O que fazer quando já se tem certa estabilidade?

Boa noite a todos. Acredito que esse assunto já tenha sido apreciado por alguns de vocês. Sou formado em Ciência da Computação, atuei muito pouco na área e antes de me formar iniciei uma carreira em uma grande instituição financeira onde já estou a 15 anos. Semprei fui muito aficionado pela área e sempre tentei algumas coisas para não enferrujar mas pela falta de tempo e correria do dia tem uns anos que não mexo com nada. Ultimamente venho pensando muito em tentar me colocar novamente no mercado de tecnologia, principalmente na área de programação e desenvolvimento que era a área que mais gostava. Hoje penso muito em banco de dados, obviamente desenvolvimento Java e Linux mas o que me pega e as vezes travo é minha idade, 38 anos e um pouco o meu atual salário. Gostaria de saber se alguém passou por um dilema parecido e se sim qual decisão tomou. Desde já agradeço a todos.

Mudar de área tem que se ter em mente que é uma nova carreira, e como toda carreira, vai começar de baixo e escalar com o tempo!
Tanto em cargos como também em salário, isso é inevitável, independe de área!
Eu já passei por isso um tempo atrás quando decidi sair do varejo e começar a trabalhar na minha área de formação, não foi fácil devido a drástica redução de renda que tive na época, mas no meu caso isso não foi um impeditivo, eu sabia que seria um investimento de longo prazo em mim mesmo!
Atualmente esse cenário é diferente, eu evoluí com o tempo e consequentemente a minha renda e cargos acompaharam.
Não me arrependo da decisão que tomei anos atrás em mudar de área!

1 curtida

Este é o ponto. Vocês que estão no mercado a algum tempo ou os que entraram agora, por exemplo, qual o salário inicial de um desenvolvedor Júnior. Sei que isso vai variar de empresa para empresa, mas em uma média quanto seria? Hoje não tenho essa noção.

Júnior ~3k. Isso em NodeJS. Em Java pode estar um pouco melhor esse salário…

Procura em sites como ProgramaThor, Revelo, Catho, InfoJobs

1 curtida

E quanto a idade. É algo que tenho que levar em conta ou não? Sei que a área de tecnologia ainda hoje é uma das que faltam profissionais qualificados. Tenho 38 anos, isso seria um impeditivo para concorrer a uma vaga?

Com certeza não, vc tendo a experiencia é o que importa

Uma última dúvida, certificações podem auxiliar nesse processo de transição?

Podem auxiliar sim, principalmente se forem referente as tecnologias e afins que a vaga que esteja avaliando no momento pede!
Como a maior parte das empresas realizam testes técnicos com os candidatos acerca de comprovarem o nível de conhecimento dos mesmos, eu vejo as certificações como algo que pode fazer com que seu perfil tenha uma visibilidade maior comparado à quem não possui.