O que vcs usam para programar JSP em Linux

14 respostas
Flasoft

Vou estudar um pouco de J2EE não achei nada, é claro além do eclipse, para programar J2EE…

E para montar a parte visual da pagina? Vcs montam na unha?

14 Respostas

baladao

Este problema me fez voltar a utilizar o Windows!

Vc pode conferir a minha experiência no seguinte tópico:
http://www.guj.com.br/posts/list/35377.java#187927

Flasoft

Q linda (longa) história… quase chorei…
Po cara eu malema instalei o tomcat e o eclipse no Fedora 5… E achei muito ruim, eu queria algo tipo o Dreamweaver msm…
Mas e ae, ninguém te respondeu? O q vcs usam para fazer JSPs em linux? e a parte grafica é na unha?

J

Na boa, se você se limitar a só fazer o HTML/JSP visualmente, você será um profissional Web muito limitado.

Uma das perguntas que eu faço aqui quando contrato, claro não mostrando que eu não gosto, é como a pessoa faz o HTML. Se o cara responder Dreamwaever ou algo do tipo, ele já ganha uns pontos negativos.

baladao

Flasoft:
Q linda (longa) história… quase chorei…
Po cara eu malema instalei o tomcat e o eclipse no Fedora 5… E achei muito ruim, eu queria algo tipo o Dreamweaver msm…
Mas e ae, ninguém te respondeu? O q vcs usam para fazer JSPs em linux? e a parte grafica é na unha?

Ahahaha acho que vc foi o único que se comoveu… o resto do pessoal parece ser movido a J2EE :lol:

Hoje uso Eclipse 3.2 com o WTP 1.5, desenvolvo o que dá na unha mesmo, não é tão complicado, ainda mais se vc aprende Webstandards, nesse caso o Dreamweaver passa a atrapalhar mais do que ajudar!

Se vc tem dificuldade em se virar no Linux, muda para o Ubuntu que as coisas ficam menos casca…

Existem alguns plugins free para o Eclipse para o preview do HTML, mas não vale a pena. Eu particularmente gosto de usar o Firefox para debugar o HTML e o JScript, com os seguinte plugins: FireBug, Web Developer e HTML Validator.

Ou seja, fico sempre com o Eclipse e o Firefox abertos, cada mudança de interface feita no Eclipse Alt+Tab e F5 no Firefox :!:

Guerreiro! Eu podia programar em .Net, seria tudo mais fácil, mas aí qual seria a graça?

Flasoft

Eu sei q o melhor jeito de se fazer é na “unha”. Mas eu sempre desenvolvi para desktop (c++, vb e atualmente JAVA Swing/SWT). E apersar de saber alguma coisa de html css javascript, não é o bastante. E uma ajudinha de uma ferramenta era uma mão na roda até pegar prática…

baladao

Cara se vc diz que sabe um pouco de HTML e JScript (CSS não?) pensa que o editor do Eclipse ajuda muito com o autocompletar e o autodebug desses códigos tb, mas para isso é necessário o módulo Web Tools instalado!

Flasoft

Nossa…
Gostaria de pelo menos a parte burocrática da coisa viesse de graça, tipo as divisões das paginas… :slight_smile:
mas blz… vou atraz dos plugins…
pode me falar mais ou menos o que eles fazem?

Flasoft

CSS um pouca tbm(- q javascript mas sei um pouco).
E o web tools serve pra q?

dudaskank

juzepeleteiro:
Na boa, se você se limitar a só fazer o HTML/JSP visualmente, você será um profissional Web muito limitado.

Uma das perguntas que eu faço aqui quando contrato, claro não mostrando que eu não gosto, é como a pessoa faz o HTML. Se o cara responder Dreamwaever ou algo do tipo, ele já ganha uns pontos negativos.

Po também não é assim… vai dizer que se o cara diz que programa em java usando o notepad no lugar do eclipse ele também ganha uns pontos?

Sobre um programa… hmmm… bom não é um dreamweaver, mas da uma ajuda pra escrever o html: http://www.arachnoid.com/arachnophilia.html

Como é em java, roda em linux, windows, mac, etc…

Flasoft

Baixei, agora testar só em casa (to no estagio). Valeu
Arachnophilia 5.2 (não tá com cara q programa jsp não)

dudaskank

é… jsp não lembro mesmo… mas sei que java e html tenho certeza hehehe

Flasoft

BALADAO, o “HTML Validator” só tem pra windows… :cry:

EDITADO
É estranho. Lá fala q tem pra win e linux mas só éstá para baixar a do win(e já cliquei em mais versões e só tem pra win tbm)
https://addons.mozilla.org/firefox/249/

baladao

Flasoft:
BALADAO, o “HTML Validator” só tem pra windows… :cry:

EDITADO
É estranho. Lá fala q tem pra win e linux mas só éstá para baixar a do win(e já cliquei em mais versões e só tem pra win tbm)
https://addons.mozilla.org/firefox/249/

Eu estou usando Windows! Nem sei se tem essa extensão pra Linux…

Flasoft

Achei pra Linux… vou tentar configurar em casa hoje… Valeu pessoal

Criado 21 de julho de 2006
Ultima resposta 24 de jul. de 2006
Respostas 14
Participantes 4