eae povo do PJ
Sistemas x Ciencia
como tenhu visto em varios post
e concordo com alguns
Sistemas segundo a filosofia academica tem vista de formar um profissional voltado o seu preparo para atender as necessidades de mercado a um nivel de programação comercial, desenvolvimento de sistemas para solução de negócios, etc etc etc
aki no Brasil fica meio dificil de fazer distinção entre Sistemas de Ciencia
por um simples motivo, os dois profissionais acabam atuando no mesmo nivel com as mesmas finalidades no Brasil, tendo em vista que não somos um pais que investe pesado em desenvolvimento tecnologico…
o foco principal do curso de Ciencia da Computação é formar um profissional capaz de analizar, estudar, propor e desenvolver novas tecnologias, aprimorar algoritmos, verificar o funcionamento de um sistema em termos de tempo de execução, qual o impacto causado por um algoritmo/programa causa em um determinado hardware, como adquar a realidade do mesmo software para que o mesmo tenha o máximo de desempenho na disponibilidade de máquina
se formor pensar em um pais que investe em tecnologia de ponta
ai sim poderiamos comparar qual a real diferença entre os cursos
tirando um exemplo ai dos EUA, lah existe diferença entre os vários níveis de graduação no ramo da informatica, uma coisa que sei o profissional formado em ciencia da computação lah tem sua preocupação em desenvolver tecnologias que se integrem com hardwares em desenvolvimento…
exemplo basico: akeles caras que fazem os softwares pra nasa por exemplo.
mas voltando pra nossa realidade aki
não vejo muita diferença a nivel de mercado entre os dois cursos
a unica diferença que é notavel estah no meio academico
onde cada curso tem um foco
o de sistemas: formar profissionais para o mercado atual
o de ciencia: formar profissionais capazes de inventar, como o proprio nome jah diz cientistas da computação…
quanto a diplomas,
quando me candidatei a uma vaga de estagio onde atualmente estou trabalhando, o fato de estar cursando Ciencia contou precioso pontos…
quanto a mestrado, e outros diplomas
bom quanto mais melhor, ainda mais se estão dentro da area que vc precisa disputar alguma estabilidade ou melhor oportunidade

este é meu ponto de vista quanto ao assunto
[]'s
Erko Bridee