O que há de errado com o ensino superior de TI?

Sempre me causa uma certa inquietação quando vejo alguém comentando que os cursos de tecnologia nas instituições de ensino superior/técnico não oferecem o conhecimento necessário para que o aluno dê início a uma carreira profissional.

• Será que o papel das universidades/faculdades é mesmo mostrar o caminho das pedras e deixar que o aluno corra atrás?
  • Será que o problema está não no que mas sim no como o ensino é conduzido?

Sei que não existe apenas um ponto errado, mas algo que sempre me chamou a atenção é que a maioria das instituições de ensino não oferecem estímulos para a produção tecnológica e as que oferecem, na sua maioria, não fazem muita questão que os alunos adiram ao mesmo pois isto normalmente geraria mais trabalho, custos, etc…

Apenas meu ponto de vista…

Abraços

Falando sobre minha experiência o que mais senti foi um grande distanciamento entre o mercado e a área acadêmica.

Onde estudava não havia contato entre a faculdade e as empresas da região. Enquanto na sala de aula eu aprendia DFD precisava estudar ASP.Net, C#, Java e PHP em casa sozinho pois era isso o que as empresas realmente queriam dos candidatos.

Outro ponto é que, por vezes, o conteúdo é abordado de forma muito rasa. As empresas não querem um cara que saiba fazer calculadoras em N linguagens de programação diferentes mas sim alguém que conheça pelo menos uma linguagem, seus principais frameworks e alguma metodologia de desenvolvimento.

e o que você quer dizer exatamente com produção tecnológica ?

Me referia a aplicação das técnicas, métodos (do conhecimento adquirido, enfim) com um objetivo claro e definido. Creio de isso iria desnudar as necessidades e dificuldades a que um projeto está sujeito.

Isso não é apenas na área de TI, outras áreas também é defasado,estava lendo o livro “Geração de Valor II” e o Flávio Augusto fala sobre a visão dele explicando que as pessoas aprende muitas coisas na faculdade que talvez nunca vão usar,ele até cita que poderia aprender algo mais útil como Matemática Financeira,sobre direitos do consumidor etc…
Estou no último de Ciência da Computação e nesses quatros anos dentro da sala poucas coisas eu uso atualmente no mercado de trabalho.