O que instalar? Como compilar/rodar?

Bom, desculpem pela pergunta “besta” e simples que certamente todos estão carecas de saber da resposta. (menos eu!)

Varri o forum atraz de uma resposta para minha dúvida, mas não encontrei o suficiente. Li o tópico que fala sobre o que instalar e tal, mas não compreendi 100%.

Seguinte… possuo o SUSE Linux 9.1 aqui em casa e como usuário de Linux que sou gostaria de começar a desenvolver em Java nesta plataforma.

Pergunta que mata: o que instalar?
O que preciso para:

• Compilar um programa em java
  • Rodar esse programa.

Vou usar a IDE NetBeans, certamente terei dúvidas com ela mas deixarei pra depois!

Obrigado! =]

De besta não tem nada.

Bem, tu precisas baixar o J2SE SDK, que vais encontrar aqui:

Basta tu escolheres se queres só o SDK ou o SDK com NetBeans e por aí vai.

A página é bem auto-explicativa.

[]s

caso vc queria desenvolver pra web (JSP e Servlets) também vai precisar do tomcat que é um web conteiner.

Um conselho eh vc baixar o Eclipse, que é uma ótima ide, ajuda bastante na hora de depurar seus códigos…

Kra eu uso o netbeans…
La na pagina da sun tem uma versao do java q ja vem com o netbens

instalar e moleza… e so next, next… e ok rsrsr
depois q vc instalar e so vc digitar o codigo e F9 compila e o F6 roda.

Tenta la… qualquer coisa estamos ai!!

Abracao e te +

Opa!!! Muito obrigado pela ajuda pessoal!

Referente a usar Eclipse, eu fiquei sabendo que o NetBeans é mais do estilo drag and drop, e como sou programador Delphi, acho que vai ser mais amigável! :slight_smile:

Valeu!

Desculpa pelo post repetido! Se algum moderador puder remover, agradeço! :wink:

Seu pedido é um ordem… post removido… :wink:

cara,
vai fundo no NetBeans, que na minha opinião é a melhor IDE.
Se for desenvolver JSP/Servlet, dá pra fazer no NetBeans tb, ele já vem com um servidor tomcat…

qualquer dúvida em relação ao NetBeans é só postar aki que a galera é gente fina…

Blzzz!! Valeu ae :wink:

Que a galera é gente fina percebi hehe! =]

To baixando o NetBeans + J2sdk 1.4.2!
Se interessar para alguém, segue o link abaixo para download:

http://java.sun.com/j2se/1.4.2/download.html

[]´s!

adrianodonisete, vc pd falar como q funciona o TomCat no Netbeans?? Como q eu faco pra usar ele??

Abracao e te +

ratinho, no netbeans 3.6 é só tu criar um novo módulo web… q ele cria toda a estrutura de pastas pra ti e arquivos… pra rodar teu jsp ou servlet, é simples… aperte F6 q ele faz direto o deploy no tomcat interno dele, starta, e ja abre um browser pra mostrar o resultado :slight_smile: