O que realmente estudar?

10 respostas
Rudy

Bom!
Eu observei que no fórum tem varias perguntas sobre dicas do que estudar, de pessoas que estão estudando para tirar a SCJP. Eu comecei a estudar java faz um ano na faculdade, antes disso nunca tinha programado nada na minha vida.

Acabei gostando e me interessando muito, pretendo tirar minha certificação em janeiro vou tentar a SCJP 6. Estou precisando de algumas dicas de material para estudar, pretendo manter um cronograma de estudos de pelo menos 2 horas por dia. Será que assim eu posso ter alguma chance na prova?

Mais uma dúvida

O que é voucher?

Desde já agradeço.

10 Respostas

bsmachado

Me indicaram esse livro esse livro…

http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=4456

Agora se você ainda não domina bem a linguagem, estuda por um livro muito bom chamado Java Como Programar - Deitel - 6º Edição…

O voucher é o seu passaporte com um número que vc passa para o centro autorizado quando marca a prova.

Mais informações no site da Sun sobre as certificações

https://www.suntrainingcatalogue.com/eduserv/client/learningPath.do?p=/training/certification/index.html&l=pt_BR

Bons estudos…

Marcio_Nogueira

Os tópicos abordados para a prova. :wink:

LuksS

Desculpa,
eu sei que a vida é sua e que nada impede disso mas … vc ñ acha que é cedo d+ p/ tirar uma cerificação?? Vc disse que nunk tinha programado, só quando entrou na faculdade. Vc pode acabar decorando e não aprendendo a programar … cerificação não é tudo, experiência tb conta, e muito!

Rudy

LuksS:
Desculpa,
eu sei que a vida é sua e que nada impede disso mas … vc ñ acha que é cedo d+ p/ tirar uma cerificação?? Vc disse que nunk tinha programado, só quando entrou na faculdade. Vc pode acabar decorando e não aprendendo a programar … cerificação não é tudo, experiência tb conta, e muito!

Eu entendo seu ponto de vista e tbm acredito que pode ser cedo, mas tenho intensificado meus estudo e com isso me veio a idéia de estudar para tirar a certificação, até por que busco trabalhar com java e acredito que isso vai me ajudar. Apesar de achar que pode ser cedo acredito que em 6 meses posso estudar o suficiente para tentar, caso eu achar que não estou prepara eu estudo um pouco mais.

LPJava

veja se os links a seguir ajuda:

sobre a scjp

estudando para scjp

flw!

Rudy

LPJava:
veja se os links a seguir ajuda:

sobre a scjp

estudando para scjp

flw!

Show de bola LPJava, isso vai me ajudar muito.

vlw

dfsilva86

bsatrianim:
Me indicaram esse livro esse livro…

http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=4456

Estude os tópicos que caem na prova, esse livro citado acima já vai te ajudar.
Mesmo sendo da versão 5 quase todo o conteúdo da versão 6 está nesse livro.

Bons estudos…

maior_abandonado

bom…algumas coisas a se considerar

como ta seu inglês? Saber inglês abre muitas portas, inclusive você ta querendo tirar a scjp 6, essa versão só tem disponivel em inglês, a anterior, 5 tem em português caso você prefira.

o livro indicado ai em cima é o que todo mundo indica (o do link, referente a certificação), porém vc vai ver que ele se refere aquinta versão do java também… o da sexta só em inglês.

indo um poco na direção do conteudo, eu falo por experiencia propria, ja usei esse livro pra tira minha certificação e posso te dizer que a didatica dele é fantastica, realmente muito bom, aborda em detalhes, aconselho fortemente que para se preparar para a certificação, estude ele inteiro, tem gente que o le duas ou três vezes.

outra coisa que eu te aconselho bastante também, é antes de pegar um livro preparatório para a certificação, você aprender um pouco sobre a linguagem também, cria uns programinhas usando threads, usando IO, coisa assim, pra você ir se familiarizando um pouco mais com o uso da API, com a linguagem em si, da uma estudada muuuito boa em orientação a objetos (imprescindivel)… depois disso comece a se preparar para a certificação.

