O que vai pegar?

Qual área em Java, vcs acham que vai pegar mais pra frente ?

Pelas tendências de se minimizar os aparelhos e a utilização macissa de celulares e PDAs, parece que J2ME é uma boa.

Além de Web Services também terem o seu nixo e mercado.

Cara, não existe uma área no Java que ai pegar, e sim, uma demanda de mercado onde a plataforma Java tenta contemplar.
Ou seja, se você reparar, a uns 2 anos atrás a Sun declarou que iria foca na facilidade de desenvolvimento e Desktop, com os lançamentos de alguns projetos, e a mais ou menos 1 ano e pouco, foi anunciado o Java Everywhere, onde foi então focado o desenvolvimento de APis para J2ME, ou seja, a área java que pea mais hoje, é a área que o mercado precisa.

O futuo pede mobilidade e conectividade, poém isto não restringe-se a J2ME, e sim servidores serindo aplicações clientes, tanto em celulares, como desktops, como em geladerias, cafeteira e o q mais puder conte um chip. Isto pode ser feito com WebServices, por exemplo, assim, fica uma ampla área para poder-se especializar (o que deve ser o motivo de sua pegunta).

Espero ter ajudado!!
[]'s e bons estudos

Pelo que tenho visto aqui no banco… J2ME é a bola da vez… o banco tem investido um bocado em alternativas “moveis” principalmente para sistemas de emprestimos.

Minha opinião,
acho que J2EE ainda tem muito a evoluir, principalmente em relação a padrões, ainda vai ter muito mercado, tmb pela distribuição.
e claro J2ME, com a evolução principalmente dos aparelhos, todo mundo vai querer usar dispositivos moveis…

[]'s

O problema do J2ME ainda é a falta de suporte à equipamentos com PalmOS (só suportam a versão 1.0 do MIDP/CLDC) e o suporte que chega a ser cretino de tão ruim à banco de dados!!

Concordo!

Isso está me fazendo aprender superwaba para superar desafios que j2me não suporta, tais como conexão via porta IR.
Era a única coisa que eu pensei que na hora de desenvolver o sistema para palm’s seria uma barreira e realmente foi.

O fato de não se ter banco de dados foi facilmente superado com a gravação dos registros. Isso foi blz.

Bom, vc falou que só suportam midp1.0, porém isso não é verdade.
Há a Máquina Virtual J9, da IBM, que já foi discutida aqui no GUJ (não é free).

:arrow: http://www.guj.com.br/posts/list/18642.java
:arrow: http://www.guj.com.br/posts/list/0/18102.java

Testei esta também e ela não ficou legal em um zire 21.

A solução para palms é superwaba, o que também vem sendo discutida pelo fato de não ser mais free.

:arrow: http://www.guj.com.br/posts/list/18207.java

Mas se vc gostar de celular e quiser investir nessa área acho que é um bom futuro, pois as soluções agora vão começar a caber na mão, ter conexão com internet e ainda por cima poder ligar para a namorada :smiley:
Além de outras coisas já citadas.

A evolução de dispositivos e de api’s promete

sei lah…

eu acho que em todas as areas o java tem capacidade e potencial…

seja web, desktop ou móvel…

Pessoal, valeu pela resposta. Me ajudou muito a me focar em uma área. Abraços, Lucas

O que vc achou desse papo todo???

O que vc quer estudar agora?

Eu quero partir para J2me, mais ainda acho que eu não sei o suficiente, eu programo em Delphi e tive 1 ano de Java na faculdade,mas eu quero aprender mais um pouco de Jse, para depois partir para Jme. Valeu !
PS: Tu trabalha em que area ?

Trabalho com programação em Cobol.

Acontece que estamos desenvolvendo um sistema para palms e eu comecei a fazer em j2me com MIDP 1.0 mas este não foi capaz de atender às solicitações do sistema, tal como comunicação pela porta IR, o que nos levou a partir para SuperWaba.

Estou apanhando um pouco ainda nesta nova linguagem, mas já deu pra perceber que é experimentando que se tem as certezas…

Ninguém comentou aqui…mas tem um assunto que vai bombar em breve que é a TV Digital, de tudo der certo em 2006 teremos nossos primeiros modelos (caros é óbvio). Já existe uma API chamada JavaTv pra se trabalhar …

Muito bem citado!

Além de programação pra celular, o que algum tempo atrás já era inimaginável poderemos programar pra TV’s :!: :!: :!:

Já pensou?? :smiley:

Deve ser bem classe A, programar para tv

Os jogos interativos da Sky são desenvolvidos com Java. :wink:

Aqueles que se joga via o controle remoto… hehehe

Alguem sabe de algum curso de J2me ou voltado para Jogos em java ?

sei lah… eu vi um anuncio da Caelum, um palm por aluno…

Eu acho que a parte de JEE hoje em dia é melhor vista pelo mercado de trabalho. To começando a estudar alguma coisa na área. Vcs acham que é uma área muito dificil de aprender ?

Realmente J2EE tem um bom mercado e é simple bastante vasta e complicada. Mas nada que dedicação, estudo e experiência não resolva.