O que saber para se colocar no mercado de trabalho?

17 respostas
E

A algum tempo tive uma pequena experiência com programação, mas nada diretamente com Java, o mais próximo foi ver um pouco de Flex, que também é um linguagem OO. Até aqui sei superficialmente, bem superficialmente, teoria sobre OO, tal como Herança, Encapsulamento e Polimorfismo.

Eu gostaria de me colocar no mercado java, porem tenho os seguintes empecilhos:

1. O único recurso que disponho é acesso a internet.
  2. Só tenho nível médio completo e não estou cursando faculdade.
  3. Não possuo nenhuma certificação.
  4. Não sei exatamente o que é requerido de um Trainne/Jr para ele conseguir uma vaga de emprego.

Acredito que dos meu empecilhos o pior é o 4. Não saber exatamente o que estudar é desesperador, já que não sei onde focar meus esforços. Como java é muito extenso e há muitas coisas relacionadas, tais como persistência, UML, SOA, padrões de projetos e etc, não sei que assunto estudar e em qual sequência estudar. O que é mais importante e/ou fundamental e o que é requerido de um Planior ou até mesmo de um Senior. Ou quais outras linguagens de programação tenho que ter uma noção, se é que é necessário ter alguma noção de outras linguagens.

Desta forma peço encarecidamente que algun(s) filho(s) de Deus me de uma orientação do que estudar e a sequência do que estudar, para me tornar um programador/analista Java plausível para o mercado.

Desde já agradeço a boa vontade de todos, e peço desculpas caso tenha infringido, mesmo que acidentalmente, alguma regra ou norma.

17 Respostas

Andre_Rosa

algo que, notavelmente, têm sido muito visado, são os cursos técnicos. dizem que enriquece bem o currículo.

Andre_Brito

Opa. Aqui vai minha opinião. Se não concordar, não precisa ficar frustrado.

Primeiro, você simplesmente dispõe do maior acervo do mundo. Portanto, dar desculpas como “não sei programar porque não tenho um livro” são inaceitáveis pra alguém que quer porque quer aprender a programar. Quem é auto didata aprende na marra, na persistẽncia. Não porque quer ser alguém na vida, mas porque é curioso e se interessa pelo assunto. Resumindo, porque tem paixão. Paixão é o resultado de entusiasmo e curiosidade juntos.

Segundo, aprenda a programar. Serio mesmo. Aprenda algoritmos, aprenda C, aprenda o que são ponteiros, registros de memória, recursão, estrutura de dados, otimização de código, compiladores. Leia esse texto.

Terceiro, se você realmente quer saber o que um Programador Jr Java precisa, vá até os sites de emprego. Catho e NetCarreiras são os recomendados. Lá você descobre. Vou citar uma lista geral: EJB, JPA, JSF, JSP, Servlet, Swing, Spring, Stuts. São siglas pra danar, você provavelmente não vai querer aprender todas e ainda assim, se aprender umas 3 dessas e mostrar pras pessoas que você sabe MESMO, você já vai arranjar um bom emprego.

Deixo você só com essas dicas. Não vou dar mais porque, na minha opinião, o lance é correr atras. Programador é ser curioso, que fuça em tudo quanto é coisa. E tenha em mente uma coisa: não se restrinja a Java. Depois de aprender Java (veja que não falei OO), aprenda Ruby, Haskell, List, Scala. Se cada linguagem que você pega pra aprender possuir conceitos completamente diferentes das anteriores, você vai aprender bastante. Não é interessante aprender Java e daí ir aprender ActionScript (a não ser que seja pra uma vaga de trabalho). É interessante aprender Java e daí ir aprender uma linguagem tipo Haskell, Javascript, Python.

ViniGodoy

Um bom começo. Sabe ler em inglês?

Hora de pensar em ir para a faculdade.

Aprenda a programar bem. Preferencialmente com uma boa faculdade.
Várias empresas tem feito provas para júniores e, nem mesmo os certificados salvam quem não sabe programar direito.

Um certificado ajuda, mas não é garantia de sucesso.

O que é normalmente exigido é:
Do Treinee: Estar na faculdade. Desejar experiência gerencial.
Do estagiário: Estar na faculdade.
Do júnior: Ter feito faculdade. Ter feito estágio na área.

É claro que sem faculdade talvez você consiga um emprego. Porém, terá que ralar MUITO mais e dificilmente esse será inicialmente numa grande empresa.
Nesse caso, será imprescindível montar um portifólio para PROVAR que você sabe. A faculdade também te ajuda a melhorar seu networking, ou seja, conhecer gente que está ou estará no mercado de trabalho e que, possivelmente, poderá te contratar.

E

Senhores, em primeiro lugar quero agradecer as respostas tão imediatas que vocês me deram e em segundo lugar quero esclarecer alguns equívocos que surgiram quando eu tentei expressar minha situação.

