O que fazer?

Bom dia galera!

Estou com um pequeno problema, vamos ver se vocês me ajudam.
Eu sou formado em Ciência da Computação, trabalho na área de
informática, mas nada relacionado com desenvolvimento, projetos e
afins.
E estou fazendo pós graduação de Desenvolvimento de Sistemas Web.
Estou num período muito dificil da minha vida, estou afastado do
serviço, e tenho mais uns 4~5 meses pela frente pra ficar em casa. E
estou querendo focar em algo pra estudar pra valer, e conseguir algum
emprego melhor. Eu gosto muito de Java, nunca trabalhei com Java, mas
eu gosto.
Mas pelo que eu vejo nas vagas um programador Web tem que saber muitas
tecnologias, SPRING, STRUTS, JSP, SERVLETS, JSF, PRIMEFACES ou
RICHFACES, HTML, JQUERY, JAVASCRIPT, CSS entre outros. E isso me
desanimou, é muita coisa. Estava pesquisando Android, comprei um livro
do Ricardo Lecheta, que é muito bom por sinal, mas estou em dúvidas,
se sigo essa área.
O pior é que eu gosto de WEB e MOBILE, é a mesma paixão. Mas não posso
estudar os 2 ao mesmo tempo, pois senão, não aprende nem um e nem
outro. E pra variar, moro em Piracicaba, Interior de SP, aqui WEB é
PHP, DESKTOP é DELPHI e .NET e nem tem mercado pra mobile. Tem em
Campinas, mas a distância ida/volta da qse 200KM com pedagio ida/
volta. E não estou em condições de fazer uma loucura, e me mudar pra
lá.
Eu sei que deve ter pessoas que passou por esse caminho das pedras do
que fazer, alguem pode me ajudar?

Obrigado,

Jonas.

Comece estudando Java, em seguida JSP e Servlet para então partir para os frameworks JSF, Spring e Hibernate.
Faça por etapas, pois o aprendizado é um processo gradual. :wink:

eu to estudando de forma genérica, mais 4 mesês é muito pouco tempo…

.Net e java estão no mercado WEB…

de todas essas técnologias:
SPRING, STRUTS, JSP, SERVLETS, JSF, PRIMEFACES ou
RICHFACES, HTML, JQUERY, JAVASCRIPT, CSS

as genéricas são: HTML, Jquery, Javascript, CSS além de programação em camadas, MVC e ajax e também nao menos importante (estruturas de dados e boa lógica), com essa barganha você pode usar qualquer linguagem web do mercado…php, perl, python, .net, java, ruby etc…

ja que ai tem mercado .Net…inicia nessa…(ai tem que começar a aprender(C# ou VB pelo menos intermediario) MVC1-3, Linq, EF4, programação em camadas, webservices, e um pouco sobre os componentes do asp.net pra programação baseada em componentes)

depois se caso quizer ir de java, você inicia com (JAVA - pode ficar um bom tempo na linguagem…pegando lógica antes de ir pra web em si),JSP,Servlets, depois alguns frameworks como você citou structs e outros…

mais ja vou te adiantando, não citei tudo que se deve aprender…e não se deve aprender tudo de uma vez, é ir pegando os conceitos, exercicos, bem tranquilo…sem prazos…

4 meses eh pouco. Se o interesse for ganhar grana, vai pra PHP primeiro que eh mais rapido e mais facil, aprenda html e CSS DIREITO (90% de quem fala que sabe HTML e CSS nao conhece de verdade), e depois va pra Java. 4/5 meses acho que nem um ultra ninja conseguiria. Depois que arranjar como sobreviver, se sentir vontade, começa a estudar java.

[]'s

Obrigado pelas respostas.
Sim 4 meses é pouco, mas quero utilizar esses 4 meses para começar abrir a mente na tecnologia e segui-la.

Não entendi cara. Tu tá estudando Java pra conseguir um emprego melhor, mas na tua cidade ninguém trabalha com Java e você não está disposto a mudar. Não acha que tem algo errado aí?

