Vaadin é um Framework para construção de Aplicativos Web no estilo Desktop. O programador utiliza apenas código Java sem mexer com linguagens de marcação como HTML ou XML, é como programar GUIs com AWT, Swing, SWT etc. Ok, isso tudo é muito bonito, mas retomo a pergunta do tópico - O que há de errado com o Framework Vaadin?
Eu sei que tudo é processado no servidor, então qualquer mudança em algum componente precisa do servidor, diferente de interfaces com JavaScript (JQuery e afins), isso é um problema? JSF não é assim também?
A desvantagem seria justamente a parte de ter que “programar” a interface, já que com JSF qualquer Web Designer da vida poderia criar a interface?
Acho isso tudo uma confusão danada. Com WPF (Windows Presentation Forms) a gente usa linguagem de marcação (XAML) para criar interfaces no desktop, aí na web onde sempre foi usado linguagem de marcação, criam um framework onde podemos usar apenas código Java como em AWT/Swing.
Então é isso, destaquem pra mim os principais “defeitos” desse Framework ou os benefícios.
Ah, eu tenho uma pergunta extra também. É viável usar server-side interfaces (é assim que chamam?) para construção de aplicativos web ou é melhor usar aquelas interfaces que rodam muito mais no cliente? Acho que chamam isso de thin client e fat client, não conheço as convenções, se puderem falar sobre isso ficaria feliz também.
Único problema que eu vejo que me convence a não usar é pq é proprietário. Como tudo que é proprietário vc acaba ficando na mão depois que eles evoluem o produto não sendo compatível com as versões anteriores. Vc acaba com um elefante branco nas mãos, como já aconteceu conosco em outros exemplos passados. Fique ciente disso.
É uma boa opção component-based. Até onde eu sei ele é OPEN-SOURCE. A diferença é que os autores vendem uns módulos separados não-essenciais, o que me parece uma excelente idéia para ganhar um dim-dim com o trabalho duro de fazer um framework.
se é problema o ser propietário, então quais frameworks estão livre disso?
eu não tenho uma vasta experiência, 2 anos±, já usei flex e zkoss e estou aprendendo extjs4.
[quote=mhjmhj2002]se é problema o ser propietário, então quais frameworks estão livre disso?
eu não tenho uma vasta experiência, 2 anos±, já usei flex e zkoss e estou aprendendo extjs4.[/quote]
ja testei ele e achei muito bom, facil de usar, principalmente para quem ja esta afiado no swing.
a parte que deixa desejar eh que vc amarra todo seu codigo com o deles, e vc coloca facilmente regra de negocio na camada visual.
se eles pararem vc perde tudo que for visual e ainda perde algumas regras que programadores podem colocar dentro do codigo.
se fosse decisão minha usar ou nao, eu o trocaria por jsf por ser uma tecnologia mais concreta e eh quase certo que vai se manter alguns bons anos.