O que vale ++ Diploma de faculdade ou Certificação da Sun

112 respostas
bsmachado

Olá Galera…
É possivel se arrumar um trampo como analista Java só com Certificado da SUN ou diploma de Bacharel de facul importa mais?
Qual a opinião de vcs?
:shock:

112 Respostas

T

Sem diploma você nem passa da porta :stuck_out_tongue:

Brincadeirinha, mas em muitos lugares é necessário ter um canudo se você quer ser algo mais que um mero programador toda a vida (por melhor que você seja). Costuma ser política de RH, principalmente das grandes empresas.

F

O diploma nao eh soh um canudo, eh a prova que vc eh um profissional da area e esta apto para construir solucoes no campo da computacao, sem diploma vc eh considerado como ensino medio e nada vai fazer com q vc esteja no mesmo nivel de alguem formado

A certificacao eh soh um algo a mais no curriculo para validar seu conhecimento em algo muito especifico, mas vale lembrar, ela por si soh nao dah emprego para ninguem

W

É possivel se arrumar um trampo como analista Java só com Certificado da SUN ou diploma de Bacharel de facul importa mais?
Acho que vc. deveria dormir menos e estudar mais Javinha.e,fazer um bom curso na Caelum ou GlobalCode.
sds.

Rubem_Azenha

fuzzyMind:
O diploma nao eh soh um canudo, eh a prova que vc eh um profissional da area e esta apto para construir solucoes no campo da computacao, sem diploma vc eh considerado como ensino medio e nada vai fazer com q vc esteja no mesmo nivel de alguem formado

Diploma não prova nada.

D

fuzzyMind:

A certificacao eh soh um algo a mais no curriculo para validar seu conhecimento em algo muito especifico, mas vale lembrar, ela por si soh nao dah emprego para ninguem

Só espero que o pessoal não pense bem assim. Quem disse que se formar em uma faculdade lhe torna um profissional da área?
Cara, tem uma trilha imensa a fazer, para ai então você se considerar profissional. Assim como tem gente com conhecimento medíocre sem formação, agora estão aparecendo os medíocres com formação. São pessoas encostadas que se formam e seguram o diploma como se fosse o “Santo Graal”.
A verdade é uma só, pegue o diploma e estude muito, mas muito além dele. São pouquíssimas as faculdades que lhe ensinam bem, e tá cheio de cara balançando o tal “canudo” sem emprego. Se tem uma coisa que a faculdade num faz, é tornar você profissional. Acho que isso tá mais pra lavagem cerebral do que pra realidade consumada.

Leozin

Nunca me pediram curso superior ou certificação, mas acho que certificação tá valendo mais…

na real o que vale mais mesmo é experiência e ponto final

porque o que mais tem é nego formado que não sabe nada e acha que porque conseguiu se formar vai ganhar rios de dinheiro hehehe

conheço gente ae que já trabalha a mais de 15 anos na área e não é formado… e disse que nesses 15 anos nunca ninguém pediu “o canudo”, so whatever

victorwss

Depende do que você quer fazer e onde quer trabalhar.

Tem empresas que exigem o diploma. Tem empresas que exigem certificação. Tem empresas que exigem os dois. Tem empresas que não exige nada.

Tipo, para concursos públicos, o curso superior vale mais, muito mais. Mas se você não quer saber de concurso, então depende da empresa onde você for trabalhar e o que vai fazer lá.

David

microfilo:
Diploma não prova nada.
Multo menos uma certificação Sun.

peczenyj

Vale o quanto vc sabe.

fabim

Errado. A certificação prova que o sujeito conhece a linguagem Java, pelo menos a nível básico.

Todos os SCJP que conheço sabem alguma coisa de Java.
O mesmo nao se aplica aos graduados.

A prova disso são alguns graduados em Ciência da Computação que ocupam cargos de TI no funcionarismo público.

David

fabiocsi:
Errado. A certificação prova que o sujeito conhece a linguagem Java, pelo menos a nível básico.

Todos os SCJP que conheço sabem alguma coisa de Java.
O mesmo nao se aplica aos graduados.

A prova disso são alguns graduados em Ciência da Computação que ocupam cargos de TI no funcionarismo público.

Não concordo. A certificação prova que o cara estudou pra uma prova, fez uns exercícios e passou. Não prova que ele sabe. Conheço muitos programadores ruins que são certificados. Do mesmo jeito que conheço muita gente ruim formada. O cara pode passar a faculdade enrrolando e sair sem saber nada, porque ele estudou apenas pra passar nas provas. Concordo com o peczenyj quando ele diz que o que vale é o que você sabe.

Outra coisa: nenhum curso de graduação deveria ter a obrigação de ensinar Java a um aluno.

Adolfo_Rodrigues

Um diploma vale mais. Uma certificação SCJP sai por uns R$ 300 enquanto um diploma universitário custa pelo menos uns R$ 10K

rdantas

Sem um diploma e com a certificação, por mais que vc saiba Java vai sempre ficar limitado por um ou outro aspecto. Além de ficar sempre naquela incerteza de aparecer um outro cara certificado que tenha diploma tomar seu lugar. Agora, cada caso é um caso e não dá pra generalizar, não é só porque vc não tem diploma que vc vai morrer de fome, ou com o emprego em risco, pois “o que vale é o que você sabe”

rafaelglauber

As graduações que podem te qualificar para ser um cientista (bacharel) ou professor (licenciatura), consiste em um curso estruturado para capacitar o indivíduo em determinada área do conhecimento…acho meio “nada haver” comparar isso com uma certificação que consiste exclusivamente em um estudo sistemático para realização de uma prova. De qualquer maneira é uma verdade que as faculdades não formam os indivíduos para o mercado de trabalho, pois nao é essa a essencia das instituicoes de ensino superior, essa funcao é para as escolas tecnicas que o custo é muito mais barato, uma universidade deve forma pessoas capazes de “estender” o conhecimento e nao formar meros executores.

G

kra o idel eh vc se formar e quando tiver no fim da facul, tirar certificacao, a faculdade te da uma visao mto boa sobre as coisas, vc nao se torna um programdor bitolado, sem chances de crescer, e outra, se vc se forma e tira uma certificacao, pode ter certeza que varias portas de emprego irao abrir pra vc, pois a maioria hj soh contrata pessoas certificadas…

vlws

pintofree

[quote=gzofera]kra o idel eh vc se formar e quando tiver no fim da facul, tirar certificacao/quote]
[b]

concordo com ele, hj em dia se vc quer aparecer é importante ser formado e ainda possuir um certificação, pois nenhum dois 2 separados vai fazer a diferença[/b]

pcalcado

O assunto facudlade x qualquer coutra coisa já foi debatido no fórum deenas de vezes. Se o foco da discussao cair para isso ela será trancada sem nenhum pudor.

richardpeder

A real é: nem facul nem certificação prova nada…mas no mercado atual se vc nao tiver facul dificilmente crescerá dentro da empresa…eu fico com o diploma de bacharel.

ate mais…

Gabriel

Bem, se você não quiser ser um desenvolvedor pelo resto da sua vida, faça uma faculdade. Caso contrário, nem esquenta a cabeça.

pcalcado

Se importa de elaborar? Ok, desenvolvedor não precisa-necessariamente- de faculdade, concordo, mas qual o outro cargo que precisaria?

L

Acredito que quase tds os cargos seriam nescessario,o mercado esta mto competitivo, vc deve ter de preferencia um curso superior ,certificacoes e é claro um real conhecimeto da funcao q deseja executar ou seu concorrente tem e vc ja era !
Mas é claro temos algumas empresas mediocres que nao se importao com isso se vc fizer um bom trabalho dane-se o resto,entre um funcionario com experiencia, curso superior , certificacoes e outro so com experiencia e certificacoes quem vc escolheria se fosse para sua empresa???
Acredito que um curso superior abra um leque de oprtunidades p/ vc como profissional!

Gabriel

Se importa de elaborar? Ok, desenvolvedor não precisa-necessariamente- de faculdade, concordo, mas qual o outro cargo que precisaria?

Bem, pelas empresas que passei, eu particularmente nunca vi gerentes de projetos, coordenadores de equipe e outras pessoas com cargos superiores que não tenham no minimo uma graduação. A maioria ou já era formado, ou estava se formando, ou estava fazendo pós, ou já tinha pós ou estavam estudando de alguma outra maneira.

