O que mais te ajudou a aprender JAVA?

Olá pessoal,

Gostaria de saber o que mais ajudou voces a aprender programar em Java, se foi facudade, livros, video-aulas, cursos, etc.

Abraço

Prática e livros, durante a preparação para a certificação.

preparacao para scjp, objetivo, foco, e força de vontade.

google, trabalho…

[size=18]O negocio é estudar e fazer codigo, else vc naum aprende![color=darkblue] [/color][/size]

Curso superior tecnológico no IFRN, livros, Google e site da Sun. :wink:

Trabalhando e lendo artigos na internet.

Eis as minhas dicas:

1. Não copie e cole código sem entende-los: Com programação copy&paste você não só não aprende, como também corre o risco de inserir o erro dos outros em seu código. Procure olhar que classes estão sendo usadas, como e porque.

2. Leia atentamente a documentação: Na maior parte das vezes, as classes são intuitivas e auto-explicativas. Mas, na menor sombra de dúvida, confira os javadocs. Siga as recomendações que eles dão, mesmo que isso as vezes dificulte seu código.

3. Não tenha preguiça aprender boas práticas: Se você ler tutoriais de Swing, sobre o JTable, vai ver que a maioria desaconselha o uso do DefaultTableModel. Entretanto, você irá ver no GUJ que dezenas de pessoas simplesmente ignoram esse fato, e vão utiliza-lo, por pura preguiça de entender como se cria o seu próprio TableModel. Esse é um exemplo entre inúmeros. Sempre se informe sobre as classes que você está usando, e procure as recomendações sobre as diversas bibliotecas.

4. Estudo = programação + leitura: Não adianta devorar dezenas de livros sem colocar a mão na massa, assim como não adianta programar sem reforçar sua teoria. Portanto, alie sempre as duas coisas.

5. Procure material de gente confiável: Os grandes mestres da linguagem java também deixaram seus tutoriais e livros por aí, procure-os. Effective Java (Joshua Block) e Refactoring (Martin Fowler), são exemplos de livros destinados a programadores Java sem tanta experiência. Existem dezenas de artigos do Brian Goetz, sobre os mais diversos temas.

6. Não tenha medo de errar: As leituras irão evitar que você erre, mas não te ensinarão tudo. Até porque, nenhum autor poderá dizer a você em que área da programação você tem mais afinidade. Por isso, tente, erre e, quando perceber o erro, não tenha preguiça de entender o que o levou a ele, e de bolar uma solução melhor. Muita gente só escreve um código que contorna o erro, um problema gravíssimo na minha opinião. Aproveite a ocasião para entender, repensar o código, refatorar e se aperfeiçoar.

Livro, fazendo todos os exemplos dos mesmo digitando tudo na mão, sem usar o CD que acompanha o livro.

Querer ganhar mais R$.

Trabalhar, ler javadocs, procurar no google e fóruns, nesta ordem.

Os cursos que fiz com o Carlos Ribeiro me proporcionaram um ótimo aprendizado.

Lendo e ensinando.

[quote=Arautus]Olá pessoal,

Gostaria de saber o que mais ajudou voces a aprender programar em Java, se foi facudade, livros, video-aulas, cursos, etc.
[/quote]

Eu aprendi a programar em fortran com pessoas (fisicos) que exigiam option explicit e programação estruturada.
Programação estruturada é essencial porque no fim de contas vc precisa programar os métodos.
E o option explicit (e outros detalhes) eram a exisgencia de boas práticas.

Depois passei pelo C++ que me deu o conceito de objeto e OO, mas não trabalhavamos como coisas como herança
Usei o VB 3, 4,5 ,6 e VB.NET 1.0 durante um tempo para projetos proprios. Quando chegou no .NET ficou obvio que era demasiado complexo por causa da verbocidade da linguagem e a necessidade de melhor OO .

quando decidir ir para o java ( e abandoneio .NET) um curso de programador java na sun , foi essencial para sim. E perseguir a certificação Java (1.4 na altura que tirei com 98%) me fez conhecer java de fio a pavio. Isso me permitiu enfrentar qq framework porque não ha como ter segredos em java.

Isso foi a parte “acadêmica”. Na prática o que ajudou foi programar muito. sentir as dificuldades na pele e procurar alternativas. A internet e revistas como a JM e a MJ e finalmente saber sobre padrões de projeto e ter lido efective java. Se não ler efective java, vc não esgotou todas as opções :slight_smile:

Escrever no GUJ e ter que explicar as coisas tb é uma forma de aprender.
HOje o que me ajuda a aprender java é a prática. Não ha nada melhor que ter que fazer um sistema qq. foi util sobretudo com o java 1.5 e 1.6 (para os quais não fisz cursos) agora como jdk 7 , estou ansioso pelo sdk ser liberado e colocar o MiddleHeaven em jdk 7 :slight_smile: lol

:arrow: não usar ferramenta nenhuma, apenas um editor de textos. Depois que eu entendi o que acontecia, passei a usar uma ferramenta (Eclipse).

:arrow: ter a disciplina de todo dia estudar um pouco (nem que fosse 15min)

:arrow: colocar a mão na massa fazendo uma aplicação básica de cadastro

:arrow: buscar dúvidas aqui no GUJ

[quote=boaglio]
:arrow: não usar ferramenta nenhuma, apenas um editor de textos. Depois que eu entendi o que acontecia, passei a usar uma ferramenta (Eclipse).

:arrow: ter a disciplina de todo dia estudar um pouco (nem que fosse 15min)

:arrow: colocar a mão na massa fazendo uma aplicação básica de cadastro

:arrow: buscar dúvidas aqui no GUJ[/quote]

idem eu…

e além disso estudar pra SCJP e depois trabalhar na área…

na verdade o principal foi a vontade de querer programar em java que fez isso tudo acima funcionar

Quando tentei aprender 10 anos atrás, era complicado. Voltando no tempo, em 2006-2007, já foi mais fácil. O que mais me ajudou foram a gama de livros disponíveis na atualidade. Depois, conhecer pessoas certas que me dessem um empurrão quando enroscava.
Embora a comunidade Java seja forte no Brasil, praticamente tirei minhas dúvidas em comunidades fora daqui, onde não é preciso perguntar, 90% já está respondido em dúvidas espalhadas por ai.

Bom dia,

Concordo com a metodologia descrita por ViniGodoy.

Após mais de dez anos de experiência em Java, eu :

Gostaria de acrescentar uma coisa que parece metida de lado muitas vezes, ou seja a personalidade:
O desejo de aprender, paciência, perseverança, a curiosidade, disciplina, motivação, coragem, amor a partilha de conhecimentos com os outros …

Todos os meios são bons para evoluir no nível de sua personalidade. Programação poderá ser um caminho.

Lembre-se também a analogia entre a disciplina de programação e artes marciais (há mesmo aqueles que o utilizam para treinamento javablackbelt.com ).

Para dar sentido às suas ações. Ter um projeto global: projeto de informatica em um projeto profissional, que em si é parte de um projeto de vida.

Na minha opinião, a personalidade desempenham um papel importante. Talvez uma razão pela qual há três entrevistas de maneira gerale: uma para conhecer a sua personalidade de um segundo para saber suas habilidades e, em seguida, possivelmente um terceiro para programação em frente do comptadore.

Au nivel da metodologia de travalho :

Pense em termos de [b]PROJETO[/b] mesmo se elle for pequenito. Un mini-projeto pour semana, por exemplo.

Abraços