O que vcs usam para programar JSP em Linux

Vou estudar um pouco de J2EE não achei nada, é claro além do eclipse, para programar J2EE…

E para montar a parte visual da pagina? Vcs montam na unha?

Este problema me fez voltar a utilizar o Windows!

Vc pode conferir a minha experiência no seguinte tópico:
http://www.guj.com.br/posts/list/35377.java#187927

Q linda (longa) história… quase chorei…
Po cara eu malema instalei o tomcat e o eclipse no Fedora 5… E achei muito ruim, eu queria algo tipo o Dreamweaver msm…
Mas e ae, ninguém te respondeu? O q vcs usam para fazer JSPs em linux? e a parte grafica é na unha?

Na boa, se você se limitar a só fazer o HTML/JSP visualmente, você será um profissional Web muito limitado.

Uma das perguntas que eu faço aqui quando contrato, claro não mostrando que eu não gosto, é como a pessoa faz o HTML. Se o cara responder Dreamwaever ou algo do tipo, ele já ganha uns pontos negativos.

[quote=Flasoft]Q linda (longa) história… quase chorei…
Po cara eu malema instalei o tomcat e o eclipse no Fedora 5… E achei muito ruim, eu queria algo tipo o Dreamweaver msm…
Mas e ae, ninguém te respondeu? O q vcs usam para fazer JSPs em linux? e a parte grafica é na unha?[/quote]

Ahahaha acho que vc foi o único que se comoveu… o resto do pessoal parece ser movido a J2EE :lol:

Hoje uso Eclipse 3.2 com o WTP 1.5, desenvolvo o que dá na unha mesmo, não é tão complicado, ainda mais se vc aprende Webstandards, nesse caso o Dreamweaver passa a atrapalhar mais do que ajudar!

Se vc tem dificuldade em se virar no Linux, muda para o Ubuntu que as coisas ficam menos casca…

Existem alguns plugins free para o Eclipse para o preview do HTML, mas não vale a pena. Eu particularmente gosto de usar o Firefox para debugar o HTML e o JScript, com os seguinte plugins: FireBug, Web Developer e HTML Validator.

Ou seja, fico sempre com o Eclipse e o Firefox abertos, cada mudança de interface feita no Eclipse Alt+Tab e F5 no Firefox :!:

Guerreiro! Eu podia programar em .Net, seria tudo mais fácil, mas aí qual seria a graça?

Eu sei q o melhor jeito de se fazer é na “unha”. Mas eu sempre desenvolvi para desktop (c++, vb e atualmente JAVA Swing/SWT). E apersar de saber alguma coisa de html css javascript, não é o bastante. E uma ajudinha de uma ferramenta era uma mão na roda até pegar prática…

Cara se vc diz que sabe um pouco de HTML e JScript (CSS não?) pensa que o editor do Eclipse ajuda muito com o autocompletar e o autodebug desses códigos tb, mas para isso é necessário o módulo Web Tools instalado!

Nossa…
Gostaria de pelo menos a parte burocrática da coisa viesse de graça, tipo as divisões das paginas… :slight_smile:
mas blz… vou atraz dos plugins…
pode me falar mais ou menos o que eles fazem?

CSS um pouca tbm(- q javascript mas sei um pouco).
E o web tools serve pra q?

[quote=juzepeleteiro]Na boa, se você se limitar a só fazer o HTML/JSP visualmente, você será um profissional Web muito limitado.

Uma das perguntas que eu faço aqui quando contrato, claro não mostrando que eu não gosto, é como a pessoa faz o HTML. Se o cara responder Dreamwaever ou algo do tipo, ele já ganha uns pontos negativos.
[/quote]

Po também não é assim… vai dizer que se o cara diz que programa em java usando o notepad no lugar do eclipse ele também ganha uns pontos?

Sobre um programa… hmmm… bom não é um dreamweaver, mas da uma ajuda pra escrever o html: http://www.arachnoid.com/arachnophilia.html

Como é em java, roda em linux, windows, mac, etc…

Baixei, agora testar só em casa (to no estagio). Valeu
Arachnophilia 5.2 (não tá com cara q programa jsp não)

é… jsp não lembro mesmo… mas sei que java e html tenho certeza hehehe

BALADAO, o “HTML Validator” só tem pra windows… :cry:

EDITADO
É estranho. Lá fala q tem pra win e linux mas só éstá para baixar a do win(e já cliquei em mais versões e só tem pra win tbm)
https://addons.mozilla.org/firefox/249/

[quote=Flasoft]BALADAO, o “HTML Validator” só tem pra windows… :cry:

EDITADO
É estranho. Lá fala q tem pra win e linux mas só éstá para baixar a do win(e já cliquei em mais versões e só tem pra win tbm)
https://addons.mozilla.org/firefox/249/[/quote]

Eu estou usando Windows! Nem sei se tem essa extensão pra Linux…

Achei pra Linux… vou tentar configurar em casa hoje… Valeu pessoal