Falo isso baseado em minha experiência profissional(que não é grande), mas podem haver exceções(se é que são exceções).

Kenobi

Medicina !! É um puta trampo, muitas aulas práticas, residência e tudo mais … :slight_smile:

pcalcado

Kenobi:

Medicina !! É um puta trampo, muitas aulas práticas, residência e tudo mais … :slight_smile: [/quote]

Você entendeu :stuck_out_tongue:

Procure outras threads sobre facudlade aqui no GUJ e você vai ver que não é bem assim que as coisas acontecem. “empresas medíocres” geralmente são aquelas que acham que estão fazendo um bom negócio limitando sua seleção de profissionais à um critério facilmente verificável mas que não prova nada, como diplomas e certificados.

Gabriel:

Bem, pelas empresas que passei, eu particularmente nunca vi gerentes de projetos, coordenadores de equipe e outras pessoas com cargos superiores que não tenham no minimo uma graduação. A maioria ou já era formado, ou estava se formando, ou estava fazendo pós, ou já tinha pós ou estavam estudando de alguma outra maneira.

Falo isso baseado em minha experiência profissional(que não é grande), mas podem haver exceções(se é que são exceções).

Não são exceções. Dê uma olahda nos já citados tópicos anteriores, é normal termos essas impressões até conhecermos mais sobre o mercado.

felipeguerra

Posso estar enganado, mas a certificação te ajuda na hora de arrumar um trampo fora do país, né?

Outra coisa, concorda comigo que a galera deveria estudar Java+Português || C#+Português, etc?

Ta foda, viu…hahahahahahahahahahahha

Gabriel

Na verdade me esqueci de um exemplo gritante sobre este assunto: meu pai.
Meu pai tem 44 anos e é um dos sócios fundadores de uma software house e tem só ensino médio, nem inglês ele fala.
Era um simples office-boy…até que começou a estudar clipper por vontade própria, abriu uma micro-empresa, começou a prestar serviços e hoje tá ai, fazendo parceria com uma empresa da Nova Zelândia e indo em feiras de tecnologia na França e Alemanha.

cassio

Meu pai tem 44 anos e é um dos sócios fundadores de uma software house e tem só ensino médio, nem inglês ele fala.
Era um simples office-boy…até que começou a estudar clipper por vontade própria, abriu uma micro-empresa, começou a prestar serviços e hoje tá ai, fazendo parceria com uma empresa da Nova Zelândia e indo em feiras de tecnologia na França e Alemanha.

Fiquei curioso agora… como seu pai vai a feiras no exterior sem saber pelo menos inglês? Como ele absorve algum conteúdo lá?

Gabriel

Fiquei curioso agora… como seu pai vai a feiras no exterior sem saber pelo menos inglês? Como ele absorve algum conteúdo lá?

Ele entende alguma coisa e sabe o falar só o básico, mas meu pai tem uma capacidade de comunicação que você não tem idéia.
Mas fora isso ele vai com pessoas que falam inglês e outros idiomas por ele.

saoj

Alguém aí já ouviu falar de Internet, Google, projetos open-source, GUJ, etc?

L

Assim como vc diz ate parece que as empresas nao se preocupam com um curso superior,realmente um curso superior ou certificacao nao garante que vc é um bom profissional, mas como eu disse entre um bom profissional com curso superior e certificacao e um bom profissional sem curso superior e certificacao quem prevalece???
foi o que eu afirmei acima!
Da maneira que vc descreve ate parece que vc é contra cursos superior!
A propósito só por curiosidade vc tem um curso superior?tu tens certificacões?
Abraços

F

É triste ver a mentalidade da maoria dos brasileiros, incluindo muita gente aqui nesse fórum, que considera que a finalidade do ensino superior é para arrumar emprego.

O ensino superior tem como finalidade formar profissionais para desenvolver ciencia e tecnologia piorneiras, criar e manipular conhecimento, buscar novas fronteiras, trazendo com isso a verdadeira grana. Nosso país balaniza isso de forma grotesca, poucas instituicoes trabalham nesse sentido e a maioria das faculdades oferece cursos “na prática” para o aluno se posicionar no “mercado de trabalho”, com isso nós temos um grande país manufatureiro que só copia o que vem de fora, sem inovar em nada, então dá igual isso e uma certificação qualquer da vida.

Exemplo disso é que o Brasil tem uma imensa quantidade de desenvolvedores Java brasileiros e pouquissimos projetos open-source relevantes, temos uma massa de mentes fechadas que não sabem criar, que nao antecipam tendendecias e sempre vão no seguro depois que um extrangeiro levantou a bola.

Klaus Wuestefeld, do projeto Prevayler, mesmo disse que suas idéias foram muito melhor recebidas na Europa do que aqui no Brasil, é uma vergonha.

Há exemplo de alguns poucos iluminados que sem estudo formal conseguiram realizar grandes feitos, sim há. Porém, para cada um desse, há milhares de pessoas que realizam feitos grandes e que se dedicaram em uma universidade, sem baichareis, mestrados e doutorandos, não haveria eletricidade, mecânica quântica, eletrônica, computação e Java.

Nós deveriamos lutar para sermos esses últimos e não nos acomodar sonhando em se tornar os primeiros. Enquanto isso a gente pode se vangloriar do Maker.

lucifeler

Bom se voce quizer ser um profissional de tecnologia de informação a faculdade é o requisito mais importante, ja se voce quiser ser um mero programador sem almejar cargos mais importantes entao uma certificação ja esta de bom tamanho.

Veja por esse lado a certificação da Sun so diz que voce conhece a linguagem desenvolvida por ela mais nada, ja faculdade lhe oferece uma gama de informações sobre a area tecnologia de informação como engenharia de softwares, compiladores, sistemas operacionais, redes, matematica diferencial, logica matematica, entre outras. Todas essas materias tornam voce um profissional apto a trabalhar na area de TI não somente programando. Agora tem que ver tambem que a qualidade da faculdade né, porque tem algumas que ter o diploma e não ter é a mesma coisa. ehehehe

pcalcado

fuzzyMind, sua colocação não faz muito sentido. Os problemas de pesquisa e inovação no Brasil existem mas não estão relacionados com o que temos aqui no tópico.

A maioria dos bons profissionais que atuam nas empresas globais que já atuei não possuem graduação em ciência da computação ou coisa parecida. Boa parte tem major em áreas completamente não relacionadas como literatura, linguística, direito e inglês. Boa parte das inovações da área surgiram por pessoas que não possuem diploma ou não estudaram formalmente ciência da computação.

As idéias do Klaus não foram bem recebidas em lugar nenhum porque não são idéias novas -e nem dele. O Klaus apenas criou uma implementação do conceito de log+snapshot, coisa que já existe há décadas, e de bases de dados em memórias, que existemd esde as versões de Smalltalk dos anos 60.

Faculdades devem estar vinculadas com inovação mas vincular inovação à faculdade é ignorar não somente a lógica mas a história.

pcalcado

lucifeler:
Todas essas materias tornam voce um profissional apto a trabalhar na area de TI não somente programando. Agora tem que ver tambem que a qualidade da faculdade né, porque tem algumas que ter o diploma e não ter é a mesma coisa. ehehehe

para continuarmos neste fluxo: se trabalho com TI mas não programo sou…?

lucifeler

É fuzzyMind infelizmente muitas pessoas pensam assim é uma pena mesmo, quantas vezes eu vim na faculdade pessoas falando que iriam trocar de faculdade para uma BEMMM PIOR somente para tirar o diploma :?.
Mas tambem temos que ver que os nossos governantes são complacentes com as situação e deixam que apareçam inumeras faculdades de baixo nivel que só querem saber do dinheiro que o aluno paga e a qualidade que se dane.

saoj

A empresa onde trabalho também não possui esse pré-requisito de graduação ou qualquer coisa. Concordo com o Phillip aqui.

Mas discordo totalmente aqui. Quem tem o mínimo de experiência com empreendedorismo, sabe que uma idéia simplesmente não vale absolutamente nada. Mais vale uma idéia razoável bem implementada e posta em prática do que uma idéia maravilhosa que só ficou no campo da idéia, dentro da cabeça de um idealista.

