O que vale ++ Diploma de faculdade ou Certificação da Sun

O problema das instituições de ensino nem é a faculdade ou universidade, mas sim a base (primeiro e segundo grau - fundamental e médio hoje). As pessoas estudam com professores medíocres que estão trabalhando mais por necessidade do que por paixão. Quem estudou antes dos anos 90, sabe que os professores eram bem melhores. A tecnologia avançou e até hoje, vemos um professor ensinando Matrizes e não sabendo onde aplicar na prática na vida real, quando um aluno pergunta (eu presenciei isso).
Ai imagino, que com tantas novas formas de aprender, que evoluíram dos anos 90 até os dias de hoje, um professor não é capaz de utilizar a criatividade para ensinar?
Pra mim é isso. Agora já conheço pessoas que estão estudando mestrado dizendo: Se não arrumar um bom emprego, pelo menos posso ser professor. Agora imagina um tipo desses numa sala de aula.

[quote=bsatrianim]Olá Galera…
É possivel se arrumar um trampo como analista Java só com Certificado da SUN ou diploma de Bacharel de facul importa mais?[/quote]

Eu acho que comparar uma certificação com um curso superior é quase uma heresia.

A não ser que, talvez, sei lá, a pessoa decida levar uma “carreira de certificações”.

[quote=dreamspeaker][quote=bsatrianim]Olá Galera…
É possivel se arrumar um trampo como analista Java só com Certificado da SUN ou diploma de Bacharel de facul importa mais?[/quote]

Eu acho que comparar uma certificação com um curso superior é quase uma heresia.

A não ser que, talvez, sei lá, a pessoa decida levar uma “carreira de certificações”. [/quote]

Dependendo da Instituição que o caboclo fez sua graduação … rsss a certificação vale muito mais :-).

creio que vc exagerou um pouquinho… ou não leu direito esta thread… não foi isto o dito… o ideal é um equilibrio… e não algo binario 0 ou 1… uma faculdade que se preze deveria saber equilibrar as cosias para poder formar um profissional competente… e integral ou 5 anos? tu ta maluco? todos trabalham e 5 anos e muito… 4 anos ja é muito complicado imagina 5… de fato a area da computação é muito grande… se quissese estudar td tereia que no minimo estudar uns 500 anos… a computação tem muitas areas… e nem sempre certa area q e util pra um e util pra outro… por isto digo q a graduação não é boa para quem ja sabe a area que quer o ideal e uma pos ou um mestrado em sua area… a graduação é boa para quem esta desorientado… nao sabe q area seguir dentro da computação… mas 4 anos é ate demais… e colocar a facul em periodo integral isto e rediculo… eu por exemplo queria estudar na federal… ate passei na federal em CC mas infelizmente la é integral… e eu iria terque largar de trabalhar… isto é um grande problema das universidades federais… isto é rediculo parece que não conhecem a realidade brasileira… geralmente as pessoas que estão na federal tem dificuldades financeiras e nao tem dinheiro pra bancar uma particular… esta pessoa tbm tenque trabalhar duro pra garantir seu sustento… e as fedreais poem cursos integrais isto força a pessoa a não fazer o curso… pois mesmo sendo de graça vai terque trabalhar pra pagar suas contas… porem mesmo os que não são tão precarios… se o cara entra na federal fica 4 anos sem trabalhar… so estudando ao se formar vcs acham que o mercado de TI ira aceitar o pobre homem? Não!!! pq? pq ele não tem experencia nenhuma… nem estagio sequer ele fez… e outros que que nem são formados mas possuem 6 meses de experencia ganha do sujeito q nao tem nenhum ano de experencia… e é algo que eu digo e enfatiso: faculdade cientifica não forma pessoa para o mercado!!!

Para quem é sério… as duas coisas são igualmente importantes…

Graduação… (mestrado, doutorado.) e certificação… Abre leques importantes…

No caso da graduação
Abre portas para concursos públicos… ou lecionar em uma faculdade

No caso das Certificações
Abre portas importantes nas empresas.

Também passei um tempo sem fazer faculdade… Achava que não precisava.
mas… agora que estou quase formando… vi estas possibilidades interessantes.

E é claro que em QUALQUER área… experiência é MUITO importante,

Só não posso me esconder atrás dela i[/i] para justificar a preguiça e falta de humildade
de fazer uma faculdade e seus derivados… foi o meu caso.

