O que ler primeiro

15 respostas
S

Boa noite pessoal,

O que ler primeiro, posso dizer que sou novo em java, uso faz um ano somente, comecei a lendo “Use a Cabeça JAVA” e também li a apostila da “Caelum Java e Orientação a Objetos”, tenho também o livro do “Deitel - Java Como Programar” que estou usando mais como consulta e tentando esclarecer as minha dúvidas que ficaram pendentes dos outros livros.
Além dos livros citados acima estou agora com dois aqui mas gostaria de uma opiniao, qual é pré-requisito de qual…

Use a Cabeça Padrões de Projeto e Utilizando UML e Padrões - Craig Larman

Obs: Já estudei padrões, sei o básico do básico, e UML também…

é isso, valeu

15 Respostas

JuniorMaia

você já leu tudo isso e ainda quer saber o que ler primeiro? oO
Só o java - como programar dos irmãos deitel (que eu já li), demorei 5 meses…

AlexandreGama

O deitel realmente é demorado, é forte quem consegue! rs

Eu iria de Use a Cabeça Padrões :wink:

Abs!

JuniorMaia

eu estou lendo o use a cabeça, não curti muito…

S

JuniorMaia:
você já leu tudo isso e ainda quer saber o que ler primeiro? oO
Só o java - como programar dos irmãos deitel (que eu já li), demorei 5 meses…

Sim.
Parabéns

suelengc

Olá starke!

Se seu objetivo é só “aprender” a linguagem Java, os que você já leu, em relação a API básica e sintaxe já são mais do que suficientes, agora eu sugeriria praticar colaborando com projetos Open Souce, criando projetos próprios, trabalhando na área :slight_smile: e etc.

Se ainda quer aprender mais sobre a linguagem através de leitura, eu recomendo o livro para certificação da Kathy Sierra e Bert Bates, aproveita e tenta a prova de certificação :wink:

Agora, se quer progredir no conhecimento de melhores práticas e padrões de desenvolvimento de software, sugiro ler sobre Orientação a Objetos (como você não citou nenhum específico sobre este assunto, achei legal recomendar pois a parte sobre isso no livro Use a Cabeça Java não é específica). Mas talvez isso você já conheça (pois se está lendo sobre padrões de projetos e está entendendo, já é um bom indício rs).

Eu já li o Use a Cabeça Java, inclusive tenho muitos dessa coleção. Eu até achava legal mas com o tempo, comecei a achar a leitura maçante porque alguns assuntos você quer ir direto ao ponto (porque você já tem determinado conhecimento) e ele “enrola” de mais… eu comecei a ler o Use a Cabeça Padrões de Projetos, até estou lendo mas, procurei uma apostila mais objetiva (estou usando da K19) para complementar a leitura.

Mas isso porque eu em particular, gosto mais do “tecniquês”, por isso as vezes acho os livros dessa coleção um pouco cansativos… mas já gostei bastante e sinceramente recomendo!!

Abraços!

S

suelengc:
Olá starke!

Se seu objetivo é só “aprender” a linguagem Java, os que você já leu, em relação a API básica e sintaxe já são mais do que suficientes, agora eu sugeriria praticar colaborando com projetos Open Souce, criando projetos próprios, trabalhando na área :slight_smile: e etc.

Se ainda quer aprender mais sobre a linguagem através de leitura, eu recomendo o livro para certificação da Kathy Sierra e Bert Bates, aproveita e tenta a prova de certificação :wink:

Agora, se quer progredir no conhecimento de melhores práticas e padrões de desenvolvimento de software, sugiro ler sobre Orientação a Objetos (como você não citou nenhum específico sobre este assunto, achei legal recomendar pois a parte sobre isso no livro Use a Cabeça Java não é específica). Mas talvez isso você já conheça (pois se está lendo sobre padrões de projetos e está entendendo, já é um bom indício rs).

