O que quer dizer realmente os valores <managed-bean-scope>session ou request</managed-bean-scope>

5 respostas
arthurminarini

pessoal o que indica realmente quando eu usado session ou request? qual exemplo de uso de cada um por favor.

5 Respostas

Rubem_Azenha

Significa que ele vai guardar o estado do managed bean no escopo da request ou escopo da session :slight_smile:

O escopo da request nasce e morre junto com a request, ou seja, você vai perder o estado do managed bean a cada nova request.

O escopo da session nasce quando o usuário acessa a aplicação ṕela primeira vez e morre depois de um certo tempo de inatividade.

Escopo de uma aplicação web (session, request, application) é um conceito base do Java EE para web, recomendo dar uma olhada antes de se aventurar por JSF.

LPJava

eh conhecer jee basico eh essencial para avancar nas outras tecnologias jee. e ter um ingles tecnico tb ajuda :wink:

o request eh uma solicitacao de alguma coisa, uma pagina por exemplo, ele nao mantem o estado de conversacao entre as paginas

o session, eh aquilo que vc faz sempre o login e vai navegando na pagina ate vc pedir para sair, ou ficar inativo por x tempo e aparecer aquela velha mensagem, sua sessao expirou. nunca aconteceu isso contigo nao? pode testar aqui no guj se quiser :smiley:

E sobre JSF, dar uma olhada tem exemplo com session no meu blog http://www.camilolopes.com.br
abracos,

arthurminarini

pessoal, vlw pelas respostas mas eu não sou tão leigo assim hehehe. EU estava fazendo um managerbean e nele eu estava fazendo um list de usuarios e renderizando em um extendetdatatable só que não renderizava ainda pois a session estava em request(eu sei que é requisição por isso deixei) mas não trouxe nada ai troquei para session e funcionou! achei meio sem logica o negocio pois é básico fazer um consulta renderizar e matar o resultado. por isso fiquei meio doidão :smiley: . quando eu vou usar no request então os mapeamentos dos manager.

obs:desculpem por não perguntar direito na primeira pergunta :oops:

JonathanSSantos

Soh deve se ater a nao deixa mtos atributos e beans na session…

Pq pode sobrecarregar tua aplicação e começar da problema…

Faça uma leitura sobre os scopes dos beans e tbm sobre parametros do faces config

PQ se teu atributo ta na request e tu der no faces config na navegacao de paginas um

TU perde tudo que ta da request!

O bom e velho amansa burro eh bom nessas horas :stuck_out_tongue:

arthurminarini

hahah pode cre

Criado 17 de dezembro de 2009
Ultima resposta 18 de dez. de 2009
Respostas 5
Participantes 4