O que realmente é o CLASSPATH do Java e com utilizar?

4 respostas Resolvido
java
Francisco_Chaves

Olá pessoal, poderia min esclarecer o que seria o Classpath do Java.

4 Respostas

igor_ks

Classpath é o caminho onde está a classe compilada

Francisco_Chaves

Ok, mas por que tenho que criar uma variável de ambiente para o classpath, já que eu posso compilar minha classe em algum diretorio qualquer?

romero.dias

Vc pode criar a variável de ambiente CLASSPATH ou especificar um Class Path através de -cp. O recomendado é utilizar -cp para especificar o Class Path.

peczenyj
Solucao aceita

Vejamos

Classpath é um conceito da Maquina Virtual Java.

vc precisa, de alguma forma, dizer pra JVM “as minhas classes podem ser encontradas aqui e aqui”.

e pq encontradas? pq quando vc compila vc gera bytecode entao se vc tem uma classe Pessoa, isso vira o arquivo Pessoa.class e quando o seu programa faz new Pessoa(); a JVM precisa saber que diabos é isso.

compilar vc pode compilar onde vc quiser. mas a JVM não é adivinha. de fato vc pode ter N arquivos de versões diferentes, e ai?

uma solução é empacotar suas classes em um arquivo .jar que é basicamente um ZIP com os seus .class e alguns arquivos de configuração. ai vc so tem que dizer “java, executa esse jar aqui”.

digamos que seu programa acessa um banco de dados mysql via JDBC. vc precisa tambem do jar do driver do banco de dados. por isso que um erro comum é de CLASSPATH, por que a galera nao se liga de dizer pra JVM onde ela vai encontrar o driver.

Criado 24 de novembro de 2016
Ultima resposta 24 de nov. de 2016
Respostas 4
Participantes 4