Eu já li o Use a Cabeça Java, inclusive tenho muitos dessa coleção. Eu até achava legal mas com o tempo, comecei a achar a leitura maçante porque alguns assuntos você quer ir direto ao ponto (porque você já tem determinado conhecimento) e ele “enrola” de mais… eu comecei a ler o Use a Cabeça Padrões de Projetos, até estou lendo mas, procurei uma apostila mais objetiva (estou usando da K19) para complementar a leitura.

Mas isso porque eu em particular, gosto mais do “tecniquês”, por isso as vezes acho os livros dessa coleção um pouco cansativos… mas já gostei bastante e sinceramente recomendo!!

Abraços!

Estou querendo melhorar os meus projetos, ou começa-los de uma forma correta pelo menos, acredito que tenho um bom conhecimento em OO, gostaria mesmo é melhorar as tecnicas e conhece-las para aplicá-las nos meus projetos… agora a pergunta é, no caso do livro “Utilizando UML e Padrões - Craig Larman” ele já parte do pensamento em que o leitor já tenha um conhecimentos em padrões ou o objetivo dele é como o “Use a Cabeça Padrões de Projeto” que acredito eu o leitor não saiba quase nada de padrões.

abc

rmendes08

Esse livro do Lairman é muito bom. Na prática, ele vai bem além de UML e padrões de projeto, é mais sobre o processo de desenvolvimento mesmo. Na prática, é quase que um manual do RUP.

Markus_Alemao

Recomento ‘O Programador Pragmático’

Considero um dos melhores livros que já li sobre desenvolvimento de software.

drsmachado

[ironic mode: on]
Eu sugiro ler O Capital de Karl Marx, ou O Príncipe de Maquiavel. São excelentes. Também a Dom Quixote, de Cervantes ou mesmo Os Lusíadas.
[ironic mode: off]
Só uma pergunta, até onde você pretende chegar?
Veja os livros como degraus, cada um deles deverá representar um novo nível de conhecimento, entendimento e esclarecimentos, sejam técnicos ou prosa e poesia.
Claro que nenhum livro é um desperdício (talvez o Mein Kampf, ou os livros da Bruna Surfistinha), mas se você focar em algo, tipo, EJB, Certificação Java ou algo que realmente seja teu objetivo profissional, com certeza aproveitará mais ainda.
Depois de ler estes livros, chegar até onde quer, aí sim, poderá ler até revistas como Contigo e Caras, já que estará estabelecido.

maior_abandonado

eu diria que no começo de carreira você precisa dar enfase a experiência profissional, você vai aprender mais e aprender melhor desenvolvendo e vendo as dificuldades que tem (e superando-as) do que lendo um livro de alta qualidade e um pouco de complexidade assim, a essa altura do campeonato.

Entenda uma coisa, não estou falando mal destes livros, o segundo eu nunca li mas o use a cabeça eu não só li mas também recomendo muito, mas essa leitura vai ser mais proveitosa depois de já ter uma certa experiência… e nesse momento a experiência vai ser mais proveitosa do que a leitura destes livros…

considerando isso pelo que você disse eu indicaria você estudar banco de dados e web… tentar fazer alguma coisa, agenda, software de locadora, coisa assim, depois estudar design patterns.

rmendes08

maior_abandonado:
eu diria que no começo de carreira você precisa dar enfase a experiência profissional, você vai aprender mais e aprender melhor desenvolvendo e vendo as dificuldades que tem (e superando-as) do que lendo um livro de alta qualidade e um pouco de complexidade assim, a essa altura do campeonato.

Entenda uma coisa, não estou falando mal destes livros, o segundo eu nunca li mas o use a cabeça eu não só li mas também recomendo muito, mas essa leitura vai ser mais proveitosa depois de já ter uma certa experiência… e nesse momento a experiência vai ser mais proveitosa do que a leitura destes livros…

considerando isso pelo que você disse eu indicaria você estudar banco de dados e web… tentar fazer alguma coisa, agenda, software de locadora, coisa assim, depois estudar design patterns.

eu já penso diferente, eu já acho que a experiência é mais proveitosa quando se tem uma boa base teórica e conceitual.