O mérito do Klaus, foi pegar uma idéia teórica e transformá-la em algo bastante prático através de um projeto open-source de relevância. E cá entre nós o tópico prevalência é bastante interessante. O único erro do Klaus foi achar que a coisa deveria dominar o mundo e que os bancos de dados relacionais eram nocivos e deveriam ser eliminados.

E quanto a questão de títulos/papéis/certificações/blah/blah/blah, eu já cansei de dar a minha opinião sobre isso. Sempre haverá pessoas que valorizam isso. Se todo mundo pensasse da mesma maneira no mundo ele, além de ser chato, seria bastante monótono do ponto-de-vista meritocrático.

pcalcado
  1. Implementar uma ideia nao te faz autor dela.
  2. Existem diversas implementações do conceito, pagas e livres. O Prevayler fez foi barulho. Eu mesmo trabalhei para uma emprsa que possui a idéia de log’n’snapshot como patente na Europa e um produto comercial baseado nisso. Há vinte anos.
rodrigoallemand

Concordo com ambas as partes: do lado do Shoes, diploma não é necessário, mas é um diferencial muito grande em algumas empresas… do lado do fuzzyMind, que é necessário ao menos para selecionar uns ensinamentos básicos…

Mas, essa disputa de “diplomados” e “descolados” (retirada do programa “O Aprendiz com Roberto cara-de-cera Justos”) vai continuar até que um descolado tome bomba em uma empresa que, antes de saber se o cara é bom ou não, pede o seu diploma…

Agora, concordo mais ainda que o pessoal deveria correr é pro “portuga”… tá sinistro!!!

E uma duvida, Shoes, talvez vc consiga responder: BillGates não tem diploma mas não é ninguem… Fowler tem diploma?!? Manda um Notes ai pra ele… rs

T

Bom, tanto o Bill Gates quanto o Lula têm diploma agora :stuck_out_tongue:
(O primeiro por merecimento, e o segundo …)

saoj

Todo mundo tem milhões de idéias maravilhosas todos os dias. A questão é que entre a intenção e o ato há um grande abismo. Qualquer um pode ter uma idéia genial para colocar na Internet, agora implementar isso com qualidade, custo baixo e num tempo razoável é que é o problema.

Era um produto proprietário. Os bancos de dados relacionais tb usam isso para back-up. Se dá alguma merda no Oracle vc pode simplesmente reaplicar o log de transações. Warcraft usa isso para o replay dos games, e por aí vai. Mas a questão é: Qual projeto open-source de persistência anterior ao prevayler que fazia isso? Qual projeto anterior ao Webwork utilizava filtros no nível do framework? Qual projeto open-source de framework web Java anterior ao Mentawai que usava configuração programática centralizada?

pcalcado

saoj:
pcalcado:

1. Implementar uma ideia nao te faz autor dela.

Todo mundo tem milhões de idéias maravilhosas todos os dias. A questão é que entre a intenção e o ato há um grande abismo. Qualquer um pode ter uma idéia genial para colocar na Internet, agora implementar isso com qualidade, custo baixo e num tempo razoável é que é o problema.

E o que isso tem a ver com o que eu falei sobre implementar uma idéia não te fazer autor dela?

Leia de novo: não estou falando de mecanismo de suporte, estou falando de banco de dados transacional em memória. Aproveite e d6e uma passada sobre o que o pessoal de Seaside az para persistir dados e você vai ver que existem diversas implementações, muitas delas inclusive se propõem a substituir um bancod e dados relacional inteiro. O Prevayler fez barulho. E camisetas. E passou.

Meu Zahl, você tem que meter o mentawai em tudo quanto é thread?

rodrigoallemand

thingol:
Bom, tanto o Bill Gates quanto o Lula têm diploma agora :stuck_out_tongue:
(O primeiro por merecimento, e o segundo …)

Antigamente isso tb era possivel com carteira de motorista… e em algumas faculdades ainda é possivel… seria um dinheiro bem investido?!?

lucifeler

Pode ser um administrador de rede!

pcalcado

rodrigoallemand:

E uma duvida, Shoes, talvez vc consiga responder: BillGates não tem diploma mas não é ninguem… Fowler tem diploma?!? Manda um Notes ai pra ele… rs

Não faço a menor idéia e nunca vi isso escrito em nenhuma bio dele. É uma pena que ele deixou Melbourne semana passada mas quando tiver outra oportunidade eu pergunto.

pcalcado

Desculpa, não entendi. Pra ser programador eu não preciso de diploma mas para ser administrador de redes preciso?

saoj

Só estou dizendo que a minha opinião pessoal é que uma idéia por si só não vale pxrra nenhuma, mas uma idéia implementada e posta em prática vale muito! Resumindo: “Mais vale uma idéia razoável bem implementada, do que uma idéia maravilhosa que ficou só dentro de um livro ou na cabeça do autor!”

Depois que alguém faz alguma coisa, é muito fácil dizer: “Ahhhh, mas todo mundo já tinha pensado nisso antes! Essa idéia é velha!”

Muita gente usa até hoje! Qual projeto brasileiro open-source que teve mais relevancia que o prevayler? Deve até ter, mas assim rapidamente eu não sei…

Cara, para de reclamar! Dei apenas um exemplo, não precisa ficar revoltado. Eu não reclamo quando vc dá repostas não tão humildes e fica criando flamewars com todo mundo aqui, então não reclame quando eu fizer uma citação dentro de um contexto.

rodrigoallemand

Cara, ter u8m diploma te ajuda desde uma entrevista, onde vc já sai na frente de quem não tem até quando vc for preso por <COLOQUE_AQUI_SUA_POSSIBILIDADE_DE_PRISÃO>… sua cela unica terá ar, tv, o juiz vai te tratar um pouco diferente, etc…

pcalcado

E não ter concorrentes faz algo ser bom, então?

Será que sou só eu que reclamo da mania infeliz de levar tudo quanto é thread para seu framework?

http://www.theserverside.com/news/thread.tss?thread_id=48340#247114

Pra você qualquer contexto é bom para citar essa coisa.

saoj

Acho humildimente que vc está certo quando diz que em alguns posts eu posso exagerar nas minhas citações.

Mas também acho que as pessoas que mais reclamam são aquelas mais incomodadas porque falam, criticam, batem no peito com uma moral inexplicável mas bem que gostariam (e deveriam) ter algo prático para mostrar como Prevayler, JCompany, JSenna, VRaptor, SwingBeans, NEO, J2EE Spider, Miocc etc.

esb

Cela especial eh soh ate o julgamento. Se condenado, vai pro mesmo muquifo dos outros presos.

L

isto msm pessoal nao entre em curso superior e tbm diga naum as certificacoes, deixem que o pcalcado faca por vcs e fique com suas vagas sinceramente este cara é inédito!
Acho que seremos mais competitivos lendo jornais talvez seja isso o melhor a se fazer!

saoj

O que o sú tem haver com as calças ??? Minha pergunta foi clara: “Qual o projeto brasileiro open-source que obteve mais relevância nacional e internacional que o prevayler?” Deve até ter, mas agora assim rapidamente eu não me lembro… (não incluir o LUA, por favor. Esse é um caso a parte!)

Então acho que o Prevayler deve sim ser respeitado, mesmo com os seus erros.

pcalcado

Sim, sim, claro, claro.

Malditos invejosos!

saoj

O Gavin King não precisa ter inveja de ninguém, já vc Phillip eu vou deixar para as pessoas do forum julgar.

Vc quer criar um flamewar comigo, assim como já criou com várias outras pessoas aqui nas últimas semanas, mas não vou te dar esse prazer…

Também não vou lá nos seus posts, onde vc foi arrogante, falou um monte de baboseiras, criou confusão, etc e postar aqui o que vc falou.

E veja bem que o Gavin estava falando especificamente sobre a configuração do hibernate e não sobre a configuração de um framework web.

O prevayler, o Mentawai é tudo merda! Bom mesmo são as coisas que o Phillip faz!

pcalcado

saoj:

O que o sú tem haver com as calças ??? Minha pergunta foi clara: “Qual o projeto brasileiro open-source que obteve mais relevância nacional e internacional que o prevayler?” Deve até ter, mas agora assim rapidamente eu não me lembro… (não incluir o LUA, por favor. Esse é um caso a parte!)

