O que vale ++ Diploma de faculdade ou Certificação da Sun

Se importa de elaborar? Ok, desenvolvedor não precisa-necessariamente- de faculdade, concordo, mas qual o outro cargo que precisaria?

Acredito que quase tds os cargos seriam nescessario,o mercado esta mto competitivo, vc deve ter de preferencia um curso superior ,certificacoes e é claro um real conhecimeto da funcao q deseja executar ou seu concorrente tem e vc ja era !
Mas é claro temos algumas empresas mediocres que nao se importao com isso se vc fizer um bom trabalho dane-se o resto,entre um funcionario com experiencia, curso superior , certificacoes e outro so com experiencia e certificacoes quem vc escolheria se fosse para sua empresa???
Acredito que um curso superior abra um leque de oprtunidades p/ vc como profissional!

Se importa de elaborar? Ok, desenvolvedor não precisa-necessariamente- de faculdade, concordo, mas qual o outro cargo que precisaria?[/quote]

Bem, pelas empresas que passei, eu particularmente nunca vi gerentes de projetos, coordenadores de equipe e outras pessoas com cargos superiores que não tenham no minimo uma graduação. A maioria ou já era formado, ou estava se formando, ou estava fazendo pós, ou já tinha pós ou estavam estudando de alguma outra maneira.

Falo isso baseado em minha experiência profissional(que não é grande), mas podem haver exceções(se é que são exceções).

Se importa de elaborar? Ok, desenvolvedor não precisa-necessariamente- de faculdade, concordo, mas qual o outro cargo que precisaria?[/quote]

Medicina !! É um puta trampo, muitas aulas práticas, residência e tudo mais … :slight_smile:

[quote=Kenobi]

Medicina !! É um puta trampo, muitas aulas práticas, residência e tudo mais … :slight_smile: [/quote]

Você entendeu :stuck_out_tongue:

Procure outras threads sobre facudlade aqui no GUJ e você vai ver que não é bem assim que as coisas acontecem. “empresas medíocres” geralmente são aquelas que acham que estão fazendo um bom negócio limitando sua seleção de profissionais à um critério facilmente verificável mas que não prova nada, como diplomas e certificados.

[quote=Gabriel]
Bem, pelas empresas que passei, eu particularmente nunca vi gerentes de projetos, coordenadores de equipe e outras pessoas com cargos superiores que não tenham no minimo uma graduação. A maioria ou já era formado, ou estava se formando, ou estava fazendo pós, ou já tinha pós ou estavam estudando de alguma outra maneira.

Falo isso baseado em minha experiência profissional(que não é grande), mas podem haver exceções(se é que são exceções).[/quote]

Não são exceções. Dê uma olahda nos já citados tópicos anteriores, é normal termos essas impressões até conhecermos mais sobre o mercado.

Posso estar enganado, mas a certificação te ajuda na hora de arrumar um trampo fora do país, né?

Outra coisa, concorda comigo que a galera deveria estudar Java+Português || C#+Português, etc?

Ta foda, viu…hahahahahahahahahahahha

Na verdade me esqueci de um exemplo gritante sobre este assunto: meu pai.
Meu pai tem 44 anos e é um dos sócios fundadores de uma software house e tem só ensino médio, nem inglês ele fala.
Era um simples office-boy…até que começou a estudar clipper por vontade própria, abriu uma micro-empresa, começou a prestar serviços e hoje tá ai, fazendo parceria com uma empresa da Nova Zelândia e indo em feiras de tecnologia na França e Alemanha.

Meu pai tem 44 anos e é um dos sócios fundadores de uma software house e tem só ensino médio, nem inglês ele fala.
Era um simples office-boy…até que começou a estudar clipper por vontade própria, abriu uma micro-empresa, começou a prestar serviços e hoje tá ai, fazendo parceria com uma empresa da Nova Zelândia e indo em feiras de tecnologia na França e Alemanha.[/quote]

Fiquei curioso agora… como seu pai vai a feiras no exterior sem saber pelo menos inglês? Como ele absorve algum conteúdo lá?