1) Quando digo:

1) O único recurso que disponho é acesso a internet.
Tenho total consciência que ela sem duvida é o melhor meio de aprendizagem e busca de soluções. Pois independente do problema que eu venha a ter, alguém em algum lugar deve ter tido o mesmo problema ou pelo menos similar a ele e ter trocado informações sobre o mesmo na web. O GUJ é um exemplo estupendo disso, já que aqui novato e programadores experientes trocam informações, duvidas e sugestões sobre diversos assunto da ária de TI.

2) Quando digo:

1) O único recurso que disponho é acesso a internet.
2) Só tenho nível médio completo e não estou cursando faculdade.
3) Não possuo nenhuma certificação.

Quis dizer que eu  ferrado, sem uma pila no bolso, podendo usar a web do serviço nas horas vagas e sem algo tangível que me ajude a me colocar no mercado de TI.
Porem não vim pedir ajuda a vocês munido de frases do tipo [u]não sei programar porque não tenho um livro[/u] ou [u] vou aprender a programar se fizer um bom curso[/u] ou qualquer coisa do gênero.  que sou partidário da ideia que [b]o esforço bem administrado gera resultados[/b].

3)Quando digo:

Não sei exatamente o que é requerido de um Trainne/Jr para ele conseguir uma vaga de emprego.

Quis dizer que o fato de ter fuçado no site da Apinfo, me fez postar essa pergunta, pois são muitas tecnologias exigidas e como não estou engajado no mercado não sei o que é fundamental e o que deverá ser adquirido com a vivência.

O meu medo é algo como falou nosso amigo Andre Brito <blockquote>Aprenda algoritmos, aprenda C, aprenda o que são ponteiros, registros de memória, recursão, estrutura de dados, otimização de código, compiladores.</blockquote> Caracas, eu vou ter que aprender como funciona um compilador para poder começar a trabalhar? Ou quando surgir a necessidade eu vou aprender isso? E se realmente eu precisar aprender, qual compilador eu vou ter que aprender como funciona? Todos os compiladores de C? Até quanto eu vou precisar saber como funciona um compilador de C para começar a trabalhar como Junior em Java?

Talvez para alguns de vocês pode parece pedir muito, mais o que eu gostaria é algo do gênero:

Aprenda essa, essa e aquela tecnologia até mais ou menso esse ponto, focando em tais bibliotecas padrões e em tais APIs. Depois de um bom tempo queimando neurônios com isso, aprenda esta, esta e esta tecnologia e após uns 18 meses estudando pra caramba talvez você tenha alguma chance.

D
Compre livros, de preferência aqueles que ensinam de forma detalhada, os chamados "bíblias". Estude com calma, faça os exercícios, faça pequenos projetos. Se voce não entender, tente uma linguagem estruturada, depois volte em uma linguagem OO. Foi isso que fiz, a uns 3 anos atrás tentei estudar Java, mas não entendia nada. Hoje eu simplesmente comecei a ler e a entender tudo. Mas para chegar a esse ponto fui aprender o que é básico primeiro, uma linguagem estruturada, linux, servidores. Hoje é tudo muito simples, devido a tudo que eu aprendi anteriormente.
      Um dos livros que estudo é : "Java - Como Programar 8 edição - Deitel."
ViniGodoy

Eli_Nicacio, e quanto as alternativas para se fazer faculdades?
Você pode estudar e passar na Federal ou tentar um financiamento do governo (FIES, bolsa acadêmica, etc). Muitas faculdades particulares, como a PUC, tem suas próprias formas de financiamento.

Informe-se.

Fácil eu sei que não é, mas certamente te dará mais perspectiva de carreira no longo prazo.

E, quando ele fala em compiladores, está falando da teoria geral de compiladores, não de um compilador específico.

Andre_Brito

Exato. Aprenda também a diferença entre linguagens compiladas e linguagens interpretadas.
Se for do seu interesse, estude também problemas da Maratona de Programação e resolva eles em C. Você treina bastante a sua lógica assim.

mausexdd

A Melhor opção no minha opinião

Seria tentar entrar em uma faculdade e arrumar um estagio na área como programador
varias empresas dispoem de salas de treinamento para treinar seus novos estagiarios
eu mesmo estou participando de um treinamento de 3 meses Só JAVA JAVA JAVA 6h por dia
ganhando para estudar…

realmente nem muitas empresas fazem isto , uma segunda opção seria aprender pela necessidade

comece pelo inicio , nao sou a Favor da pirataria fique bem claro mas ja passei por “pindaibas”
e enchergava a profissão no ramo de TI apenas para filinhos de papai , mas é realmente ao contrario
estes são oque realmente se dão mal , pois geralmente nao possuem disciplina para estudos e nem objetivos
pois tudo na vida foi muito facil até aquele momento da vida…

