O que o Java consome mais do Hardware?!

4 respostas
Pilantra

Boa noite

Como diz a minha assinatura eu uso Linux, e como compartilhadores em java eu uso o Azureus pra BitTorrent e LimeWire pra rede Gnutela!! E se eles estão abertos e estou trabalhando em ourtro programa, até mesmo com um editor de textos pra Java, fica pesado, mas tão pesado que da vontade de chuta o PC, eu tenho que fechar tudo e largar somente o Azureus por exemplo, ou então o processador elimina ele porque parece como ele não está suportando executar tudo ele vai eliminar o mais sufocante!!

A pergunta é, o Java consome mais processamento ou memória?! Eu tenho 192Mb (Mas somente até semana que vem :wink: ) e o meu processador é um Celeron 900Mhz!!! No Windows, os programas em Java, abrem muito mais rápidos que no Linux, talvez isso seja um deficiencia do Linux, que realmente qualquer aplicativo demora um pouco pra abrir!!

Obrigado 8)

4 Respostas

wbsouza

Depende do tipo de programa que vc está executando no Linux.
Se for um programa que executa em console, no Linux costuma ser mais rápido que no Windows. Ex: Servidores de aplicação.

Aplicações graficas no linux irão executar sob o XFree que tem uma arquitetura mais “pesada” que o Windows, pois é um servidor TCP/IP. Além disso, o XFree não faz parte do kernel, é só uma camada de software, ou seja, é perfeitamente possível executar programas no linux sem que se tenha o XFree instalado (desde que não sejam aplicações graficas). No Windows as rotinas gráficas estão inclusas no kernel do SO, tudo disponível a cada ciclo de loop do SO; não importa se vc vai usá-las ou não. Por isso o Linux mostra-se melhor para servidores, pois não incorpora um monte de rotinas gráficas desnecessárias no kernel do SO para aplicações console.

Mas tem algumas dicas par reduzir os problemas em Linux no Desktop:

:arrow: Instale uma distribuição Linux com o kernel 1.4 com suporte a native threads, ou faça uma atualização do kernel;

:arrow: Adicione mais memória na tua máquina, uma estação de desenvolvimento deve ter no mínimo 512 MB de RAM para executar razoavelmente (eu recomendo um GB). Memória hoje em dia  muito barato, não vale a pena ficar esperando o SO gerenciar memória virtual;

:arrow: Não sei se ajuda, mas depois que instalei uma placa de vídeo GForce e instalei um módulo do kernel da NVidia, meu linux melhorou bastante do que era antes destas mudanças.

[]s, Welington B. Souza

Pilantra

Pois é meu amigo, realmente memória está sendo crucial aqui!! O Swap em alguns minutos de uso já está sendo utilizado!!! Mas essa semana ou na outra já esteri comprando um pente, desde que tenha grana hehehe!!!

Quanto ao XFree, graças a Deus eu não uso ele, uso o Xorg, eu acho ele melhor que o XFree!!!

Depois que eu comprei a minha GeForce, percebi uma melhora no desempenho, mas no Windows, depois de instalar o acelerador 3D no Linux só percebi melhoras nos videos e jogos, mas no uso normal de trabalho não percebi!!!

Mas a pergunta que não quer calar!! O Java consome mais o processador ou a memória?!

Obrigado

wbsouza

Taca memória na sua máquina que resolve :wink:
Java precisa de memória para executar. Como disse, vc deve ter pelo menos 512 de RAM, em casa uso dois pentes de memória (512 + 256), no trabalho tem 512 mas já pedí 1 GB.

Se a memória for DDR se possível, use a mesma marca e a mesma velocidade de barramento.

A respeito do Xorg, ele tb embora melhorado usa a mesma arquitetura do XFree (server socket TCP/IP), ou seja, não é como no Windows que tudo está prontamente disponível suportado pelo kernel do SO. Não passa por um servidor TCP, tem suas limitações mas é muito mais rápido que a arquitetura de qualquer XServer Unix.

[]s, Welington B. Souza

Pilantra

Humm valeu!!! Vou começar a providenciar isso semana que vem, essa semana meu borso tá meio estourado :lol:

Criado 8 de fevereiro de 2005
Ultima resposta 9 de fev. de 2005
Respostas 4
Participantes 2