O que pode compensar mais na hora de escolher o que seguir?

Olá pessoal.

Gostaria de saber o que pode compensar mais para eu que no caso estou no 3° ano do ensino médio e logo logo vem os vestibulares.

Estou terminando o curso técnico de informática nesse semestre, inclusive já apresentei o tcc.

Bom, minha idéia há alguns tempos atrás, era fazer um cursinho agora a partir do meio do ano para tentar USP, Unicamp, UNESP e Unifesp.

Porém já começo a pensar diferente… Pensar em estudar menos para o vestibular e tentar uma bolsa, junto com PROUNI e FIES em uma universidade do tipo PUC, PUC-Campinas…

Estou à 2 anos no emprego atual, trabalhando meio período. Apesar da empresar ser relativamente pequena, gosto muito do ambiente e vejo possibilidades de crescer aqui e chegar à exercer uma função de programador.

Sendo assim eu poderia fazer FATEC a noite (O curso é Gestão de TI) e continuar trabalhando, visando a área de programação.

O problema de estudar para passar na USP, além da dificuldade, é que o curso é diurno. Na UNESP, o curso que eu quero só tem em Bauru, 4h de viagem daqui. A Unicamp é a unica que tem noturno, e fica a 40 min daqui, sendo assim o mais vantajoso dentro das Universidades Estaduais.

Na PUC Campinas, que fica a 40 min daqui também tem o curso noturno, e já não é tão complicado o vestibular.

O que será que pode trazer mais resultados ? Gostaria de saber também o que acham das universidades citadas, e se tiverem outras idéias de faculdades também para prestar, ouvi falar da FIAP também…

Prouni é interessante, mas as vagas para cursos de TI são escassas. Sem falar que instituições de renome possuem mais candidatos/vaga.
Eu fui privilegiado por este programa, digo que vale a pena, independente do nome da instituição (por que bons profissionais tem aos montes). Me graduei em uma instituição nova, fui da primeira turma de bacharelado em sistemas de informação e não me arrependo, não fica devendo nada a PUC e UNIPositivo (duas das mais conceituadas do PR).
A propósito, quem é da região ou quer se aventurar, eu me formei pela FAMEC - Faculdade Metropolitana de Curitiba, que fica em São José dos Pinhais.

Bom, sugiro que você, caso precise estudar e trabalhar, opte por algo mais próximo do lugar onde mora. Dependendo da tua idade, é complicado arrumar emprego (culpa do alistamento obrigatório, por exemplo).
Outra coisa, não pense apenas em “ir para o desenvolvimento”, pense que você pode chegar a ser um analista, gerente de projetos. Isso sim deve ser objetivo. Pensar em ser programador é o mesmo que sonhar com um corsa…

Pensando numa pública… Acho que cursinho seria besteira agora né?

Fiz 1 ano e meio já de Ensino Médio - Manhã / Trabalho - Tarde / Técnico - Noite… Acho que está na hora de descansar uns 6 meses pelo menos…

[quote=LucasAdri07]Pensando numa pública… Acho que cursinho seria besteira agora né?

Fiz 1 ano e meio já de Ensino Médio - Manhã / Trabalho - Tarde / Técnico - Noite… Acho que está na hora de descansar uns 6 meses pelo menos…[/quote]
Pensar em descansar 6 meses é besteira.
Você para 6 + 6 + 6…
E quando vê, passaram-se 5 anos (true history).
Tem que aproveitar enquanto está no pique, com informações “frescas” na cabeça.
Se você não está seguro de que pode passar sem um cursinho, vai, se mata de estudar, e passa na pública.
Depois torce para não ter greve…

Será que realmente esses 6 meses sem fazer um cursinho na parte da noite vai prejudicar?

Eu aproveitaria também esse tempo pra me dedicar mais ao ensino médio, e fechar os bimestres bem…

[quote=LucasAdri07]Será que realmente esses 6 meses sem fazer um cursinho na parte da noite vai prejudicar?

Eu aproveitaria também esse tempo pra me dedicar mais ao ensino médio, e fechar os bimestres bem…[/quote]

Quanto menos coisa você faz, menos você quer fazer…

É quase como se fosse sair do ensino médio e dizer vou esperar um ano depois faço a facul, mas ai voce nunca faz, falo isso pq tenho uns 4 ou 5 caras que estão assim ate hj sahsuhaus

Mas o problema não é fazer a faculdade… Minha intenção é fazer, e mesmo não passando em uma publica, vou fazer alguma particular na região mesmo ou a FATEC…

O que a gente ta querendo dizer, é que só Deus sabe o dia de amanhã.

Você não sabe o que pode mudar em 6 meses, seus focos podem mudar ou sua motivação pode simplesmente ir pro chinelo.

Cara discordo com o que você disse… Eu mesmo fiz meu ensino médio, e parei durante 1 ano após o termino do mesmo, fui trabalhar durante esse “1 ano”, depois me demiti do emprego, fiz 3 meses de cursinho e passei na FATEC, e faço analise e desenvolvimento de sistemas, isso de se eu parar não vou mais conseguir voltar ou vai passar mais tempo do que o esperado vai de cada um, se o cara tem um objetivo traçado em mente, e sabe que quando chegar o fim desses 6 meses ele vai correr atras do que ele quer, ele irá conseguir, lógico que ficar parado vai dar uma acomodação… Mais eu acho que isso vai de cada um, se o cara é responsavel e esforçado ele vai descansar e depois vai conseguir o objetivo dele, se não só lámentos hahahaha…

abraços!

Cara discordo com o que você disse… Eu mesmo fiz meu ensino médio, e parei durante 1 ano após o termino do mesmo, fui trabalhar durante esse “1 ano”, depois me demiti do emprego, fiz 3 meses de cursinho e passei na FATEC, e faço analise e desenvolvimento de sistemas, isso de se eu parar não vou mais conseguir voltar ou vai passar mais tempo do que o esperado vai de cada um, se o cara tem um objetivo traçado em mente, e sabe que quando chegar o fim desses 6 meses ele vai correr atras do que ele quer, ele irá conseguir, lógico que ficar parado vai dar uma acomodação… Mais eu acho que isso vai de cada um, se o cara é responsavel e esforçado ele vai descansar e depois vai conseguir o objetivo dele, se não só lámentos hahahaha…

abraços![/quote]

vc não precisa discodar de nada cara, pois eu disse que todo mundo faz isso, disse, falei isso pq tenho amigos que fizeram isso e não kerem saber de nada…eu estou ja me formando em SI então foi opinião minha do caso eu vejo por ai e tbm gente que comenta, que se não dar continuidade não faz as coisas, por dar preguiça…tendeu!