Se nenhum projeto brasileiro tiver relevância isso não faz o menos irrelevante ter alguma. Na verdade, por que o Prevayler seria o ‘menos irrelevante’, em primeiro lugar?

L

pcalcado:
saoj:

Mas também acho que as pessoas que mais reclamam são aquelas mais incomodadas porque falam, criticam, batem no peito com uma moral inexplicável mas bem que gostariam (e deveriam) ter algo prático para mostrar como Prevayler, JCompany, JSenna, VRaptor, SwingBeans, NEO, J2EE Spider, Miocc etc.

Sim, sim, claro, claro.

Malditos invejosos!

pcalcado ou seria pchatisbaldo o carinha irritante viu, só atrapalha

David

Por que? Porque ele posta coisas interessantes no GUJ?

saoj

pcalcado:
saoj:

Se nenhum projeto brasileiro tiver relevância isso não faz o menos irrelevante ter alguma. Na verdade, por que o Prevayler seria o ‘menos irrelevante’, em primeiro lugar?

Tentando deduzir o que vc quiz falar:

Fazer um projeto open-source que obteve relevância, ou seja, um determinado sucesso no Brasil e no exterior é algo muito legal, que dá satisfação aos autores pelas muitas noites não dormidas para fazer e viabilizar aquilo.

Projetos como LUA (a única linguagem tirando Ruby feita fora dos Estados Unidos e Europa a obter uma forte relevância internacional), Prevayler, etc. são motivos de orgulho, pelo menos para quem os fez.

E se vc acha que isso é lixo, não vale de porra nenhuma, tudo bem. É um direito seu. Tenho uma opinião contrária a vc, se é que vc me permite isso.

Por mim essa discussão termina aqui. Tenho certeza que eu e vc temos coisas mais importantes e produtivas para fazer do que ficar alimentando esse flamewar e gastando inutilmente as páginas desse post.

L

Vc ja leu o titulo do tópico amigo o cara naum tem nada a ver, ta fugindo do assunto afinal ele so entrou pra atrapalhar!

pcalcado

É verdade, havia esquecido do Lua. Não, Sérgio, Não coloque palavras na minha boca. Eu Não falei que não vale nada, apenas que não é inovador nem original. E não é porque algo é brasileiro ou open-source que é bom e eu devo me orgulhar. O autor se orgulhar de um software (tirando quando ele entra em parafuso e começa a enfiar o tal produto em tudo quanto é lugar) é algo compreensível e digno de estímulo. Isso, entretanto, não faz com que o produto seja relevante.

Gabriel

Vc ja leu o titulo do tópico amigo o cara naum tem nada a ver, ta fugindo do assunto afinal ele so entrou pra atrapalhar!

É, quem acrescenta muito é você.

Rafael_Steil

Otimo. Vou cobrar esse compromisso.

Rafael

David

E quem mudou os rumos do tópico foi ele? Leia novamente o tópico…

Rafael_Steil

Pessoal, se nao tiverem mais nada a acrescentar em relacao ao assunto DESTE TOPICO, entao por favor vamos seguir para outras threads (e manter-se no assunto delas)

Rafael

L

E quem mudou os rumos do tópico foi ele? Leia novamente o tópico…

vou me retirar deste topico isso ja virou marmelada
abracos

saoj

pcalcado:
saoj:

Projetos como LUA (a única linguagem tirando Ruby feita fora dos Estados Unidos e Europa a obter uma forte relevância internacional), Prevayler, etc. são simples motivos de orgulho, pelo menos para quem os fez.

É verdade, havia esquecido do Lua. Não, Sérgio, Não coloque palavras na minha boca. Eu Não falei que não vale nada, apenas que não é inovador nem original. E não é porque algo é brasileiro ou open-source que é bom e eu devo me orgulhar. O autor se orgulhar de um software (tirando quando ele entra em parafuso e começa a enfiar o tal produto em tudo quanto é lugar) é algo compreensível e digno de estímulo. Isso, entretanto, não faz com que o produto seja relevante.

Vc nunca fala nada ou faz nada. Se vc não editar, as pessoas poderão ver que vc falou claramente que tudo que o prevayler fez foi barulho, que a idéia já existia a séculos. Então eu te perguntei qual projeto open-source anterior ao prevayler que implementava um sistema prevalente e vc citou um sistema proprietário. Não foi o que eu perguntei…

Depois vc foi no theserverside pegar discussões minhas com outras pessoas e postar aqui. Isso não é uma atitude legal, mostra que vc tem bastante ódio no coração e quer o confronto. Felizmente eu não estou disposto a partir para um flamewar, como erradamente nós já fizemos no passado.

Se vc acha que o Mentawai não tem relevância, que os casos de sucesso, os downloads, os artigos, as citações, etc. são lixo de pessoas malucas, porque vc é o foda, e se vc não fez um framework web é porque todos que estão aí (tirando o Mentawai é claro) já são fodas o suficiente, então tudo bem. Eu respeito sua opinião Phillip!

Eu só acho que vc está deixando o sucesso subir a sua cabeça e não sou apenas eu que tem reclamado das suas atitudes aqui.

E por favor, não precisa falar que eu cito o Mentawai nos meus posts. Vc já falou isso 1232131232131321 de vezes. O dia que vc for o meu pai ou que esse fórum tiver um ditador, eu vou te escutar. (OBS: Acredito que já estou melhorando muito tb nesse sentido de evitar citar o Mentawai por aqui!)

saoj

Rafael Steil:
saoj:

Por mim essa discussão termina aqui. Tenho certeza que eu e vc temos coisas mais importantes e produtivas para fazer do que ficar alimentando esse flamewar e gastando inutilmente as páginas desse post.

Otimo. Vou cobrar esse compromisso.

Rafael

Ok Rafael. Em respeito a vc e as demais pessoas desse forum, minha participação termina efetivamente aqui.

pcalcado

Ué, você não ia parar?

A parte de Prevayler eu não vou comentar porque está nas páginas anteriores. Eu Não edito minhas mensagens nem tento esconder o que fiz no passado.

Se você é feliz com o seu brinquedo tudo bem mas há anos que este fórum te avisa para parar com a propaganda, e parece que o pessoal do TSS concorda.

Quanto ao valor das minhas contribuições, eu não sei o que você considera suficiente para poder criticar o mentawai ou qualquer um dos seus projetos, então nem adianta. Eu tenho publicado bastante coisa nos últimos anos. Infelizmente elas estão relacionadas com design e arquitetura de software e pelo que vejo daqui e de outras threads esse assunto não te interessa muito. Uma pena.

Eu faria algo se achasse que tenho algo a acrescentar. Construir mais um framework web irrelevante não agrega nada à comunidade.

victorwss

Putz, tranca logo esse tópico porque o negócio aqui já virou briga de moleque na escola para ver quem ganhou o presente mais bonito. Esse tópico não vai dar em nada.

luistiagos

realmente… e lamentavel como as faculdades são hj em dia… eu faço CC e este curso so me f**** mais a minha vida… alem de tirar o pouco tempo que tenho… ele me tira o tempo de estudar para coisas realmente uteis fazendo eu estudar para coisas inuteis… isto que e foda nesses cursos o tempo q vc esta estudando calculo x y z, matematica x, y, z sendo que vc nao utilizara isto pra nada vc poderia estudar coisas uteis… pensando em usar tecnologias uteis… não digo fazer simplismente CRUD… mas coisas uteis q vc sempre quiz saber e a merda da faculdade nunca te ensinou e vc nunca teve tempo pra aprender… ate mesmo desenvolvimento com tecnologia de baixo nivel, implementações sobre sgdbs, implementações de framework, arquitetura, gerenciamento entre outras coisas de aplicações, desenvolvimento em dispositivos moveis, jogos e milhares de coisas que vc realmente gostaria de aprender mas sua faculdade não ensina… vc so aprende la matematica avançada… e realmente curioso como a maioria dos cursos de graduação te preparam focando vc para o mercado… vc nao ve medico porai sem diploma de medicina… vc não ve advogado sem diploma de direito… mas profissional que trabalha com TI sem diploma vc ve um monte… qdo quiz fazer CC queria se tornar um bom profissional de TI mas vou sair dela me tornando um bom matematico ao invez disto… sendo que este tipo de estudo e um atraso na vida de um profissional que quer seguir a carreira de TI… sim e verdade algebra principalmente pode ate ser uma das raizes da computação… mas raizes não dao frutos o que da frutos são arvores ja enraizadas… o que o profissional precisa e de frutos para poder plantar suas sementes… e as faculs hj em dia dao somente pobre raizes que não serviram de nada ao profissional em sua vida… e lamentavel isto… alem disso vc paga caro pra caramba em uma faculdade vai na aula pra um fdp de um professor te dar uma pilha de trabalhos e nem sequer lhe ajudar ou te orientar como fazelos apenas manda faça… sendo que o aluno geralmente trabalha o dia todo e ainda tem outras materias outros focos… e paga caro pro maldito do professor nem sequer lhe explicar sobre a materia… claro isto aplica em alguns professores apenas mas infelizmente a grande maioria que não dão o trabalho de lhe ensinar mas sim de apenas te avaliar… antigamente sonhava alto… pensava que um diploma de CC iria me tornar algo no mercado… hj em dia realmente vejo que ele so esta me atrasando a minha vida no mercado… o melhor mesmo é pegar alguma coisa fachada qualquer curso tecnologico pra apenas conseguir um diploma… o mais fiasco que tiver (pq um bom nao vai te adiantar em nada mesmo em nivel de graduação) e depois de conseguir este diploma dai sim correr atraz de um bom mestrado ou pos na area especifica que vc realmente quer seguir na computação… alem de ir atraz de certificações…

