O que um estagiario deve saber em java

Olá galera , quais os tópicos que um estagiario deve saber em java .

OO e o resto dá pra aprender, até pq é estagiário neh?? rsrs

ps:. isso é válido para empresas que querem um estagiário mesmo ( o cara que ta iniciando) e não para as empresas que querem mão de obra barato pedindo meio mundo de conhecimentos para um estagiário.

hsuAHSUAhsuHASH
ÉEEE…

porque ultimamentee as empresas q eu to indo os cara ta pedindo
java , STRUTS ,oracle e frameworks…se fude…shauhsauha

Olha noções de Projeto, Padrões e também UML e Regras de Negócios…
Saber SQL ajuda bastante, OO é essencial pra um estagiário começar em java e também quanto + qualificado, melhor a chance de ser efetivado!
:lol:

hoje em dia estágiario tem que saber tudo … ta complicado mesmo!

OO, Patterns, algum framework ORM e alguma tecnologia pra parte de apresentação. De qualquer forma, você ter desenvolvido um sistema e colocado ele em produção já vai contar muitos pontos pra você (já mostra que você sabe resolver alguns problemas que o desenvolvimento de software apresenta).

Só saber ler o Javadoc e e correr atrás de outras documentações e tutoriais já está de bom tamanho. Triste quando o pessoal nem isso faz.

Quando eu comecei meu estágio, só sabia um pouco de O.O, J2SE, Fazer um Crudizinho no Banco e sabia mexer razoavelmente bem com Linux. Veja que eu sabia um pouquinho de cada coisa, nada muito estupendo. Nem JDBC eu sabia. O que foi muito importante pra mim foi aprender a usar a API do Java, o que significou deixar de ter preguiça de ler as coisas em inglês. Se uma empresa pedir estagiário que saiba Struts, JSF, VRaptor, Hibernate, EJB3, JPA, experiência de 355.000 anos em Java, certificação de Arquiteto, Ajax, Facelets, Rubt on Rails, Python, Lazanha com fritas e o diabo a 4, com certeza é uma empresa escraviária. Fique esperto.
Pra mim, no estágio há um interesse de ambas as partes: do candidato, o interesse em aprender e crescer profissionalmente. Da empresa, em ensinar para absorver essa mão de obra depois.
No mais, é ficar esperto e se preparar pra trocar galão de água, normal em qualquer estágio saudável, rsrsrs. Abrass.

[quote=van bommel]Olá galera , quais os tópicos que um estagiario deve saber em java .
[/quote]

Deve ser esforçado , dinâmico e etc!!
vlw

Cara, quando eu tava procurando estágio, eu sabia o básico de OO, UML e J2SE.

Resultado, só consegui entrar em uma bolsa de pesquisa na universidade. Ai lá aprendi J2EE (JPA, EJB e JSF), alguns padrões, aprendi como funciona um desenvolvimento de software no modo “universitário” (lá existia a separação de analista de requisitos, analista de sistemas e desenvolvedor), enfim… tive uma ótima base lá e depois já fui direto contratado em outra empresa, como CLT e ai cai na real de como é o desenvolvimento de software… hehehehe!

Resumindo, vc tem que saber MUITO antes de procurar um estágio. Ou rezar pra achar uma empresa honesta.

O ideal, como já falaram, é vc desenvolver algumas coisas antes.

Com certeza tuas chances aumentam muito se vc mostrar coisas prontas, que vc fez, mesmo que vc não tenha todos os requisitos necessários.

Abraços!

[quote=van bommel]Olá galera , quais os tópicos que um estagiario deve saber em java .
[/quote]

Uma certificação SCJP iria cair bem pra um estagiário… e uma SCWCD melhor ainda… se tiver uma SCBCD já entra direto como junior com certeza… e se tiver uma de SCEA… aí meu amigo… tú já pode entrar como programador sênior tranquilo…

Eu nunca fui estagiário… pois sempre fiz vários projetos por hobby usando sempre as últimas tecnologias quando estava na faculdade… e já entrei como júnior… e depois de 6 meses já era pleno… e depois de 1 ano e meio já era senior… agora estou com “cargo” teórico de gerente/programador… e gerente não faz porra nenhuma… por isso que resolvi programar também.

