O que fazer em um TCC?

Estou começando meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) que é composto pela fase 1 e 2 (documentação/implementação), e não tenho até o momento nenhuma boa idéia.
Na faculdade onde estudo já tem uma enorme lista dos sistemas que não são aceitos, aqueles tradicionais como: locadora de video, padaria do joaquim etc…

O projeto que gostaria de fazer é algo envolvendo Java pelo fato de não trabalhar com essa linguagem, seria o TCC uma excelente e prazerosa oportunidade para começar ter contato com essa tecnologia que somada ao Linux pelo que venho acompanho nos fóruns e eventos software livre já está deixando tio Bill com insônia.

Na empresa onde trabalho recentemente teve uma consultaria de desenvolvimento em camadas, e os consultores expuseram com material preparado em java. Dai no intervalo aproveitei para puxar assunto com um deles sobre projetos interessantes para um TCC, como ele não tinham muito tempo para ficar batendo o papo disse para mim que Agentes seria algo bem interessante. Mas depois eles tiveram que ir embora então fiquei boiando no que seria esses benditos Agentes, acho que é algo relacionado há Web Services, se eu estiver errado corrijam-me por favor.

Então companheiros, venho humildemente pedir uma ajuda, quem tiver uma idéia será muito bem vinda.

Desde já obrigadooo!!!

É issu meu caro, na verdade não é exatemente ligada a Web Services, mas WebServices é um modo de se implementar.

Dá uma olhada nesse site: Têm uma apresentação bem simples sobre desenvolvimento agentes http://www.slideshare.net/lzomatos/agentes-moveis-aspectos-de-desenvolvimento

Quanto ao seu TCC, bem… ai é só colocar a criatividade, eu acho que mesmo fazendo um sistema comum como: video-locadora, tem como você colocar uns apetrexos e deixar bem legal, por exemplo… implemente WebServices, ou EJB, desenvolva uma aplicação móvel, onde por exemplo o cliente instala em seu celular e pode fazer reservas de filmes por 30 minutos, ou… faça uma aplicação local que use esse webservice, porem essa aplicação seria para os funcionários,…

Bem, ai é só ter umas idéias loucas e mandar ver, se você souber javaCard JSE ou JME ajuda. Agora, se tiver de ser 100% web,… pode apelar para “o lado usuário” da coisa, ( ou seja, colocar layout legal e RIA ) usando por exemplo um Flash que utiliza um WebService Java.

Depois coloca ai oque você vai fazer, quando se decidir! ^^

Eu fiz meu TCC em J2ME… aprendi muito sobre a tecnologia e foi muito proveitoso fazer…

que tal um sistema de um estudio fotográfico, onde os clientes mandam as fotos via dispositivo móvel, e depois soh retiram as mesmas reveladas? (pode ser que eu viajei muito, mais é interessante)

ou talvez um aplicativo de localização de pessoas via GPS?

abraços

[quote=tchandy]Eu fiz meu TCC em J2ME… aprendi muito sobre a tecnologia e foi muito proveitoso fazer…

que tal um sistema de um estudio fotográfico, onde os clientes mandam as fotos via dispositivo móvel, e depois soh retiram as mesmas reveladas? (pode ser que eu viajei muito, mais é interessante)

ou talvez um aplicativo de localização de pessoas via GPS?

abraços[/quote]

Mas bah! :shock:

Seria um trabalho interessante! 8)

Tambem estou em busca de um tema para TCC (que não seja trivial d+), todo tópico que eu vejo sobre esse assunto, eu dou uma lida.

Estou bastante interessado em IA, Dispositivos Moveis, Banco de Dados ou a mistura de todos.

Existe alguma forma de agregar IA a dispositivos moveis? (os algoritmos de IA geralmente são custosos em termos de processamento e memoria)

opa
tambem estou nesse ano de TCC hehe

e tambem estou pensando no J2ME desde jogos até comunicacao ou qlqr coisa parecida com a web
por exemplo
criar um sistema web q envia msg para o usuario com noticias ou outras coisas… sei lá…

eu queria “pegar” algo novo tipo novas tecnologias etc…

fazer um trabalho tvz com essa tal de WEB 3.0…

ou até mesmo com essa fulia de iphone ou smart cards
ou tambem estudar e implementar algo sobre os cartoes magneticos usando software java…

e como eu vi num clipe da sun

JAVA is everywhere

se alguem tiver ou achar com legenda… eu nao encontrei mas eu vi numa palestra…

flw

tem tbm os javaCard cartoes com chip…
nao sao magneticos…

[quote=victor.godinho] Bem, ai é só ter umas idéias loucas e mandar ver, se você souber javaCard JSE ou JME ajuda.
[/quote]

Sim… Estive pesando sobre JavaCard e até TV Digital, e andei lendo sobre JavaCard em site de um cara chamado Igor Medeiros, muito bom tema só tem que encontrar uma aplicabilidade legal.

Obrigado!!!

estou fazendo um sistema em um projeto de pesquisa, com o NEO framework
e estou pensando em utiliza-lo para o TCC,
gostei bastante deste framework…

Eu daria uma olhada tb em SOA, BPEL, BPM, essas coisas… Na verdade eu pensava mais ou menos isso quando me formei, mas tb minha graduação foi muito mais administrativa que técnica…