O que preciso saber de java em geral antes de programar para celulares?

9 respostas
D

O que preciso saber de java em geral antes de programar para celulares?

alguem me disse nesse forum que tudo que eu souber sobe java é util pra programar pra celulares.
mas olhando um livro sobre programação de jogos sobre j2me li que nele tudo que você apreende
sobre swing é inutil pro java pra celulares, pois estes dispositivos não possuem memoria suficiente
pra aceitar uma interface grafica como o swing. Afinal o que devo aprender sobre java em geral
que seria util pra programação de celulares sem perder o meu tempo gastando cerebro e aprendendo
zilhoes de clases que afinal não seriam uteis pra programação em celulares?

obrigado

deltanusigma

9 Respostas

Andre_Brito

Swing pode ser inútil, mas o resto…
Saiba Orientação a Objetos e Java… vá fundo… se quiser pular Swing, pule… mas posso te dizer que pode fazer um pouco de falta (não sei, por isso o “pode”).

marcosbrandao

O essencial é você saber java.
Você não precisa saber swing para trabalhar com j2me. Quando eu fiz meu primeiro programa j2me, eu nunca tinha feito nada em swing antes.
Você também não precisa saber OO, apesar de ser muito importante. Na verdade, nem pra programar em java você precisa saber muito de OO.
Ou seja, se você sabe programar java, pegue um tutorial que você logo estará programando em j2me.

Y

Sobre Swing você não precisa mesmo, pois o JavaME tem sua própria API para desenho em tela.

Entretanto, você precisa saber todos os conceitos de Java: OO: herança, polimorfismo, blah blah blah, para criar aplicações eficientes, performáticas, inteligentes, de qualidade.

P.S.: Agora… dizer que para Java não precisa saber OO é no mínimo “desconsiderável”, não? Prefiro esquecer que li isso…

rafagil

Leia o livro “Core J2ME”
Lá tem tudo que você precisa, tudo mesmo, no fim do livro, vc já estará escrevendo aplicações Java ME sem problemas.

Flws

marciofermino

Amigo… todos tem razão.

leia tudo o que puder sobre java… isso te dara a base…

outra 1 conselho… faça tudo com bloco de notas… quando começar antender…
ai sim escolha uma IDE, existem ótimas…

eu uso NetBeans. mais é questão de gosto.

Prológica Sistemas
Marcio Fermino
nug-br ? NUG - NetBeans Users Group Brasil
http://br.groups.yahoo.com/group/nug-br/

Coordenador do Fórum - Região Sul

contatos:
[email removido]
skype marciofermino

Andre_Brito

ÃH???
:shock: :shock: :shock: :shock:
Concordo que dá pra programar estruturado mas… depois que aprendi OO eu nunca mais fiz alguma coisa estrturado.

francislon

Aprender Java sem saber OO é um tanto complicado. Java é uma linguagem OO, querendo ou não vc precisa saber OO para trabalhar com ela. Imagina vc trabalhar em java sem herança e poliformismo? Possivel? Acho dificil.

bernardo.rafael

Pra programar em J2ME vc vai precisar saber mais das limitações dos equipamentos móveis do que de Java pra falar a verdade.

É claro, vc pode programar sem usar os conceitos de OO? Pode sim… perfeitamente. Mas a chance de ficar ruim é muito grande.

O que vc vai precisar mesmo é saber como gerenciar recursos como memória, posicionamento na tela do equipamento, fazer a leitura de teclado - pq isso tudo é diferente em um equipamento móvel (e no Java ME é um pouco diferente do Java SE).

Conselho: preocupe-se mais com a arquitetura da aplicação do que com Java (ou outra linguagem que vc pretenda utilizar por ventura).

:wink:

marcosbrandao

ÃH???
:shock: :shock: :shock: :shock:
Concordo que dá pra programar estruturado mas… depois que aprendi OO eu nunca mais fiz alguma coisa estrturado.
Eu disse que não “precisa” saber, e não que não “deve” saber. Eu posso fazer um programa em java totalmente estruturado, é claro que isso não se deve fazer. Java é uma linguagem OO e deve usa-la para isso.

Trabalhar sem herança e polimorfismo é possível sim. E tão possível que existem milhares de projeto por aí que dizem ser OO, e na verdade são puramente estruturados. Não é por que você usou herança ou polirmofismo que seu projeto é OO.
Lembre-se que OO é muito mais que isso. :wink:

Criado 22 de janeiro de 2008
Ultima resposta 23 de jan. de 2008
Respostas 9
Participantes 8