Era um simples office-boy…até que começou a estudar clipper por vontade própria, abriu uma micro-empresa, começou a prestar serviços e hoje tá ai, fazendo parceria com uma empresa da Nova Zelândia e indo em feiras de tecnologia na França e Alemanha.[/quote]

Fiquei curioso agora… como seu pai vai a feiras no exterior sem saber pelo menos inglês? Como ele absorve algum conteúdo lá?[/quote]

Ele entende alguma coisa e sabe o falar só o básico, mas meu pai tem uma capacidade de comunicação que você não tem idéia.
Mas fora isso ele vai com pessoas que falam inglês e outros idiomas por ele.

Alguém aí já ouviu falar de Internet, Google, projetos open-source, GUJ, etc?

Assim como vc diz ate parece que as empresas nao se preocupam com um curso superior,realmente um curso superior ou certificacao nao garante que vc é um bom profissional, mas como eu disse entre um bom profissional com curso superior e certificacao e um bom profissional sem curso superior e certificacao quem prevalece???
foi o que eu afirmei acima!
Da maneira que vc descreve ate parece que vc é contra cursos superior!
A propósito só por curiosidade vc tem um curso superior?tu tens certificacões?
Abraços

É triste ver a mentalidade da maoria dos brasileiros, incluindo muita gente aqui nesse fórum, que considera que a finalidade do ensino superior é para arrumar emprego.

O ensino superior tem como finalidade formar profissionais para desenvolver ciencia e tecnologia piorneiras, criar e manipular conhecimento, buscar novas fronteiras, trazendo com isso a verdadeira grana. Nosso país balaniza isso de forma grotesca, poucas instituicoes trabalham nesse sentido e a maioria das faculdades oferece cursos “na prática” para o aluno se posicionar no “mercado de trabalho”, com isso nós temos um grande país manufatureiro que só copia o que vem de fora, sem inovar em nada, então dá igual isso e uma certificação qualquer da vida.

Exemplo disso é que o Brasil tem uma imensa quantidade de desenvolvedores Java brasileiros e pouquissimos projetos open-source relevantes, temos uma massa de mentes fechadas que não sabem criar, que nao antecipam tendendecias e sempre vão no seguro depois que um extrangeiro levantou a bola.

Klaus Wuestefeld, do projeto Prevayler, mesmo disse que suas idéias foram muito melhor recebidas na Europa do que aqui no Brasil, é uma vergonha.

Há exemplo de alguns poucos iluminados que sem estudo formal conseguiram realizar grandes feitos, sim há. Porém, para cada um desse, há milhares de pessoas que realizam feitos grandes e que se dedicaram em uma universidade, sem baichareis, mestrados e doutorandos, não haveria eletricidade, mecânica quântica, eletrônica, computação e Java.

Nós deveriamos lutar para sermos esses últimos e não nos acomodar sonhando em se tornar os primeiros. Enquanto isso a gente pode se vangloriar do Maker.

Bom se voce quizer ser um profissional de tecnologia de informação a faculdade é o requisito mais importante, ja se voce quiser ser um mero programador sem almejar cargos mais importantes entao uma certificação ja esta de bom tamanho.

Veja por esse lado a certificação da Sun so diz que voce conhece a linguagem desenvolvida por ela mais nada, ja faculdade lhe oferece uma gama de informações sobre a area tecnologia de informação como engenharia de softwares, compiladores, sistemas operacionais, redes, matematica diferencial, logica matematica, entre outras. Todas essas materias tornam voce um profissional apto a trabalhar na area de TI não somente programando. Agora tem que ver tambem que a qualidade da faculdade né, porque tem algumas que ter o diploma e não ter é a mesma coisa. ehehehe

fuzzyMind, sua colocação não faz muito sentido. Os problemas de pesquisa e inovação no Brasil existem mas não estão relacionados com o que temos aqui no tópico.