pcalcado

Luis,

A maioria do que você falou que gostaria de aprender é ensinado numa boa faculdade. Você pode não aprender sobre como criar um framework mas vai aprender sobre os princípios que atuam neste segmento. Pode não aprender a criar um SGBD mas vai aprender as estruturas de dados utilizadas em um.

Ciência da Computação não é um curso de receita de bolo, ele te dá os conceitos e você os une da forma que achar melhor.

Claro que estou falando de um curso minimamente razoável. Me surpreende a quantidade de pessoas com mestrado e doutorado que eu conheço que ficam maravilhados ao ver coisas em Ruby que Lisp e Smalltalk já fazem há décadas e faz parte da grade curricular de suas instituições.

luistiagos

O grande problema e que ele não te da a receita de bolo… mas tbm não te da a farinha e muito menos o trigo pra fazer a farinha que faz o bolo de qdo vc precisa da farinha ele so diz onde provavelmente vc ira encontrar um punhado de trigo pra fazer isto… sendo que o tempo em que vc vai gastar pra ir ate la colher o trigo outros ja fizeram e comeram o bolo… este e o grande problema…

rodrigoallemand

[quote=esbCela especial eh soh ate o julgamento. Se condenado, vai pro mesmo muquifo dos outros presos.[/quote]
Po, mas ai vc merece mesmo… rs… mas vamos voltar ao tópico, né… senão vão começar a lançar pedras nos nossos telhados…

pcalcado

Esse é meu ponto: dá sim. Te dá os algoritmos e princípios que muitos levaram séculos para descobrir. Juntar os algoritmos e princípios em uma coisa realmente útil Não é papel da graduação, é seu papel :wink:

luistiagos

algumas materias… mas em muitas não… o que sou contra neste tipo de curso e o enfoque exagerado na matematica… acho que isto deveria ser papel de uma graduação de matematica ou um mestrado de matematica computacional ou de matematica algoritimica ou algo assim voltado para a pos voltado para aqueles que desejam empenhar este papel academicamente com doutorados, mestrados e pos… tbm a outro curso destinado ao estudo da matematica em meios computacionais na graduação que se chama matematica computacional… este sim e diretamente voltado a area de matematica com algumas bases computacionais como a algoritimica… mas ja CC acho que deveria ter seu foco mais para a area do mercado e um pouco menos para a area matematica…

marcelomartins

Pessoal, eu resolvi ler esse tópico quando já tinha 5 páginas, ai fui lá, ler desde o inicio.

Li toda a primeira página, algumas opiniões interessantes, outra nem tando. Ai quando fui mudar para a segunda pagina vi que tinha mais 4.

Pensei: Aposto que se eu for pra ultima pagina direto o assunto vai ser completamente diferente.

Pior que eu tava certo :frowning:

Isso ta virando normal aqui.

Estão acabando com o GUJ.

pcalcado

Sei que alguns cursos puxam demais em matemática e não sou matemático ou algo do gênero para dizer o quanto é útil ou não em um curso. Ainda assim, matemática pura é a base de boa parte dos conceitos que existem em desenvolvimento de software. Orientação a Objetos, Bases Relacionais, rogramação Funcional… tudo isso é baseado nestes conceitos.

Eu concordo que um aluno em geral Não consegue fazer esse elo entre um conceito ‘puro’ e sua aplicação e que a maioria dos professores não se preocupa em fazer o aluno entender essa ligação mas não concordo com você em geral. talvez em específico de algumas grades, no geral não.

rodrigoallemand

O mundo pode até girar ao contrário, o poste mijar no cachorro e etc… mas o Phillip tem a postura dele e outros tem uma contrária… e todo mundo é feliz assim!!!
E ao owner do tópico, sinceramente, neste caso acho dificil vc se espelhar em algum de nós “descolados”… umas pessoas já entram na faculdade sabendo bastante… outras saem sem saber nada…

Eu ainda acredito no DOM para a área de TI que algumas pessoas tem, outras não…

T

Eu acho que todo mundo que vai fazer programação ou análise deveria fazer o curso de Construção de Compiladores (e obviamente seus pré-requisitos). Sim, aquele que antigamente se dava com o livro do Aho/Sethi/Ullman, mais conhecido como “Dragon Book”. )

rubinelli

Luis, você sabe por que conceito é importante? Porque sem conceito você é peão.

O peão sabe construir uma casa, mas o engenheiro sabe porque ela fica de pé.

O peão só conhece uma técnica. Se você der um material diferente pra ele, você tem que treiná-lo de novo ou ele vai fazer tudo do jeito antigo (e errado). O engenheiro consegue ver além dos detalhes das técnicas e ferramentas.

O peão pode ser substituído por outro que ganha cem reais a menos, mas o engenheiro faz falta, e por isso (muito mais que por um canudo) ele ganha mais e é tratado melhor.

É muito fácil arranjar emprego de peão. Você só precisa fazer um Telecurso, saber misturar uma massa, e passar nas construções perguntando se precisam de peão. Sempre tem algum lugar que precisa. Se souber subir uma parede reta então, já vai ser peão sênior. Depois de alguns anos, você pode parar de pôr a mão na massa e se tornar empreiteiro. Se é isso o que você quer para sua carreira, ótimo.

Se não, então o jeito é estudar Cálculo e Estatística. (na minha experiência, duas das mais mal-compreendidas matérias dos cursos de Exatas)

luistiagos

e verdade que basicamente a computação e baseada na matematica… mas mande um matematico q nunca viu nada de computação fazer um sistema basico de cadastro sera que ele consegue? acho q não… mesmo que a raiz da coisa esteja literalmente la… conhecendo a “coisa” em sua forma primitiva somente ele não consiguira fazer nada… pq as coisas evoluem… tudo na natureza evolue o que era a 3000 anos atraz utilizado para alguma atividade pode ter ser usada ate hj em dia mas ela e bem diferente de como era a 3000 anos mesmo que sua base seja a mesma sua utilização sua concistencia e bem diferente…

um exemplo disso, o mais tosco possivel:
mesmo que um matematico entenda td sobre conjuntos por exemplo ele ele saiba que a intersecção de um conjunto A com um B de os elementos que estão contem em A e contem em B sera que ele sabera utilizar este conceito em uma base de dados, ou em uma estrutura de dados, ou em circuitos impresos ou em diversos fatores que derivam disto na computação? acho que não, não e mesmo?

agora um programador que programe a anos e entenda bem de estrutura de dados e de BD e ate de circuitos impressos… se ele não souber nada sobre conjuntos matematicos mesmo que ele não saiba fazer o mero exercicio da intersecção de A com B sera que isto vai mudar alguma coisa na sua vida profissional? sera que ele sera um profissional ruim pq não sabe o conceito matematico que se baseia uma parte de sua atividade? acho que não nao e mesmo? então pq diabos alguem de TI e obrigado a estudar conceitos matematicos que na verdade podera aprender na area em que atua na sua forma presente e não primitiva?

