O que realmente se pode chamar de j2ee?

E aí galera beleza?

O título pode parecer estranho e a questão apresentada um pouco idiota :oops: , mas é uma dúvida que ainda tenho:

Pelo que li no site da sun, na internet, alguns livros e depois de ler os tutoriais do portal java concluí que j2ee é apenas um padrão de desenvolvimento como o j2me que tem suas apis próprias mas diferente do j2me pode-se aproveitar apenas a api do j2sdk. Isto está correto? :perdido:

Outra: Para eu dizer que desenvolvi uma aplicação j2ee basta que eu desenvolva uma aplicação web usando (como uma loja virtual) jsp, servlets mesmo que não use ejbs, corba,xml, java-mail ou qualquer outra api caracteristica do j2ee?

Dese já agradeço a atenção dispensada com este tópico e a oportunidade de compartilha-lo!

respondendo rapidinho pq preciso sair heehehea

[quote=“samurai”]Pelo que li no site da sun, na internet, alguns livros e depois de ler os tutoriais do portal java concluí que j2ee é apenas um padrão de desenvolvimento como o j2me que tem suas apis próprias mas diferente do j2me pode-se aproveitar apenas a api do j2sdk. Isto está correto? :perdido:
[/quote]
não deixa de estar! o J2EE na pratica praticamente não passa de um monte de interfaces heheahae

Sim! e claro, respeitando padrões, será mais fácil a sua aplicação ser realmente considerada J2EE. :slight_smile:

Resumindo:
Na minha concepção é seguir o padrão da arquitetura J2EE, como no exemplo citado, vc tem um container web(tomcat eu acho) para rodar seus servlets e seus jsp’s, e nem usa nenhuma api especifica do J2EE nem seu conceito em si???!!!, talvez sua aplicação seja apenas uma aplicação web, usando java???!!!
Mas se vc tivesse um servidor rodando toda sua logica de negócio e implementando EJB’s e/ou outros patterns acho que aih sim poderia considerar sua aplicação J2EE!!??
putz… fiquei confuso tb… hehehe 8O…
[]'s

é isso ai

J2EE é nda mais que uma estrutura/conceito de programação
definido pela SUN que define padrões de desenvolvimento para
paginas/aplicações WEB em java

bom o J2EE possui proprias definições de pacotes e API’s
visando uma facilidade para a codificação de sistemas voltados a WEB

como o proprio matheus comentou é um conjunto de interfaces que acessam a serviços que te facilitam a vida quanto a programação WEB

nesse link tem um representação gráfica da estrutura do
http://java.sun.com/j2ee/1.4/download.html#platformspec[img]

uma definição do livro: Tutorial do J2EE
A aplicação j2ee é um modelo de aplicação distribuida multicamada. A lógica da aplicação é dividida em componentes que constituem uma aplicação do j2ee, são instalados em diferentes equipamentos dependendo da camada no ambiente j2ee multicamada.

camada cliente: paginas HTML dinamicas | maquina cliente

camada WEB: paginas JSP | maquina do servidor
camada de negócios: EJB | maquina do servidor

camada EIS: banco de dados | máquina do servidor de banco de dados

Componentes J2EE
Um componente j2ee é uma unidade de software funcional independente que é montada em uma aplicação j2ee com seus arquivos e classes relacionados e que se comunicam com outros componentes.

espero ter ajudado em algo ai :wink:

[]'s
Erko Bridee