O que preciso saber para conseguir estágio como desenvolvedor Java?

Estou procurando estágio, mas é muito difícil. Eu sei o básico de orientação a objetos e algumas coisas do framework do Java, um pouco de banco de dados, um pouco de Swing e um pouco de UML.

Gostaria de saber qual o conhecimento necessário para ser contratado.

Se possível alguém poderia me indicar um Guia de Estudos para desenvolvimento em Java?

A parte Web tem maior mercado do que a parte Desktop (Swing).

Você poderia ler o livro Use a Cabeça Java e depois ler o Use a Cabeça Servlets & JSP.

Entrei no site da caelum e de uma olhada no fj-11 e fj-21.

Se souber a maioria do que será abordado , já esta em um nível muito bom para estagiário .

Se souber tudo , da ate para correr atras de um Jr , o complicado que pedem experiência para o Jr , ai tem que rolar um estagio antes.

De que local do Brasil tu é?

Kra da uma olhada tambem em ferramentas ORM tipo Hibernate é fundamental. Eu consequi o primeiro emprego em Java depois que eu fiz um sistema de controle de medicamentos tarja preta, como freelancer, assim com um pouco de experiencia consequi o primeiro emprego. Cobrei apenas 500 reais pelo sistema, mas ele me abriu as portas e faria denovo.

ir buscar café, trocar aqueles galões de agua mineral… brincadeira…rs o que se precisa saber varia de empresa para empresa, tem muita empresa pedindo conhecimento de pleno (as vezes senior) pro estagiário, mas de uma forma geral precisa conhecer OO (ao menos um pouco) um pouco de jse, api collections, jdbc, um pouco de lógica, servlets e jsp, algum framework ou certificação costuma ser diferencial neste caso.

infelizmente muitas empresas querem estagiários que produzam, conheçam o negocio mas querem pagar… o valor de um estagiário.

Olha cara, eu já estudei pelas apostilas da caelum e várias outras apostilas que encontrei ai na internet, manjo um pouco de banco de dados e tudo e fui chamado pra uma entrevista de estágio semana passada.

Mas o entrevistador disse que não podia me contratar porque eu não tinha nenhum curso, e que por mais que eu tivesse realmente aprendido com estas apostilas e tudo um curso era fundamental pra começar como programador.

Eu não acho isso necessário e vou continuar procurando um estágio sem curso mesmo. Mas fica ai a dica, se você acha que vale a pena fazer um curso vai ser muito mais fácil arranjar um estágio.

Já entrevistei estagiários e meu critério de seleção sempre foi bem simples em relação a isso: gosta de programar? Então, tá dentro. Senão, tá fora. Sabe como eu descubro isso? Eu pergunto quais são os hobbies, quais projetos particulares tem (utilizando quais tecnologias, lógico), que faculdade faz, que matéria mais gosta, etc. Se estiver fazendo ou já fez algum curso, tanto melhor, mas não é obrigatório (até porque eu mesmo nunca fiz nenhum curso específico de programação).

Em resumo: o que se espera de um estagiário é que ele demonstre interesse em aprender.

[]'s

1 curtida

[quote=asaudate]Já entrevistei estagiários e meu critério de seleção sempre foi bem simples em relação a isso: gosta de programar? Então, tá dentro. Senão, tá fora. Sabe como eu descubro isso? Eu pergunto quais são os hobbies, quais projetos particulares tem (utilizando quais tecnologias, lógico), que faculdade faz, que matéria mais gosta, etc. Se estiver fazendo ou já fez algum curso, tanto melhor, mas não é obrigatório (até porque eu mesmo nunca fiz nenhum curso específico de programação).

Em resumo: o que se espera de um estagiário é que ele demonstre interesse em aprender.

[]'s[/quote]

pois é… eu até concordo com você, se eu selecionasse procuraria fazer da mesma forma, o problema é que a maioria não é assim… na maioria dos casos a primeira entrevista que é de RH ja elimina perfis como esse… eu falo por experiência própria, eu quando procurava meu primeiro estágio não tinha experiência nenhuma, pouco conhecimento, mas pelos hobies, materia que gosta, pelos interesses, por conversar dava para perceber que eu tenho raciocínio lógico (tanto que sou programador)… mas como penei para arrumar o primeiro estágio…

geralmente o que costuma contar é coisas mais factíveis, a pessoa ter inglês, já ter alguma experiência, conhecimentos razoáveis, certificação… alguma coisa do tipo…

1 curtida

[quote=maior_abandonado]pois é… eu até concordo com você, se eu selecionasse procuraria fazer da mesma forma, o problema é que a maioria não é assim… na maioria dos casos a primeira entrevista que é de RH ja elimina perfis como esse… eu falo por experiência própria, eu quando procurava meu primeiro estágio não tinha experiência nenhuma, pouco conhecimento, mas pelos hobies, materia que gosta, pelos interesses, por conversar dava para perceber que eu tenho raciocínio lógico (tanto que sou programador)… mas como penei para arrumar o primeiro estágio…

geralmente o que costuma contar é coisas mais factíveis, a pessoa ter inglês, já ter alguma experiência, conhecimentos razoáveis, certificação… alguma coisa do tipo…[/quote]
ah sim…caso típico de empresa (em sua maioria consultorias “enterprise”) arcaica e burocrática. No caso que o saudate citou é empresa que permite ao gestor ficar a vontade em selecionar o que for mais adequado ao projeto. Tenho percebido que o cenário mudou muito e que as empresas tendem a permitir essa liberdade, dispensando a burocracia do processo seletivo arcaico.

1 curtida

como o saudate bem deixou claro, gostar de programar e ter paixão por isso é o principal. E Java não é framework.

Concordo com o asaudate …

Quando fui contratado pela primeira vez foi pra trabalhar com Java… e nem sabia do que se tratava “public static void main” nunca tinha feito um arquivo .java… nao sabia nada de nada de Java…

O que eu entendia era de lógica… e gostava de programar… isso é o que basta para estagiário…

Não tenta inventar… que sabe noções de OO… e de UML e etc…

No mundo real… com noções você não faz nenhum sistema…

O que você tem que mostrar é que sabe programar… se você for bom nisso conseguirá convencer o carinha do RH que não entende do assunto…

Se você falar algo como: “sei algumas coisas do framework Java…” você será eliminado
Como avaliador a interpretação seria a seguinte: “ele não entende e tá tentando falar bonito”

(minha opinião)

1 curtida