Lembre-se que o programador é a peça mais importante de uma empresa de TI… por isso que programador ganha bem. Sempre vejo pessoas reclamarem do salário e tal… mas convenhamos que nosso salário é um dos mais altos(se não for o mais alto) de todas as profissões. E ainda as pessoas passam de júnior para sênior muito rápido. Em engenharia conheço pessoas que trabalham fazem 4 anos e ainda são juniores. Fora que ganham bem menos. Já consei de escutar pessoas que procuram estágios e não ganham nada… tem muito advogado, administrador, arquiteto e etc que até pagariam para estagiar… mas em TI duvido que isso acontece.

Resumindo: se o estagiário souber ler o Javadoc, é muito melhor que um indivíduo que acha que sabe muito, mas não sabe é porcaria nenhuma, e faz tudo “de orelhada” (ou seja, faz porque ouviu falar que é para fazer de um determinado jeito misterioso).

Estou cansado de ver gente que não consegue nem escrever, nem sabe fazer perguntas.

èeeee, tenso !!.

Aproveitando o tópico pergunto: Existe empresas que contratam o cara recém-formado e dão algum tipo de treinamento pra ele?
Tipo, na faculdade vc viu Java, OO, Banco de Dados, UML, Eng. Software entre outras coisas e vai para uma vaga de Delphi por exemplo.
A empresa investe nesse cara com um “treinamento interno”, tipo alguém senta do lado e esclarece dúvidas? Existe isso?

Putz, viu OO, Java, BD e vai trabalhar com Delphi? Coloca um exemplo menos hipotético.
Abraço!

estagiario conhecer patterns??

na minha opinião uma scjp no caso de um estagiario é um diferencial… significa que ja da para ele começar a programar ja (eu disse começar)…

um estagiario deve conhecer OO, ao menos um pouco, deve conhecer UML, ao menos um pouco, um pouquinho de SQL (ao menos uns cruds básicos), deve saber procurar nos docs da linguagem que esteja usando, no nosso caso do JDK, deve ler uns artigos de gente que conhece mais de vez em quando e deve “usar o google”, sempre que precisar…

agora, estagiario é um cara que esta aprendendo, começando, um cara que esta la para aprender… acho no minimo exigir demais que ele tenha experiencia… pior ainda querer que ele saiba patterns, frameworks… um cara que não precisa saber programar (ainda) mas precisa conhecer patterns?? Conhecer sem saber aplicar…

acho meio até estranho por que ja vi gente falando que patterns são uma coisa mais para o pessoal pleno, senior, não do pessoal junior, e ja estão querendo que estagiario conheça isso…

Ao meu ver, estagiario so tem q ter vontade de aprender, o resto ele se vira.

[]'s

Aprenda outra linguagem.

Estudar OO, UML, e outras coisas que sugeriram aqui é besteira se vc não sabe aplicar seu conhecimento usando diferentes linguagens. Talvez vc queira mais adiante seguir uma carreira mais gerencial, neste caso tudo bem, senão se especializar no ecossistema Java neste momento vai trazer no máximo codigo legado pra dar manutençao e projetos onde vc vai ser apenas recurso do recurso.

http://desciclo.pedia.ws/wiki/Estagiário

Ai ó… o conceito de estagiário.
Provavelmente, quem escreveu foi um estagiário bem descontente com sua vida …
^^

Quanto mais souber, melhor. Se aparecer um só com vontade de aprender e outro que conhece vários frameworks, OO e UML, adivinha só qual vai ganhar a vaga?

Particularmente, além de OO ele precisaria ter tido algum contato com Java, análise de sistemas e saber o básico de HTML. Menos que isso vai ser difícil conseguir vaga já que tem muita gente que se não aprende isso na faculdade, corre atrás por fora e já entra sabendo.

A última vez que contratamos estagiário, a grande maioria sabia pelo menos servlets, então não foi difícil filtrar por esse critério. Optamos em chamar os 15 que mais sabiam pra entrevista.