bom…algumas coisas a se considerar
como ta seu inglês? Saber inglês abre muitas portas, inclusive você ta querendo tirar a scjp 6, essa versão só tem disponivel em inglês, a anterior, 5 tem em português caso você prefira.
o livro indicado ai em cima é o que todo mundo indica (o do link, referente a certificação), porém vc vai ver que ele se refere aquinta versão do java também… o da sexta só em inglês.
indo um poco na direção do conteudo, eu falo por experiencia propria, ja usei esse livro pra tira minha certificação e posso te dizer que a didatica dele é fantastica, realmente muito bom, aborda em detalhes, aconselho fortemente que para se preparar para a certificação, estude ele inteiro, tem gente que o le duas ou três vezes.
outra coisa que eu te aconselho bastante também, é antes de pegar um livro preparatório para a certificação, você aprender um pouco sobre a linguagem também, cria uns programinhas usando threads, usando IO, coisa assim, pra você ir se familiarizando um pouco mais com o uso da API, com a linguagem em si, da uma estudada muuuito boa em orientação a objetos (imprescindivel)… depois disso comece a se preparar para a certificação.
essa… “experiencia” que você teve com alinguagem antes de pensa na certificação vai te ser bem util quando você tiver se preparando pra ela… por que primeiro você estuda a linguagem, depois você se aprofunda nos detalhes dela que tanto caem na certificação (e que o preparatório vai dar mais atenção)
a e mais uma coisa, o google ta, programadores experientes usam ele com frequencia, quanto mais nós que somos iniciantes… e o guj também… precisando grita ai…
la pra frente…quando você estiver se preparando mesmo pra certificação, fica de olho aqui no forum também vendo as duvidas de outros, como essa, que muitas delas podem te ajudar…
depois de ter lido o livro que te foi indicado (ou algum outro de sua preferencia, enfim, ter se preparado), faça muitos simulados… da uma pesquisada ai no forum sobre eles, os mocks, ajuda bastante