S

Pois é… concordo com vocês maior_abandonado, drsmachado e rmendes08…

Sei que experiencia e desafios enfrentados no dia dia são excelentes para adquirir o conhecimento. Já estou praticando em casa, mas o meu objetivo em ler os livros é adquirir boa praticas e não desenvolver as minhas próprias (erradas)… na verdade os livros seriam como um mapa a seguir… quero fazer a prática e teoria juntas…

maior_abandonado

starke:
Pois é… concordo com vocês maior_abandonado, drsmachado e rmendes08…

Sei que experiencia e desafios enfrentados no dia dia são excelentes para adquirir o conhecimento. Já estou praticando em casa, mas o meu objetivo em ler os livros é adquirir boa praticas e não desenvolver as minhas próprias (erradas)… na verdade os livros seriam como um mapa a seguir… quero fazer a prática e teoria juntas…

bom… antes de tudo quero deixar bem claro que isso que falo agora é uma questão de opinião.

Um indivíduo pode ler até de certa forma compreender os padrões, mas não vão entender da mesma forma a diferença entre “organizar” o software da forma que o padrão diz e de outras formas não tão bem pensadas (por mais que não sejam ruins) se não tiver a experiência de ter “arquitetado” ele de formas menos eficientes, quem já passou por isso vê de uma outra forma o problema que é o excesso de duplicação de código, a dificuldade que pode vir de um alto acoplamento por exemplo. É mais ou menos aquela diferença entre saber que se tem que fazer do jeito x e, além disso saber “por que” o outro jeito é ruim (ao invés de fazer só por que alguém que conhece mais disse que é melhor).

Fazer a prática e a teoria juntas não é uma ideia ruim, ao menos na minha opinião (inclusive o que melhor funciona comigo para “armazenar” o conhecimento teórico é colocar em prática), mas assim mesmo indico você pelo menos tentar desenhar um uml, diagrama de classes, algo do tipo, relativo a como resolveria o problema, inclusive no use a cabeça design patterns, tem lugar que diz para fazer isso naquela ocasião, e depois apresenta como resolver o problema pelo padrão em si. Só não acho que esse livro vai muito direto ao ponto mas considero ele didaticamente excelente ao passar a informação.

M

Vá pelos livros, mas a experiência profissional te leva para um mundo extremamente maior do que o mundo dos livros.

No mundo dos livros só há o caminho feliz, e vc não se depara com situações em que realmente tem que “usar a cabeça”.

Livros só são bons em paralelo com a experiência.

Livros sem experiência não servem pra muita coisa.

al.barbosa

Eu acho que realmente teoria e prática andam juntas.

Use a Cabeça Padrões de Projeto eu não conheço.
Utilizando UML e Padrões - Craig Larman eu acho que é muito bom para aprender as bases sobre projeto orientado a objetos. Ensina a aplicar conceitos como acoplamento e coesão, que precisam ser observados em qualquer projeto orientado a objetos, utilizando qualquer linguagem. Segundo o livro (o que concordo plenamente) a habilidade mais importante para projetar sistemas orientados a objetos é saber atribuir responsabilidades às classes. O livro ensina os princípios para atribuir essas responsabilidades.

Abaixo link para a página do livro que fala sobre isso:

http://books.google.com.br/books?id=ZHtcynS03DIC&pg=PA34&lpg=PA34&dq=habilidade+mais+importante+responsabilidades+craig+larman+utilizando+uml+e+padr%C3%B5es&source=bl&ots=JAa3rHW2ch&sig=DARIxQdi-_UPkgmznD8GIsfJS6w&hl=pt-BR&sa=X&ei=7a22T5uvKZSi8ATnsLmyCg&ved=0CFAQ6AEwAA#v=onepage&q&f=false

Criado 16 de maio de 2012
Ultima resposta 18 de mai. de 2012
Respostas 15
Participantes 10