Claro que você pode estudar Java por que gosta, mas se o teu tempo é curto estude algo que seja mais garantido. Depois que tu arrumar um emprego, possivelmente você ainda terá tempo pra estudar Java, mesmo usando outra linguagem lá.

Caro jhoey,

Primeiro: Por que diabos você já é formando em Ciências da Computação, com uma pós em DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS WEB, e não sabe Java, não que seja obrigatório saber, mas, para alguém que diz [quote]Eu gosto muito de Java, nunca trabalhei com Java, mas eu gosto. [/quote] existe algo errado.

Imagino que você precisa organizar sua cabeça e ver o que você está fazendo, ou fez de errado durante pelo menos 5 anos, tempo suficiente para se tornar um arquiteto Java.

Conheço gente que roda isso todos os dias para trabalhar.

Pouco adianta essa motivação para estudar, se você não quer ir para algum grande centro.

Não enxerga uma possibilidade de criar seu próprio negócio? Aproveitar esse tempo livre, e inserir no mercado sistemas em Java e Mobile…

Resumo:
Imagino que vc está dando um mole, e está apoiando em muletas…

Obs:
Diploma e Pós pouco adiantam nessa área…

att.
Luceeferin

Mano, uma coisa é certa. Se vc quiser fazer o que você gosta, vc tem que estar pronto para mudanças.

Eu morava no interior de MG e lá só tinha Delphi/C++ Builder no mercado.

Queria muito trabalhar com Java. Vim para RJ e consegui.

Se tu gosta de Android, foca e começa a mostrar seu trabalho para o mundo. Pequenos projetos, foruns, blogs, etcs.

E se prepare que tu saí daí rapidinho para trabalhar com o que vc gosta! :wink:

Como assim cara, formado em Ciência da Computação, fazendo Pós, e não conhece HTML, JavaScript, Java/PHP !???

@AUser
Grana é consequência do seu esforço. Então não me preocupo com isso.

@wagnerfrancisco
O problema é que não adianta trabalhar com algumas coisas que vc não gosta. É a mesma coisa que esta acontencendo hoje, eu trabalho como auxiliar de informática, mas não é isso que eu quero, então é dificil trabalhar 100%.

@Luceeferin
Com essas dúvidas na cabeça, do “Que eu quero fazer/aprender?”, eu estudei C#, ASP.NET, meu TCC foi RoR, já fiz projetos em PHP, Java… E esse foi o problema, não foquei em uma tecnologia, pois sempre no meio do caminho eu pensava “nossa, não vai dar certo isso”…
Em relação a outra cidade, acho que me expressei mal, eu estou disposto a rodar isso, só não qro mudar de cidade, só preciso de um emprego que compense esse custo, é meio complicado, ou eu que gosto de complicar as coisas rsrsrs.
Em relação ao próprio negócio, é justamente isso que eu quero, mas ainda não tive uma idéia de como criar isso. Até separei um lugar para colocar as idéias, pois assim que tiver as idéias eu corro e marco ali, pra não esquecer, mas adivinhe, o papel ainda está em branco.
Eu sempre tive consciência que Diploma, Pós e afins, não adianta NADA. Hj em dia tem até vaga que não precisa de estudo é só saber fazer e pronto.

Obrigado.

[quote=Marcio_Nogueira]Comece estudando Java, em seguida JSP e Servlet para então partir para os frameworks JSF, Spring e Hibernate.
Faça por etapas, pois o aprendizado é um processo gradual. :wink:[/quote]

Concordo.

Isso de JavaScript, Css, etc… É consequência quando você já estiver na área de web.

Dependendo do seu empenho e da sua capacidade de aprendizado, 4 meses é suficiente pra aprender o básico de JSP/Servlet e JSF, isso se você tiver um bom nível de java.

Independentemente do tempo disponível, estude com calma, faça exercícios, pratique.