Gostaria de saber quais conhecimentos são necessários para eu começar para atuar no desenvolvimento de JAVA EE profissionalmente?
Hibernate, Eclipse e ou NetBeans, Maven, JSP, JSF, Padrões de Projeto, SVN, WebService, SOA ,REST, Vontade de aprender, estudar e dedicação.
Acredite conheço pessoas que não sabem um terço disso e trabalham como Analista Junior, mas para você se destacar e ter uma base sólida para projetos, saber isso te dará mais segurança para atuar.
Na sua opinião, java ainda e sera por um bom tempo algo bom para se investir?
Olha dayvit, já trabalhei em grandes projetos e trabalho atualmente com Java, o futuro é inserto sendo assim não posso te falar o que há por vir e quem mesmo assim o fizer estará apenas especulando. Posso te dizer apenas que no presente momento Java ainda absorve e domina boa parte do mercado, digo isso baseado nas proposta que recebo e pelo o que vejo no nosso mercado de TI, é uma tecnologia consolidada, estável e capaz de comportar variados tipos de projetos.
Então se essa resposta fosse para mim, eu investiria em Java e tentaria ao mesmo tempo investir em alguma tecnologia emergente ou não mas com grande potencial de mercado.
Fazendo isso estarias apto para se encaixar nas maiorias das vagas atuais, que envolvem Java, e potencialmente para as de menos mercado que são com outras tecnologias.
Eu apostaria em JavaScript também.
existem outras linguagens de grande potencial de mercado atual e vejo com frequência em projetos, tais como: PHP, Ruby, Python, Android.
A tendência que vejo é que profissionais Web, vão ter que ser Full-Stack, a fronteira de front-end e back-end tem seus dias contados, e a necessidade por profissionais que sejam aptos a trabalhar com back-end e front-end aumenta a cada dia, esse é um “nicho” que poucos programadores querem esta e muitos não aceitam, então os que se propõem a realizar e trabalhar de tal forma são bem cotados para projetos aualmente.
Obrigado pela resposta, me elucidou muitas duvidas que obtinha.
O mundo de TI hoje é poliglota, então investir em 1 linguagem é negócio arriscado, mas a gente tem que começar de algum lugar ne?
Só não esqueça de investir também em Python, C#, Scala, Clojure, Cloud, Android, iOS, etc.
Para falar a verdade, profissionais de T.I. estão agindo como prostitutas.
O objetivo é buscar ganhar dinheiro como nas outras profissões, assim como prostituição.
Veja o que mais pede nas oportunidades que possa buscar ou que podem chegar a você. Esses são os conhecimentos necessários.
Saber mais de uma linguagem que seja bastante usada é importante para quem começa. Aumentam as chances na hora que algum amigo lembrar de alguém pra indicar. Um amigo pode estar trabalhando com a linguagem X, outro Y…
Depois que ficar experiente pode se especializar em um conjunto de solução front/backend e ficar acompanhando outras sem compromisso. Quando no futuro o cenário mudar você se adapta.
Nem me fala. Eu comecei ganhando mais de 2 mil e só sabia Java. Mas hoje, acredito ser muito dificil alguém começar ganhando isso, sabendo apenas uma linguagem.
Nesse sentido, realmente piorou muito de 10 anos pra ca pra vcs noobs.