Agora uma coisa lamentavel nesta area e que nem o diploma e nem a certificação tem muito peso… o que tem mais peso e a experencia se o cara trabalha a 10 anos na area e nao tem nada mesmo que ele seja um lixo ele leva vantagem no que tem graduação, certificado e ate pos… ao menos na entrevista alguem que tem mais anos de esperencia sempre leva vantagem de quem tem menos anos e tem graduações e certificações… isto e lamentavel…

luistiagos

thingol este livro ai pertence a alguma edição daquele livro de compiladores que e branco e tem um dragão vermelho mostrando a cara em um monitor com um cavaleiro sentado ali na frente do pc? esqueci o nome deste livro mas lembro que a capa e assim…

rubinelli

Eu não sou o thingol mas sim, é a segunda edição do famoso “Livro do Dragão” de Aho, Sethi e Ullman. :slight_smile:

Emerson_Macedo

O problema todo é que a maioria das empresas que exige o diploma superior, são empresas chatas de se trabalhar, geralmente as [A-Za-z]{3}, e mesmo assim sempre consegui entrar sem ter o diploma graças a Deus e do meu esforço de estudo.

E falando nas faculdades, aqui no Rio de Janeiro é difícil encontrar uma faculdade de Ciência da Computação que preste. As melhores, PUC e UFRJ, são inviáveis a 95% da população. A PUC, custa R$1600,00 mensais(Que eu acho um absurdo para a realidade do Brasil. Eu pelo menos não nasci em família rica), e UFRJ, as aulas são em horários que vão da manhã até a tarde, ou seja, fica inviável você estudar lá e trabalhar. Diante deste cenário, diversas pessoas preferem estudar por conta própria, o que pode levar mais tempo para aprender e a dificuldade ser maior, mas é uma alternativa.

Agora o que não dá é pra fazer uma faculdade meia boca de R$250,00 por mês e achar que isso vai te ajudar em alguma coisa.

Fox_McCloud

Tudo vem da física.

Para compreender bem física é preciso conhecer cálculo (integrais definidas).

Eu fiz três anos do meu curso na UNIFEI (federal de Itajubá), lá os caras eram fantásticos, quase todos doutorados, davam física, cálculo, eletromagnetismo, entre outras coisas, e também lógica de programação, engenharia de software, inteligência artificial, computação gráfica, autômatos finitos, compiladores, etc…, etc…, etc… mas DE VERDADE.

Depois eu quis vir pra SP pra entrar no mercado, e me transferi para uma UNIBOZO qualquer (particular), cujo nome preservarei por motivos éticos.

Não tentem comparar, não é a mesma coisa, nunca, nunca, nunca. Particular vende diploma e mostra os laboratórios nas propagandas da TV, quem ensina de verdade é estadual e federal que às vezes nem dinheiro pra repintar o prédio tem.

Pra entrar no mercado Unibozo serve. Ser um bom desenvolvedor e depois um bom arquiteto depende muito do interesse pessoal em tecnologia e muito estudo (incluindo comprar livros e estudar por conta própria, sempre se atualizando). Nesse sentido estudar por conta própria para obter certificações é muito mais importante e produtivo do que tirar diploma em Unibozo.

Agora, as certificações só têm valor quando os conhecimentos adquiridos são aplicados em projetos reais, grandes, e surtem o efeito esperado de proporcionar qualidade por sabermos exatamente o que estamos fazendo em cada linha de código, ao invés de só copiar blocos de código que funcionam. Podemos fazer isso sim (e fazemos muito), mas só tem qualidade se soubermos e compreendermos o que aquelas linhas estão fazendo e onde elas se encaixam no universo micro e macro da aplicação em desenvolvimento.

Agora, se for pra aprender ciência da computação de verdade (que vai muito além de programação e arquiteturas) a fundo, da onda elétrica e do código binário às tendências futuras da computação quântica, saber o que ocorre nos bastidores de um compilador, enfim, pra trabalhar CRIANDO tecnologia de ponta (que não é a grande maioria dos nossos casos), daí só mesmo uma estadual ou federal que se preocupa em ensinar e desenvolver conhecimento, e não no $$ dos estudantes.

Por via das dúvidas, perguntem ao Philip onde ele mora e todo dia cedo, antes de programar, façam uma oração em direção à casa dele, quem sabe as suas emanações de sabedoria e poder profundos ajudem a realizar um trabalho um pouco menos digno das amebas que somos perante ele.

Ó grande Philip, perdoai-os, pois que não sabem o que fazem…

cassio

luistiagos:
e verdade que basicamente a computação e baseada na matematica… mas mande um matematico q nunca viu nada de computação fazer um sistema basico de cadastro sera que ele consegue? acho q não… mesmo que a raiz da coisa esteja literalmente la… conhecendo a “coisa” em sua forma primitiva somente ele não consiguira fazer nada… pq as coisas evoluem… tudo na natureza evolue o que era a 3000 anos atraz utilizado para alguma atividade pode ter ser usada ate hj em dia mas ela e bem diferente de como era a 3000 anos mesmo que sua base seja a mesma sua utilização sua concistencia e bem diferente…

um exemplo disso, o mais tosco possivel:
mesmo que um matematico entenda td sobre conjuntos por exemplo ele ele saiba que a intersecção de um conjunto A com um B de os elementos que estão contem em A e contem em B sera que ele sabera utilizar este conceito em uma base de dados, ou em uma estrutura de dados, ou em circuitos impresos ou em diversos fatores que derivam disto na computação? acho que não, não e mesmo?

agora um programador que programe a anos e entenda bem de estrutura de dados e de BD e ate de circuitos impressos… se ele não souber nada sobre conjuntos matematicos mesmo que ele não saiba fazer o mero exercicio da intersecção de A com B sera que isto vai mudar alguma coisa na sua vida profissional? sera que ele sera um profissional ruim pq não sabe o conceito matematico que se baseia uma parte de sua atividade? acho que não nao e mesmo? então pq diabos alguem de TI e obrigado a estudar conceitos matematicos que na verdade podera aprender na area em que atua na sua forma presente e não primitiva?

Agora uma coisa lamentavel nesta area e que nem o diploma e nem a certificação tem muito peso… o que tem mais peso e a experencia se o cara trabalha a 10 anos na area e nao tem nada mesmo que ele seja um lixo ele leva vantagem no que tem graduação, certificado e ate pos… ao menos na entrevista alguem que tem mais anos de esperencia sempre leva vantagem de quem tem menos anos e tem graduações e certificações… isto e lamentavel…

Não é bem assim. Um matemático sem experiência prévia em computação pode não conhecer o SQL que acessa uma base de dados ou a linguagem de programação XPTO-linguiça utilizada para construir um “sisteminha de cadastro” (é impressão minha ou você tem a idéia minimalista de que computação hoje em dia se resume a isso), mas ele é perfeitamente capaz de compreender todas as implicações envolvidas em tais assuntos. Neste caso, as linguagens que citei são meras ferramentas para representar o domínio do problema, assim como qualquer área da matemática possui sua linguagem e terminologia específicas.
Matemática em uma graduação na área de computação é sim muito importante.

Fox_McCloud

Você já estudou matemática aplicada à ciência da computação?

Nela você poderá perceber que quase todos os conceitos (conjuntos, estatística, até geometria) estão presentes nos bancos de dados, nas estruturas de dados, etc, etc, etc…

O conceito matemático é tão poderoso que pode ser aplicado em diversas áreas do conhecimento, daí as ciências aplicadas (às diversas áreas).

É a velha questão do conceito. Sem os conceitos não haveria como implementar as coisas concretas.

Assim, se você quer realmente conhecer um campo (compiladores, por exemplo), precisa conhecer os conceitos que originaram esse campo.

