O que usar para desenvolvimento web?

10 respostas
rbroz85

Bom dia amigos…

gostaria de saber a opnião dos senhores na minha questao. Estou querendo desenvolver um projeto web e hospedalo na localweb ou outro.
mas estou em duvida em que tecnologia usar…
atualmente estou pensando nessa primeira opção (1):

1. Tomcat 6 + Jquery + JSP + hibernate
  2. Tomcat 6 + Jquery + JSP + JPA
  3. Tomcat 6 + JSF + Richfaces + JPA
  4. Tomcat 6 + JSF + Richfaces + hibernate

Tomcat 6 pq é mais facil achar um servidor para hospedar, glassfish e jboss deve ter no mercador… mas deve custar bem mais caro pra pagar por mes.

gostaria de saber um pros e contras bem criticos entre desenvolver usando JSF ou JSF com Jquery ?
nao sei se to falando besteira… eu uso JSF no trabalho e acho meio pesadao rs, oq vc acham ?

gente orbigado pela atenção…

10 Respostas

thiago.correa

Vai de cada um, eu estou usando a última opção mais spring, é bem provável que eu acresente o Seam para ter suporte a REST

FernandoCartaxo

Eu ficaria com a opção 4…
Gosto de desenvolver usando o JSF + hibernate…

Utilizar o JPA obriga a usar algum framework para rodar por de trás, o jpa por se for não persiste.
Eu prefiro utilizar o hibernate (nunca programei para os outros que tem e não sei como ficou agora com novo JPA), tem bastante coisa útil que não tem no JPA

rbroz85

entendi…

gosto do criteria do hibernate.
aqui no trabalho uso jpa com toplink é muito bom…

meu medo na realidade… e desenvolver uma app… publicar ela… e a manutenção ficar dificil…

Jair_Rillo_Junior

Se for JSF 2 eu optaria por ele, agora se for JSF 1.x ai eu mudaria de framework, tipo o Vraptor + JQuery UI.
Mesmo usando o JSF 2, eu continuaria com o JQUery para manipulação de JS,ou seja, JQuery é fundamental independente de framework.

Outro ponto que o Thiago citou é o uso do Spring. Ele irá te ajudar muito na parte de controle de transação e funciona muito bem com Hibernate e/ou JPA.

rbroz85

nao depender muito de framework é bom…

nao entendo mt de spring

o que seria usar
Jquery + Hibernate + Spring
entre
Jquery + hibernate sem String

abs

Jair_Rillo_Junior

Ficar fazendo o controle de transação manualmente é um saco e como você não vai estar em um ambiente Full JEE (onde o container poderia fazer esse controle para você) o Spring encaixa como uma luva. Além é claro de poder usar outros recursos como AOP, Segurança etc etc etc.

Mas é claro, você deve usar o que você conhece e o que encaixa para a sua necessidade. Alias, dependendo do que você quer, um PHP ou Ruby on Rails é mais viável do que usar Java e seus milhões de frameworks.

rbroz85

para minha app simples…
que nao vai ter integração a nenhum outro sistema (por enquanto)
vai ter envio de email… no maximo.

pretendo usar o jquery, jsp, servlets e hibernate (esse modelo sera q se enquadra no q eu quero ?)

so estava com duvida quanto usar JSF ou nao… eu acho q a manutenção do jquery mais facil e eu nao fico preso a componentes ja prontos e a ao uso do framework

agora qnt ao uso do hibernate e spring… eu nao tenho esperiencia…
pois no trabalho aki eu so uso jpa e toplink

irei estudar quanto ao uso do spring com hibernate

Jair_Rillo_Junior

Pode estudar o uso do Spring com JPA, é praticamente a mesma coisa.

JSP e Servlet aguenta o tranco sim, porém eu particularmente prefiro usar um framework MVC. Se não for JSF (versão 2.0) optaria pelo VRaptor. JQuery você pode continuar usando independente de framework

renzonuccitelli

Se não kiser não depender de framework mesmo, recomendo o Google App Engine. O ruim são as restrições do mesmo. O Bom é o ganho em escabilidade e o fato de só cobrar o que vc usa, além do deploy e administração de servidor que são bem fáceis.

[]s

Priuli

Opção 4 e ainda incluiria o Spring… Tomcat 6 + JSF + Richfaces + hibernate + Sprin

Pq ? (Minha visão)

JSF é muito pratico e rápido para construir o seu sistema, porem em alguns momentos te engessa quando precisa de coisas dinâmicas…

Richfaces é o mais completo, porem acho que algumas coisas são muito trabalhosas para fazer(Exemplo: Tabela com paginação real no banco).

hibernate: não usaria o JPA pois limita o Hibernate e o criteria é muito pratico e rápido usar ainda mais se você criar os Criterias através de reflection das suas classes para filtro.

Spring: Usaria o Spring com annotation, para gerenciamento das transações,injeção das minhas classes, perfis de segurança, email, bla… bla… bla tudo isso para não
poluir o código e não precisar implementar quando for necessário…

o problema de usar tudo isto é o tempo inicial para apreender a trabalhar com tantos frameworks, mas vale a pena!!! A questão de tamanho da aplicação tb aumenta, mais espaço em disco é uma coisa que temos em abundância…

Criado 27 de setembro de 2010
Ultima resposta 27 de set. de 2010
Respostas 10
Participantes 6