essa… “experiencia” que você teve com alinguagem antes de pensa na certificação vai te ser bem util quando você tiver se preparando pra ela… por que primeiro você estuda a linguagem, depois você se aprofunda nos detalhes dela que tanto caem na certificação (e que o preparatório vai dar mais atenção)

a e mais uma coisa, o google ta, programadores experientes usam ele com frequencia, quanto mais nós que somos iniciantes… e o guj também… precisando grita ai…

la pra frente…quando você estiver se preparando mesmo pra certificação, fica de olho aqui no forum também vendo as duvidas de outros, como essa, que muitas delas podem te ajudar…

depois de ter lido o livro que te foi indicado (ou algum outro de sua preferencia, enfim, ter se preparado), faça muitos simulados… da uma pesquisada ai no forum sobre eles, os mocks, ajuda bastante

Nykolas_Lima

Na minha opnião uma pessoa que posta um post deste querendo tirar sarro da pessoa que está perguntando algo deveria ser excluido da comunidade do GUJ, não tem nada de produtivo para falar, simplesmente NÃO fale.

Quanto ao material, pra aprender a linguagem eu achei legal o “USE A CABEÇA - JAVA” e para a certificação o guia de estudo da K&B

Simulados eu recomendo o MasterExam que é o simulado do livro guia de estudo e o Test Killer que cai bastante questões iguais e de nível parecido na prova.

Valeu!

Rudy

maior_abandonado:
bom…algumas coisas a se considerar

como ta seu inglês? Saber inglês abre muitas portas, inclusive você ta querendo tirar a scjp 6, essa versão só tem disponivel em inglês, a anterior, 5 tem em português caso você prefira.

o livro indicado ai em cima é o que todo mundo indica (o do link, referente a certificação), porém vc vai ver que ele se refere aquinta versão do java também… o da sexta só em inglês.

indo um poco na direção do conteudo, eu falo por experiencia propria, ja usei esse livro pra tira minha certificação e posso te dizer que a didatica dele é fantastica, realmente muito bom, aborda em detalhes, aconselho fortemente que para se preparar para a certificação, estude ele inteiro, tem gente que o le duas ou três vezes.

outra coisa que eu te aconselho bastante também, é antes de pegar um livro preparatório para a certificação, você aprender um pouco sobre a linguagem também, cria uns programinhas usando threads, usando IO, coisa assim, pra você ir se familiarizando um pouco mais com o uso da API, com a linguagem em si, da uma estudada muuuito boa em orientação a objetos (imprescindivel)… depois disso comece a se preparar para a certificação.

essa… “experiencia” que você teve com alinguagem antes de pensa na certificação vai te ser bem util quando você tiver se preparando pra ela… por que primeiro você estuda a linguagem, depois você se aprofunda nos detalhes dela que tanto caem na certificação (e que o preparatório vai dar mais atenção)

a e mais uma coisa, o google ta, programadores experientes usam ele com frequencia, quanto mais nós que somos iniciantes… e o guj também… precisando grita ai…

la pra frente…quando você estiver se preparando mesmo pra certificação, fica de olho aqui no forum também vendo as duvidas de outros, como essa, que muitas delas podem te ajudar…

depois de ter lido o livro que te foi indicado (ou algum outro de sua preferencia, enfim, ter se preparado), faça muitos simulados… da uma pesquisada ai no forum sobre eles, os mocks, ajuda bastante

Meu inglês esta em nivel intermediario, mas estou aprimorando para melhorar até a prova. Estou estudnaod diáriamente pelo menos 2h30 por dia e tentando trocar de trabalho, ja que atualmente mexo com php. Na faculdade tenho um contato forte com java e em casa tbm, peguei os livros java como programar e vou tentar comprar o SCJP Sun Certified Programmer for Java 6 Exam 310-065 no mês de maio. E me aprofundar bastante no conceito de POO.

Obrigado pelas dicas.

Criado 26 de abril de 2009
Ultima resposta 29 de abr. de 2009
Respostas 10
Participantes 8