O que usar?

Olá a todos,

Estou começando no Java e notei que existe diversas tecnologias a serem exploradas através do Java. Acredito que muitas pessoas já passaram por esta mesma situação… Bom, vou logo ao assunto:

Andei lendo diversas coisas sobre Java e me deparei com um monte de caminhos a minha frente, e simplesmente estou perdido, sem saber para que lado ir.

Hoje eu desenvolvo aplicações comerciais em Delphi e PHP, e gostaria de substituir o PHP pelo Java, mas não sei qual das diversas tecnologias eu deveria usar… Servlet, JSP, Beans, etc…

Eu gostaria de saber onde se aplica melhor cada uma dessas tecnologias. Tipo eu vejo o gerenciador financeiro do banco do brasil e me pergunto em que aquilo é feito ???

Bom é isso, obrigado e até mais…

Comece aprendendo a linguagem em si, deixando de lado jsp, servlets e jdbc… quanto tiver mais confortavel com a maneira como o java funcione, comece a ver umas coisas de banco de dados ( jdbc ), e para web, de uma olhada em jsp e servelts… deixe os nomezinhos tentadores para mais tarde, quando voce ja tiver um bom conhecimento geral sobre a plataforma.
Ai voce pode passar para coisas como os milhares de frameoworks disponiveis, diversas maneiras de persistir dados e tudo mais.

Rafael