Um abraço a todos

Fiquem na paz

Concordo plenamente com o seu primeiro ponto. Universidade federal e estadual acaba ficando para quem poderia pagar uma particular, e quem tem que trabalhar tem que ir pagar um absurdo para ter uma educação de qualidade ou enfiar dois salários mínimos numa faculdade de segunda linha. Isso é uma injustiça brutal e precisa ser revista.

Eu entretanto discordo quando você diz que as empresas não reconhecem diploma de uma federal como diferencial, e nenhum coordenador de curso é tão louco a ponto de não deixar espaço nos dois últimos ano para o aluno fazer o seu estágio.

Sair da faculdade compensou no caso em que alunos decidiram perseguir uma oportunidade e montar o próprio negócio, como foi o caso do pessoal do Buscapé e do próprio Bill Gates. Mas aí além de capacidade, você precisa de muita sorte.

uma coisa é fato…
se vc pensa em ser empregado, e vc nao tem um diploma, um curso de ingles…
muito provavelmente seu currículo é janelado de cara!

o diploma é reconhecido… mas so ele sozinho não serve pra nada… o que privilegiam no mercado é a experencia… e em segundo lugar diplomas e certificações… e infelizmente os cordenadores principalmente de cursos integrais em federais e estaduais não dao tempo para estagio… o cara sai da facul so com o conhecimento de facul… ele nao ta estudando mais pra virar estagiario… ele nao tem conhecimento de mercado pra trampar no mercado… qual a solução? o cara faz um mestrado pra tentar ser professor… é por isto que geralmente os professores são formados em federais e coisa assim… este diploma junto com o do mestrado vai ser muito util pro cara conseguir trampo como professor… mas pouco util pro mercado se ele não tiver experencia…

Acho que você precisa ler um pouquinho mais sobre pedagogia, não precisa nem ir longe, pode começar por Paulo Freire que é daqui do Brasil mesmo. A educação em que o professor só fala e a esponja (vulgo aluno) só recebe já é passado a muito tempo. A educação no Brasil (especialmente em faculdades públicas) é que não tomou noção ainda disso.

Dar motivos e casos de uso reais pra o que está sendo aprendido sempre prende mais a atenção porque incita o aluno a imaginar o caso e, nos melhores exemplos, pensar em outras maneiras de se resolver os mesmos problemas. Levar as pessoas a curiosidade ou a imaginar é sempre o melhor meio de se ensinar, é só pegar um dos livros da série Head First pra entender bem isso.[/quote]

É interessante verificar que essa premissa é verdadeira.

Sartre, grande pensador, do século passado dizia que por a filosofia ser algo abstrato, precisava da “prática” para assim demonstrar o que de fato deve ser analisado. Dessa forma ele criava peças de teatro além de colocar sempre seu pensamento filosofico em textos literários como novelas e romances.

É o que você justamente fala, não há como apenas alguém aprender uma coisa com total motivação apenas assim, é preciso vivenciar, ter simulações, observar de forma empírica, “ver na prática”. :slight_smile:

O ensino deve partir para isso.

Se for entrar no mérito de qualidade de ensino a conversa é outra.

Mas independente da Instituição, se o sujeito se graduou em Novembro de 2007 e se certificou SCJP 5 em Dezembro/2007, daqui a 15 anos qual dos dois itens ainda vai estar no currículo do cara?

Fala Galera… eu criei esse tópico e vi que a galera comenta mesmo.
Bem, vendo uns anúncio na net, vi que tem empresa que contrata nego com cxurso superior e vi também que tem Técnico em Informatica que nem tem superior, mas conhece Java e tem certificação e ganha mais que um cara formado… Conheço um cara que é formado em Sistema de Informação, ele não manja nada de programação… mas é formado… ta procurando emprego ate hj.
Acho que a Certificação vale bastante… e a experiência conta também.
Vai também da empresa que vai contratar o cidadão.
Cada um tem sua opinião…
Essa é a minha.

Se for entrar no mérito de qualidade de ensino a conversa é outra.

Mas independente da Instituição, se o sujeito se graduou em Novembro de 2007 e se certificou SCJP 5 em Dezembro/2007, daqui a 15 anos qual dos dois itens ainda vai estar no currículo do cara?[/quote]

Ainda continuo com minha argumentação inicial …rsss :slight_smile: Um cara certificado Mumps hoje pra mim vale mais que alguns cursos que tem por aí … :slight_smile:

é verdade bsatrianim
generalizei demais!