A maioria dos bons profissionais que atuam nas empresas globais que já atuei não possuem graduação em ciência da computação ou coisa parecida. Boa parte tem major em áreas completamente não relacionadas como literatura, linguística, direito e inglês. Boa parte das inovações da área surgiram por pessoas que não possuem diploma ou não estudaram formalmente ciência da computação.

As idéias do Klaus não foram bem recebidas em lugar nenhum porque não são idéias novas -e nem dele. O Klaus apenas criou uma implementação do conceito de log+snapshot, coisa que já existe há décadas, e de bases de dados em memórias, que existemd esde as versões de Smalltalk dos anos 60.

Faculdades devem estar vinculadas com inovação mas vincular inovação à faculdade é ignorar não somente a lógica mas a história.

[quote=lucifeler]Todas essas materias tornam voce um profissional apto a trabalhar na area de TI não somente programando. Agora tem que ver tambem que a qualidade da faculdade né, porque tem algumas que ter o diploma e não ter é a mesma coisa. ehehehe
[/quote]

para continuarmos neste fluxo: se trabalho com TI mas não programo sou…?

É fuzzyMind infelizmente muitas pessoas pensam assim é uma pena mesmo, quantas vezes eu vim na faculdade pessoas falando que iriam trocar de faculdade para uma BEMMM PIOR somente para tirar o diploma :?.
Mas tambem temos que ver que os nossos governantes são complacentes com as situação e deixam que apareçam inumeras faculdades de baixo nivel que só querem saber do dinheiro que o aluno paga e a qualidade que se dane.

A empresa onde trabalho também não possui esse pré-requisito de graduação ou qualquer coisa. Concordo com o Phillip aqui.

Mas discordo totalmente aqui. Quem tem o mínimo de experiência com empreendedorismo, sabe que uma idéia simplesmente não vale absolutamente nada. Mais vale uma idéia razoável bem implementada e posta em prática do que uma idéia maravilhosa que só ficou no campo da idéia, dentro da cabeça de um idealista.

O mérito do Klaus, foi pegar uma idéia teórica e transformá-la em algo bastante prático através de um projeto open-source de relevância. E cá entre nós o tópico prevalência é bastante interessante. O único erro do Klaus foi achar que a coisa deveria dominar o mundo e que os bancos de dados relacionais eram nocivos e deveriam ser eliminados.

E quanto a questão de títulos/papéis/certificações/blah/blah/blah, eu já cansei de dar a minha opinião sobre isso. Sempre haverá pessoas que valorizam isso. Se todo mundo pensasse da mesma maneira no mundo ele, além de ser chato, seria bastante monótono do ponto-de-vista meritocrático.

1. Implementar uma ideia nao te faz autor dela.
  2. Existem diversas implementações do conceito, pagas e livres. O Prevayler fez foi barulho. Eu mesmo trabalhei para uma emprsa que possui a idéia de log’n’snapshot como patente na Europa e um produto comercial baseado nisso. Há vinte anos.

Concordo com ambas as partes: do lado do Shoes, diploma não é necessário, mas é um diferencial muito grande em algumas empresas… do lado do fuzzyMind, que é necessário ao menos para selecionar uns ensinamentos básicos…

Mas, essa disputa de “diplomados” e “descolados” (retirada do programa “O Aprendiz com Roberto cara-de-cera Justos”) vai continuar até que um descolado tome bomba em uma empresa que, antes de saber se o cara é bom ou não, pede o seu diploma…

Agora, concordo mais ainda que o pessoal deveria correr é pro “portuga”… tá sinistro!!!

E uma duvida, Shoes, talvez vc consiga responder: BillGates não tem diploma mas não é ninguem… Fowler tem diploma?!? Manda um Notes ai pra ele… rs

Bom, tanto o Bill Gates quanto o Lula têm diploma agora :stuck_out_tongue:
(O primeiro por merecimento, e o segundo …)