Oque eu Fiz : Baixei livros da internet … Apostila da Caelum Java FJ-11 essencial - Conceitos basicos da Linguagem , Sintaxe,POO bem esplicada e de forma muito simplicada , associado com o livro da katy e barty Java:Use a Cabeça que é muito interativo com o estudante
proporcionando uma leitura dinâmica e interessante … depois disso leia e faça todos exercicios da apostila da Caelum tbm Java-WEB
FJ - ** (** não Lembro) só com estes estudos levando a sério , fazendo exercicios e realmente se dedicando , voce ja vai Saber
JDBC ,JSP,POO,JSTL e varias coisas as outras tecnologias vem com a necessidade por Exemplo … FrameWork Hibernate…
de tanto programar e toda hora precisar escrever SQL - voce vai pensar ??? Sera que ninguem penso em alguma coisa pra resolve minha vida neste X problema … ai o google te Monstra Hibernate - persiste os dados para voce ;

voce ja conhece-ra a linguagem uma apostila da internet ,tutorial , qualquer Material com referencia muitas (Sempre da Pra Achar) vezes Free …com estes estudos te garanto voce estara na frente de muito alunos de 2º 3º ano de Faculdade …basta se dedicar

mausexdd

Uma Realidade – Hoje as Pessoas saem da Faculdade sem Saber PROGRAMAR …

ismaelsoj

Eu acho totalmente errado as pessoas aprenderem primeiro uma certa linguagem de programação…

A primeira coisa que uma pessoa que quer ser programador deve fazer é aprender lógica e algoritmos básicos… nem recomendo o VisualG, onde vc usa um software (tipo uma IDE) pra escrever programas em Portugol. Faça na mão mesmo! Aprenda e vai testando o código na sua cabeça… quando vc souber todos os conceitos de if, while, for, etc. parta pra alguma linguagem. Aí sim, se vc quer se especializar em Java, vai fundo! E material na internet não falta! Aqui mesmo no GUJ vc tem artigos, tutoriais muito bons que até quem já programa deveria ler pra enriquecer os conhecimentos.

Fica a dica. E ainda te recomendo um site: http://www.programacao4fun.com/p/logica-de-programacao.html

ismaelsoj

Cara, na minha opinião, vc nunca faz um curso saindo dele sendo foda naquilo. Vc aprende com o dia-a-dia.
Aí alguém diz: “ah… eu aprendi a programar mesmo depois que comecei a trabalhar…”. Tudo bem, concordo, mas vc precisou da BASE da faculdade pra ter onde se apoiar e aumentar seus conhecimentos.

Então, a faculdade, ou qualquer curso que exista não vai te ensinar a ser um programador foda, e sim, vai te dar uma base pra vc saber como correr atrás de mais conhecimento.

RafaFloripa

e?

tu fez faculdade de programação por acaso?
ou ciência da computação?

douglaskd

personalidade: bom de raciocinio, lógica, curioso, persistente

conhecimentos: cursar Faculdade, estudar java ou outra linguagem, e os conceitos que o pessoal apresentou ai em cima…,

projetos: criar algum projeto usando a linguagem escolhida e procurar um estagio na área

sacrificio: aceitar salario baixo para iniciar na carreira

ismaelsoj

Pra quem tá à toa e por conta vale a dica…

Mas no meu caso, por exemplo… estudo em BH e moro numa cidade à 70 Km, tendo que ir e voltar todos os dias, pois trabalho aqui pra ajudar meus pais a pagarem meus estudos e condução… eu não posso aceitar qualquer coisa, pq pra morar em BH com salário mínimo, pagando aluguel e tudo num dá… e empresas grandes que pagam bem exigem muito conhecimento… então muitas vezes eu fico pra trás… e olha que eu tô no 5º semestre de Ciência da Computação… Só me resta agregar cada vez mais conhecimento e martelar até conseguir um dia…

D

Depende da faculdade e do interesse do aluno.

Na faculdade que eu fiz tive que programar MUITO pra entregar todos os trabalhos.

L

Acho que ultimamente você deve saber de um bom contato que te indique…rs
Além de conhecimentos técnicos é claro…

Portal de Vagas de TI - www.portaldevagas.com
@portaldevagas

rrantz

Caramba, todo mundo aqui falando de habilidades técnicas, QI (quem indica) e faculdade. Só que faltam habilidades que não precisam estar no currículo, mas fundamentais pra um bom emprego:

• Marketing Pessoal
  • Habilidades comportamentais como negociação, apresentar-se em publico, etc.
  • Comunicação e expressão verbal

Parte delas você aprende na faculdade ou lendo na internet. Mas a maioria dos alunos nem presta atenção nisso na faculdade.

Bom, fica ae o recado.

Criado 2 de junho de 2011
Ultima resposta 4 de jun. de 2011
Respostas 17
Participantes 12