Olá Pessoal, tenho uma curiosidade. Em diversos setores sempre tem um característica que é definido do tipo “sem isso eu não estava nessa profissão”, pelas pessoas que fazem o que realmente gostam.
Qual seria a caraterística de Java ou de alguma tecnologia que faria um programador trabalhar por um salário baixo, mas por prazer. Algo parecido com um músico que prefere trocados e poder tocar em qq lugar público do que ser músico em determinado local porque ganha muito mais".
Não sei se consegui se fazer entender, mas o que de fato é o tesão do Java ou de alguma outra Tecnologia ?
Para começar eu, na minha inexperiência em java, estou encantada com a arquitetura dos servlets, pessoal estou estudando há 3 meses, me perdoem se falei besteira.
E vocês, o que fascina a galera a ponto de morrer nessa profissão ??
Abraços …
Olá Cláudia…
Sou Analista de Sistemas e desenvolvo em Java a pelo menos 5 anos. Bem, ser analista de sistemas o que me agrada é poder estar perto do computador, ter internet e com isto sempre estar bem informado. Também é legal conhecer sobre assuntos de outras áreas.
Não vejo nada que especificamente a tecnologia (Java ou qq outra) me faria trabalhar por alguns trocados, sempre vejo o lado $$$ em primeiro lugar.
Mas vejo que muitas pessoas desanimam na nossa área por ter que lidarem com pessoas sem conhecimentos técnicos (muitas vezes seus chefes) que muitas vezes barram sua criatividade e as desanimam. Algumas pessoas bem apaixonadas por programar ou atuar diretamente com tecnologia, geralmente não saem do meio acadêmico. Como vivem? Bem, escrevendo livros, artigos, dando aulas… Pelo menos era assim com o pessoal que conheci no ITA.
Gosto muito de programar e da minha profissão, mas sempre com $$$ em primeiro lugar.
Bem sou muito consumista e tenho que zelar por sustentar meus vícios… rs 
Bem como digo aos amigos de trabalho, por prazer a unica coisa que faço é ficar com meus filhos e esposa. Levantei e tive que ir para algum lugar , já penso no $$$$.
Abraços colega.
Wanderson 8)
Ola Claudia, imagino que sua questão não se trata de Java em si, mas sim de uma determinada profissão, por exemplo, professores, químicos, físicos, matemáticos, etc., esse pessoal ama realmente o que faz, pois continuam firmes na profissão mesmo sob baixa remuneração. Para o profissional de TI é indiferente a técnologia, desde que ela faça o serviço, ou seja, para quem gosta de programar, independentemete da existencia do Java, permaneceria programando. Java é apenas uma técnologia! Claro que Java tem algumas características em relação a outras ferramentas que atraema mim e o mercado de TI, por exemplo: a portabilidade, um grande número de bibliotecas de terceiros, frameworks open source, uma comunidade muito ativa, etc!
Bem, a técnologia Servlet/JSP é bem legal mesmo, nisso você tem razão…rrsrs.
Ate
Não tenho do que reclamar ter sido programador Java me trouxe bons frutos, hoje eu não sou da area de desenvolvimento e raramente programo em Java, mas mesmo assim gosto de responder dúvidas e sempre estou acompanhando as novidades. Com que eu trabalho atualmente conhecimentos em programação Java dão um destaque e quanto maior for o conhecimento melhor você é visto.
Claro que $$ é importante, mas é frustante trabalhar sem gostar do que vc faz.
Eu ainda não trabalho mais concerteza quando trabalhar farei tudo para ganhar sempre + dinheiro…
Ganhar dinheiro fazendo oq vc gosta deve ser mtu bom…
Em Java? Nada de mais, gosto da arquitetura baseada em Decorator das implementações do Reader/Writer, gosto também da Collections.
O que gosto mais é o jeito de programar onde tudo vai se encaixando, como um jogo de montar do Lego, é só chamar, obter o retorno, chamar algo direto deste tipo de retorno, etc. É tudo segue uma corrente de métodos. Mas isso são as vantagens de qqr linguagem onde os dados+funções na mesma estrutura.
Mas não é nada para morrer nem ganhar (muito) menos por ela.
Agora, programação é uma coisa que adoro, num mundo virtual você faz literalmente tudo o que quiser.