Mauricio_Linhares

Rapaz, se os professores de estatística fossem programadores e mostrassem aos alunos algoritmos de inteligência coletiva ou inteligência artificial (e o quanto eles dependem de estatística) eu acho que todos os alunos iam amar estatística :lol:

O grande problema é que é muito difícil aprender alguma coisa que você não ache interessante e isso é inerente a natureza humana.

luistiagos

cassio:
Não é bem assim. Um matemático sem experiência prévia em computação pode não conhecer o SQL que acessa uma base de dados ou a linguagem de programação XPTO-linguiça utilizada para construir um “sisteminha de cadastro” (é impressão minha ou você tem a idéia minimalista de que computação hoje em dia se resume a isso), mas ele é perfeitamente capaz de compreender todas as implicações envolvidas em tais assuntos. Neste caso, as linguagens que citei são meras ferramentas para representar o domínio do problema, assim como qualquer área da matemática possui sua linguagem e terminologia específicas.
Matemática em uma graduação na área de computação é sim muito importante.

como disse iste foi um exemplo que dei… e o mais tosco possivel… não tenho esta ideia minimalista que td se
baseia nisto… so foi um exemplo tosco… o que quiz dizer com este exemplo e que muitas coisas na computação são baseadas na matematica correto… mas vc não precisa ser um doutor em matematica pra ser um bom profissional(não um bom peão)… sim e verdade calculos x, y, z te dao um complemento na sua formação de um bom profissional… mas não são primordial… tanto que é algo que vc estuda e daqui alguns anos por não utilizar isto nunca vc vai ate esquecer de como se faz uma integral ou coisa parecida… o tempo consome o conhecimento que não é utilizado… e claro que o basico desta formação é interesante… so critico a forma das universidades colocarem isto como algo vital na formação de um proficional de TI… isto deveria ser um complemento para o profissional e não se basear nisto… deveriam deixar os mestrados em matematicas e as graduações em matematica se preucuparem com isto… e deveriam ensinar isto como complemento mas não algo vital…

luistiagos

Maurício Linhares:
Rapaz, se os professores de estatística fossem programadores e mostrassem aos alunos algoritmos de inteligência coletiva ou inteligência artificial (e o quanto eles dependem de estatística) eu acho que todos os alunos iam amar estatística

O grande problema é que é muito difícil aprender alguma coisa que você não ache interessante e isso é inerente a natureza humana.

concordo com vc…

Fox_McCloud

Pelo menos até que a pessoa adquira a maturidade de entender que na vida algumas coisas são feitas por prazer, outras por necessidade.

Me aponte uma única carreira cujo curso tenha apenas matérias que todos gostam.

Por isso chama-se formação, que é bem diferente de entretenimento.

Um dia todos os que estão bem de vida por esforço próprio reconhecem o quanto foi importante que alguém os fizesse estudar… é só ver quanta gente por aí tá mal de vida reclamando de falta de oportunidade…

Um grande erro que acontece hoje é os alunos enfiarem na cabeça que os professores deveriam ensinar só o que eles querem aprender. Mas os professores (e o coordenador do curso) têm qualificação pra saber que pra que se aprenda corretamente uma área é preciso conhecer a fundo todo o contexto envolvido, não só os pontos pelos quais se tem mais aptidão ou afinidade. Por isso eles são os professores, e não os alunos.

Aluno é aluno, tem que ter a humildade de se colocar no lugar de aprender. Ensinar é outra etapa muito diferente, e bem mais à frente. Um passo de cada vez.

cassio

Ok. Então vamos propor ao MEC uma alteração do currículo base dos cursos de computação ministrados no Brasil. Para um curso de 4 anos de duração integral ou 5 anos de meio-período, vamos utilizar apenas 25% do tempo (ou menos, como queira) com matemática e assuntos afins. Dos 75% restantes vamos usar algo como:

• No primeiro ano aprendemos as linguagens da moda. Vamos aprender Java, C# e quem sabe agora um pouco de Ruby. Nada de teoria de análise de algorítmos, pois isso envolve matemática sendo, pois, perda de tempo. Saber programar não deve envolver a noção de desempenho, complexidade temporal, espacial, etc, bem como os cálculos envolvidos.
  • Nos anos subsequentes, vamos estudar frameworks da moda. Vários para cada linguagem. Vamos decorar tudo, pois os parâmetros de configuração dos frameworks deverão ser cobrados em prova.
  • Por fim vamos nos formar e nos tornar macacos de código subremunerados, pois trabalho mecânico representa baixa remuneração.

É assim que você a faculdade ideal?!

lucifeler

Lendo essa thread eu vejo como algumas coisas preocupantes Ciencias da Computação não é programação!!!
Programação faz parte da Ciencias da Computação e muitas pessoas erroneamente acham que o curso tem que mudar mas o erro está na definição que o pessoal tem de Ciencias da Computação. Que Pena!!!

luistiagos

em primeiro lugar a questão nao e gostar ou nao de alguma coisa… e estudar seja la oq for nao e entreterimento nenhum… entreterimento e passear, jogar uma pelada no fim de semana, jogar um bom WII ou PS2… jogar MMORPGs entre outras coisas mas não estudar… infelizmente os cordenadores não conhecem o mercado… estão por fora dele tirando alguns professores que tbm trabalham suado no mercado e ainda dão aula… mas geralmente estes professores não são os cordenadores… infelizmente… reconheço a importancia q se da no estudo da matematica na computação mas acho algo meio desvirtuado do foco para o profissional de TI apenas se basear na matematica… a matematica deveria ser utilizada como meio e não fim… as coisas que a 3000 anos atraz eram baseadas apenas na matematica hj em dia evoluiram mas grande parte das universidades não evoluiram…

rubinelli

Pelo menos até que a pessoa adquira a maturidade de entender que na vida algumas coisas são feitas por prazer, outras por necessidade.

Eu fico em cima do muro aqui. Por um lado, concordo que tem muita coisa que a gente tem que fazer e aprender mesmo que não goste. Por outro, é sempre mais produtivo estudar uma coisa que consiga prender sua atenção, ou porque você consegue ver uma utilidade imediata pra ela, ou porque é apresentada duma maneira que te estimule.

E aí, realmente, não dá pra esperar que um matemático saiba o que vai motivar uma classe de Economia, outra de Biologia, e uma terceira de Computação. Mas como o Maurício disse, que seria bom, seria.

PS: Já leu “Programming Collective Intelligence”? Parece muito massa.

Marcio_Nogueira

Com toda certeza um diploma universitário tem muito mais peso, e uma pós-graduação complementa sua formação acadêmica.
Uma certificação não garante que você tenha um conhecimento aprofundado naquela tecnologia, na verdade a prática é o diferencial. :wink:

Mauricio_Linhares

Acho que você precisa ler um pouquinho mais sobre pedagogia, não precisa nem ir longe, pode começar por Paulo Freire que é daqui do Brasil mesmo. A educação em que o professor só fala e a esponja (vulgo aluno) só recebe já é passado a muito tempo. A educação no Brasil (especialmente em faculdades públicas) é que não tomou noção ainda disso.

Dar motivos e casos de uso reais pra o que está sendo aprendido sempre prende mais a atenção porque incita o aluno a imaginar o caso e, nos melhores exemplos, pensar em outras maneiras de se resolver os mesmos problemas. Levar as pessoas a curiosidade ou a imaginar é sempre o melhor meio de se ensinar, é só pegar um dos livros da série Head First pra entender bem isso.

D

Acho que você precisa ler um pouquinho mais sobre pedagogia, não precisa nem ir longe, pode começar por Paulo Freire que é daqui do Brasil mesmo. A educação em que o professor só fala e a esponja (vulgo aluno) só recebe já é passado a muito tempo. A educação no Brasil (especialmente em faculdades públicas) é que não tomou noção ainda disso.

Dar motivos e casos de uso reais pra o que está sendo aprendido sempre prende mais a atenção porque incita o aluno a imaginar o caso e, nos melhores exemplos, pensar em outras maneiras de se resolver os mesmos problemas. Levar as pessoas a curiosidade ou a imaginar é sempre o melhor meio de se ensinar, é só pegar um dos livros da série Head First pra entender bem isso.

Falou tudo :thumbup:

Mauricio_Linhares

Rapaz, eu não acho que as aulas que eu tive de estatística realmente precisavam de um professor formado em estatística, acho que um dos meus professores do curso (que também tiveram essa mesma aula de estatística) fariam muito bem o trabalho. De qualquer forma, ele não precisaria ser um programador pra mostrar ao pessoal da sala como montar uma equação que dissesse a “distância” entre dois grupos de resultados (como por exemplo se duas pessoas gostam dos mesmos tipos de filmes através de avaliações que eles tivessem feito dos mesmos), o máximo que ele precisaria saber é que se ele está dando aula pra uma turma de computação/sistemas de informação/(coloque aqui o nome do seu curso que tem haver com computação) o mínimo que se espera desses alunos é que eles possam escrever programinhas lezos que fazem esse trabalho. Ele com certeza deve saber fazer isso no Excel, não custa nada botar os alunos pra trabalhar.

