O que preciso para iniciar no Java?

8 respostas
titanius

Olá amigos, sou eu denovo… sei que há algum tempo vim aki pedir ajuda…porém por forças maiores acabei desistindo do Java… mas a vontade de aprender ele ainda permanece… :roll:

Minha pergunta agora é a seguinte: Do que eu preciso pra começar a programar em Java?

Meus requisitos, que preciso ter pra inicar:

• Parte visual (janelas, botões e etc…)
  • Acesso ao banco de dados (SQL Server e Firebird).
  • Sistema de Relatórios

Bem, quem nã ose lembra de mim, eu programo em Delphi, e por isso desculpe-me as nomeclaturas Borlandizadas… :wink:

Não sei se pra ter visual, janelas e botões, somente Windows, por isso nao coloquei lá… mas se tiver jeito de fazer assim pra Linux e Windows seria muito bom :smiley:

Desde já agradeço a compreensão dos amigos,

[]s

8 Respostas

Luiz_Aguiar

Como já respondido antes tbm… rs… aprenda tudo o que for possível sobre orientação à objetos, o resto é ler tutoriais, fazer exemplos, ler muito java doc e aprender o que as API do Java te oferecem.

Jair_Rillo_Junior

Inicialmente você precisa ter força de vontade :wink:

Eu já trabalhei com Delphi a muito tempo atrás e posso te dizer que Java é muito mais prazeroso, porém eu ainda acho que em certos requisitos Delphi é uma escolha melhor que Java.

Diferente de Delphi, para aprender Java é necessário uma base teórica boa assim como conhecimento em padrões de projetos. Inicialmente você deve compreender de fato o funcionamento da orientação a objetos.

No inicio, esquece qualquer tipo de parte gráfica (seja para sistemas desktop através de Swing, SWT ou sistemas web como JSP, JSF, etc. Você deve se concentrar nos fundamentos da linguagem, entender como de fato funciona a tecnologia.

Dê uma pesquisada no fórum que existem vários links para iniciante. Aconselho também você investir em algum livro, eu recomendo o Java Como Programar.

Do resto, sempre utilize seu amigo google e o GUJ como fonte de pesquisas e bons estudos :slight_smile:

P

Cara como o colega ManchesteRc disse, de começo você não deve ser preocupar muito com a parte visual não, preocupe-se primeiro em aprender as teorias de orientação a objeto, porque aprendendo isso se um dia por exemplo você precisar fazer alguma coisa em c++ será muito mais facíl pois você só ira precisar aprender mesmo a sintáxe, da mesma forma com o java. Eu já programei em delphi também por isso sei que no começo vai haver um pouco de difículdade mas não se preocupe. Outra coisa uma vez que você aprende fluxograma você automaticamente já está apto a desenvolver em qualquer linguagem.

titanius

Olá pessoal,

Bem, mais uma vez obrigado pelas respostas.
Sei que começar a programar visual e um adianto danado… mas falei isto porque preciso mais há frente ir pra parte visual.

Bem, pra começar mesmo preciso saber: qual IDE é usada? Porque tem um monte… queria saber qual é a mais rápida e fácil de aprender…

e ah! minha programação, será mais voltada pra desktop… algumas cpoisas via internet, mas não Páginas Web…

[]s

Luiz_Aguiar

titanius:
e ah! minha programação, será mais voltada pra desktop… algumas cpoisas via internet, mas não Páginas Web…
Isso facilita e muito sua vida com Java, pois vai poder centralizar seus estudo numa tecnologia mais específica (o swing), não que web seja um bicho de 7 cabeças, mas vc tem tantos frameworks, tantos appserver, tantos isso, tantos aquilo, que dificulta muito mais o aprendizado.

aleck

titanius:
Olá pessoal,

Bem, mais uma vez obrigado pelas respostas.
Sei que começar a programar visual e um adianto danado… mas falei isto porque preciso mais há frente ir pra parte visual.

Bem, pra começar mesmo preciso saber: qual IDE é usada? Porque tem um monte… queria saber qual é a mais rápida e fácil de aprender…

[]s

Após o aprendizado básico recomendo o uso do Netbeans, creio que é a melhor IDE para desenvolvimento desktop em Java e possui muitos tutoriais.

Boa sorte.

iwallas

netbeans

facilidade: alta
desenvolvimento: Médio-Rápido(só acho lento o intelecense dele… demora demais pra programar!)

eclipse

facilidade: média(principalmente se tratando de plugins e configurações)
desenvolvimento: Rápido-2Fast2Furious

Conheci uma garota aki do forum q trampa com swing (*), e ela me disse que na empresa dela usam netbeans pra fazer as telas (pq eh chato de fazer no eclipse e eh chato de configurar tudo…) e depois importam no eclipse para programar, pq é bem melhor…

^^ eu uso netbeans e jcreator! rsrsrsrs

titanius

Galera… mais uma vez obrigado… :smiley:

Beixei no site da Sun, uma versão do JDK com NetBeans… vou iniciar nele… e pode ter certeza… qualquer coisa estarei no fórum pra perguntar… de inicio, depois quem sabe pra ajudar, não é?!? no momento, nao posso ajudar em nada de Java… rsrs

[]s

Criado 12 de fevereiro de 2007
Ultima resposta 12 de fev. de 2007
Respostas 8
Participantes 6