O que saber antes de começar a programar?

Gostaria de saber o que devo saber ou aprender antes de começar aprender a programar, eu tenho só aquele nível, de usuário bem básico?

visando o mundo corporativo, pelo menos ter essa base:

logica de programacao e algoritmo
estrutura de dados
banco de dados
tecnicas pra levantamento de requisitos
modelagem de dados
modelagem de processos

Cara, pra começar não precisa saber de nada além de alguns conceitos que a própria escola ensina pra todo mundo. Ter facilidade com problemas de raciocínio lógico ajuda bastante, mas não é um pré requisito fundamental. Dá pra desenvolver essa habilidade no caminho também.

A vontade e a persistência são o que mais importam mesmo, na minha opinião. Às vezes pode dar vontade de desistir e é um pouco estressante aprender um monte de coisa ao mesmo tempo, mas todo mundo passa por isso. O negócio é ter paciência e continuar.

Boa sorte!

lvbarbosa

Entendi se for só isto então, estou tranquilo valeu

OI @Phelps007!
Programar é uma ARTE, literalmente. Mas que também envolve disciplinas fundamentais como algoritmos e estrutura de dados.
Tais área de estudo acima, são um campo da Ciência da Computação, ou seja, programar é escrever e automatizar tarefas, cálculos a fim de resolver um determinado problema usando
uma determinada linguagem - ao que denominamos Linguagem de Programação.
Neste panorama se evidencia o estudo abrangente de matemática e lógica a fim de estudar algo mais fundamental em programação como, algoritmos, estrutura de dados e uma linguagem de programação. Sim! Programar envolve estudar diversas tecnologias e usá-las durante o processo de programar, bem como estudar uma determinada linguagem.

Comece dos fundamentos acima, treine e aperfeiçoe sua lógica matemática, aprenda uma linguagem para exercitar. Depois, estude algoritmos, estrutura de dados e por aí vai.
Você pode ler bons livros, fazer exercícios em vídeo-aulas do YouTube e começar a resolver seus próprios problemas. Talvez, esse seja um bom ponto de partida para você!
Boa Sorte!

Excelente pergunta, @Phelps007.

Tem pessoas que vão te dizer que você não precisa de nada. Outros, vão te dizer que você precisa de lógica, algoritmos e todo um vocabulário que vai te assustar mas daqui três meses você vai estar dominando.

No meu ponto de vista, digo que você precisa de tudo que foi dito, mas ao mesmo tempo, não precisa de tanto assim. Veja bem, entender sobre mecânica de motores pode e te ajuda a ser um condutor melhor, uma vez que você sabe como o motor funciona e et cetara. Todavia, isso não é essencial nem obrigatório: você consegue dirigir sem saber o que raios é um pistão ou um cavalo de potência. Entendeu a analogia?

Eu gostaria muito de ter aprendido sobre estrutura de dados, algoritmos, paradigmas de programação, modelagem de dados, banco de dados (e etc) antes de começar a programar. Mas na real eu comecei a programar sabendo apenas a lógica básica e boa.

Ou seja, todos os caminhos levam ao Rei. Basta você saber se quer pegar o caminho mais teórico ou o mais prático.

[]'s

Obrigado a todos pelas informações, consegui entender a idéia da coisa !