Ele é, pode comprar sem medo se o assunto lhe interessar :smiley:

D

O problema das instituições de ensino nem é a faculdade ou universidade, mas sim a base (primeiro e segundo grau - fundamental e médio hoje). As pessoas estudam com professores medíocres que estão trabalhando mais por necessidade do que por paixão. Quem estudou antes dos anos 90, sabe que os professores eram bem melhores. A tecnologia avançou e até hoje, vemos um professor ensinando Matrizes e não sabendo onde aplicar na prática na vida real, quando um aluno pergunta (eu presenciei isso).
Ai imagino, que com tantas novas formas de aprender, que evoluíram dos anos 90 até os dias de hoje, um professor não é capaz de utilizar a criatividade para ensinar?
Pra mim é isso. Agora já conheço pessoas que estão estudando mestrado dizendo: Se não arrumar um bom emprego, pelo menos posso ser professor. Agora imagina um tipo desses numa sala de aula.

dreamspeaker

bsatrianim:
Olá Galera…

Eu acho que comparar uma certificação com um curso superior é quase uma heresia.

A não ser que, talvez, sei lá, a pessoa decida levar uma “carreira de certificações”.

Kenobi

dreamspeaker:
bsatrianim:
Olá Galera…

Eu acho que comparar uma certificação com um curso superior é quase uma heresia.

A não ser que, talvez, sei lá, a pessoa decida levar uma “carreira de certificações”.

Dependendo da Instituição que o caboclo fez sua graduação … rsss a certificação vale muito mais :-).

luistiagos

creio que vc exagerou um pouquinho… ou não leu direito esta thread… não foi isto o dito… o ideal é um equilibrio… e não algo binario 0 ou 1… uma faculdade que se preze deveria saber equilibrar as cosias para poder formar um profissional competente… e integral ou 5 anos? tu ta maluco? todos trabalham e 5 anos e muito… 4 anos ja é muito complicado imagina 5… de fato a area da computação é muito grande… se quissese estudar td tereia que no minimo estudar uns 500 anos… a computação tem muitas areas… e nem sempre certa area q e util pra um e util pra outro… por isto digo q a graduação não é boa para quem ja sabe a area que quer o ideal e uma pos ou um mestrado em sua area… a graduação é boa para quem esta desorientado… nao sabe q area seguir dentro da computação… mas 4 anos é ate demais… e colocar a facul em periodo integral isto e rediculo… eu por exemplo queria estudar na federal… ate passei na federal em CC mas infelizmente la é integral… e eu iria terque largar de trabalhar… isto é um grande problema das universidades federais… isto é rediculo parece que não conhecem a realidade brasileira… geralmente as pessoas que estão na federal tem dificuldades financeiras e nao tem dinheiro pra bancar uma particular… esta pessoa tbm tenque trabalhar duro pra garantir seu sustento… e as fedreais poem cursos integrais isto força a pessoa a não fazer o curso… pois mesmo sendo de graça vai terque trabalhar pra pagar suas contas… porem mesmo os que não são tão precarios… se o cara entra na federal fica 4 anos sem trabalhar… so estudando ao se formar vcs acham que o mercado de TI ira aceitar o pobre homem? Não!!! pq? pq ele não tem experencia nenhuma… nem estagio sequer ele fez… e outros que que nem são formados mas possuem 6 meses de experencia ganha do sujeito q nao tem nenhum ano de experencia… e é algo que eu digo e enfatiso: faculdade cientifica não forma pessoa para o mercado!!!

sandeco

Para quem é sério… as duas coisas são igualmente importantes…

Graduação… (mestrado, doutorado.) e certificação… Abre leques importantes…

No caso da graduação
Abre portas para concursos públicos… ou lecionar em uma faculdade

No caso das Certificações
Abre portas importantes nas empresas.

Também passei um tempo sem fazer faculdade… Achava que não precisava.
mas… agora que estou quase formando… vi estas possibilidades interessantes.

E é claro que em QUALQUER área… experiência é MUITO importante,

Só não posso me esconder atrás dela i[/i] para justificar a preguiça e falta de humildade
de fazer uma faculdade e seus derivados… foi o meu caso.

Um abraço a todos

Fiquem na paz

rubinelli

Concordo plenamente com o seu primeiro ponto. Universidade federal e estadual acaba ficando para quem poderia pagar uma particular, e quem tem que trabalhar tem que ir pagar um absurdo para ter uma educação de qualidade ou enfiar dois salários mínimos numa faculdade de segunda linha. Isso é uma injustiça brutal e precisa ser revista.

Eu entretanto discordo quando você diz que as empresas não reconhecem diploma de uma federal como diferencial, e nenhum coordenador de curso é tão louco a ponto de não deixar espaço nos dois últimos ano para o aluno fazer o seu estágio.

Sair da faculdade compensou no caso em que alunos decidiram perseguir uma oportunidade e montar o próprio negócio, como foi o caso do pessoal do Buscapé e do próprio Bill Gates. Mas aí além de capacidade, você precisa de muita sorte.

L

uma coisa é fato…
se vc pensa em ser empregado, e vc nao tem um diploma, um curso de ingles…
muito provavelmente seu currículo é janelado de cara!

luistiagos

o diploma é reconhecido… mas so ele sozinho não serve pra nada… o que privilegiam no mercado é a experencia… e em segundo lugar diplomas e certificações… e infelizmente os cordenadores principalmente de cursos integrais em federais e estaduais não dao tempo para estagio… o cara sai da facul so com o conhecimento de facul… ele nao ta estudando mais pra virar estagiario… ele nao tem conhecimento de mercado pra trampar no mercado… qual a solução? o cara faz um mestrado pra tentar ser professor… é por isto que geralmente os professores são formados em federais e coisa assim… este diploma junto com o do mestrado vai ser muito util pro cara conseguir trampo como professor… mas pouco util pro mercado se ele não tiver experencia…

Grinvon

É interessante verificar que essa premissa é verdadeira.

Sartre, grande pensador, do século passado dizia que por a filosofia ser algo abstrato, precisava da “prática” para assim demonstrar o que de fato deve ser analisado. Dessa forma ele criava peças de teatro além de colocar sempre seu pensamento filosofico em textos literários como novelas e romances.

É o que você justamente fala, não há como apenas alguém aprender uma coisa com total motivação apenas assim, é preciso vivenciar, ter simulações, observar de forma empírica, “ver na prática”. :slight_smile:

O ensino deve partir para isso.

dreamspeaker

Se for entrar no mérito de qualidade de ensino a conversa é outra.

Mas independente da Instituição, se o sujeito se graduou em Novembro de 2007 e se certificou SCJP 5 em Dezembro/2007, daqui a 15 anos qual dos dois itens ainda vai estar no currículo do cara?

bsmachado

Fala Galera… eu criei esse tópico e vi que a galera comenta mesmo.
Bem, vendo uns anúncio na net, vi que tem empresa que contrata nego com cxurso superior e vi também que tem Técnico em Informatica que nem tem superior, mas conhece Java e tem certificação e ganha mais que um cara formado… Conheço um cara que é formado em Sistema de Informação, ele não manja nada de programação… mas é formado… ta procurando emprego ate hj.
Acho que a Certificação vale bastante… e a experiência conta também.
Vai também da empresa que vai contratar o cidadão.
Cada um tem sua opinião…
Essa é a minha.

Kenobi

Se for entrar no mérito de qualidade de ensino a conversa é outra.

Mas independente da Instituição, se o sujeito se graduou em Novembro de 2007 e se certificou SCJP 5 em Dezembro/2007, daqui a 15 anos qual dos dois itens ainda vai estar no currículo do cara?

Ainda continuo com minha argumentação inicial …rsss :slight_smile: Um cara certificado Mumps hoje pra mim vale mais que alguns cursos que tem por aí … :slight_smile:

L

é verdade bsatrianim
generalizei demais!

Criado 11 de fevereiro de 2008
Ultima resposta 13 de fev. de 2008
Respostas 112
Participantes 39