que o posicionará no mercado de trabalho posteriormente.
[quote=fabim]Um estagiario Java rala muito, apanha, codifica, apanha de novo, cola em quem tem mais experiencia e vai crescendo profissionalmente ate um dia se tornar Programador Junior.
Ele nao tem obrigação de codificar com qualidade. Mas deve busca-la pois isso que o posicionará no mercado de trabalho posteriormente.[/quote]
Na grande maioria das empresas os estágiarios são mão-de-obra barata, não só estagiários java, qualquer linguagem. Estagiários geralmente fazem o trabalho de um programador, o que muda é que o programador, geralmente, tem mais responsabilidades na empresa. Raríssimas as empresas que tratam os estagiários como estagiários: dão cursos e realmente preparam para o mercado. Não sei se vocês já perceberam, mas o estágios hoje já requerem que a pessoa saiba tudo (ou quase) sobre o que deveriam aprender
"Requisitos:
Java para WEB usando o JSF com hibernate 3.0
Conhecimentos em linguagem de script
Conhecimento de padrões de projeto
…
…
…
Bom relacionamento e vontade de aprender"
Geralmente é assim, o estagiário já tem que entrar sabendo … ou pelo menos DIZENDO que já sabe para lá dentro se virar.
[quote=Michel_Sancovich][quote=fabim]Um estagiario Java rala muito, apanha, codifica, apanha de novo, cola em quem tem mais experiencia e vai crescendo profissionalmente ate um dia se tornar Programador Junior.
Ele nao tem obrigação de codificar com qualidade. Mas deve busca-la pois isso que o posicionará no mercado de trabalho posteriormente.[/quote]
[quote=brunocl14][quote=Michel_Sancovich][quote=fabim]Um estagiario Java rala muito, apanha, codifica, apanha de novo, cola em quem tem mais experiencia e vai crescendo profissionalmente ate um dia se tornar Programador Junior.