O que utilizar para agilizar os Projetos Web?

3 respostas
Woyzeck

Bom dia pessoal,

Talvez minha dúvida seja a de muitos por aqui,

Estou inciando em desenvolvimento para web. Utilizando o eclipse IDE (Europa, distribuição Java).
Já consegui fazer 2 (dois) mini-desenvolvimentos orientados a objeto, utilizando:

1. JSP, Spring e Hibernate
  2. JSF, Spring e Hibernate

Minha é dúvida é como agilizar isso com uso de ferramentas adequadas.

Por exemplo criar a JSP para o projeto 1 via. Tem algo como VEP pra web no eclipse.

E o spring o que utilizar para agilizar a construção dos XML sem fazer uso a principio de anotações.

Como faço pra utilizar GEF… não encontrei no Eclipse…

Obrigado

3 Respostas

Giulliano

Eu acredito que o que aumenta a sua produtividade não são ferrametas que construam códigos mas sim a adoção de Patterns…

Depois que aprendi a usar MVC + Skeleton + Factory + DAO e alguns conceitos de Gennerics eu aumentei a minha produção em 60% acredito.

Agora ferramentas que gerem código eu acho que só atrapalham.

marcelo_mococa

Eu discordo um pouco do nosso amigo Giulliano.

Acho que bons frameworks e API’s podem aumentar e muito o desenvolvimento. Você deve levar isso em consideração. Eu acho o VRaptor muito mais produtivo do que o Struts.

Sobre patterns, eu também discordo. Seu objeto não é aumentar a produtividade e sim desenvolver um código mais flexível e organizado. Em um futuro pode ser útil para diminuir tempo com manutenção do sistema.

Vale lembrar que essas foram as minhas opiniões. Ninguém é obrigado a concordar com elas.

vanderlanio

Concordo com Giulliano !

Mas da uma olhadinha no AppFuse.

Criado 11 de outubro de 2007
Ultima resposta 11 de out. de 2007
Respostas 3
Participantes 4