O que vem a ser tabela dinâmica?!

Olá,

Um amigo meu fez uma entrevista, para um trabalho de data mining, e uma das perguntas do entrevistador foi se ele conhecia Tabelas Dinâmicas.

Conversando com ele chegamos a um com senso que o entrevistador poderia estar se referindo a View’s ou algo parecido!
Procurando no grande oraculo encontrei diversos sites relacionando Tabelas Dinâmicas ao Excel.
Com isso surgiu minha dúvida: O que vem a ser uma tabela dinâmica com relação a extração de dados ?!

Muito Obrigado,
Paulo Roberto Schiavon

tabela dinamica do excell é um recurso que te permite formatar da forma que vc quiser dados tabulares. É meio complicado explicar como funcionar, mas pra exemplificar se vc tiver uma lista de alunos com notas de todas as provas que eles fizeram no ano e suas respectivas disciplinas, vc pode (apenas arrastando os campos) criar uma tabela que relacione Aluno x Matéria, Matéria x Prova, Aluno x Prova, etc. Além disso, quando vc popula a tabela vc pode escolher o que fazer com os dados agrupados (Somar, méida, maior, menor, etc.).

Olá,

Primeiramente muito obrigado pela resposta!
Em excel eu até entendi com as pesquisas no Google, e com sua explicação frizou mais ainda.

Se for analisar tabelas dinamicas no excel até tem algo relacionado com data mining (Mas os resultados obtidos podem ser pobres)

Mas tabela dinamica tem algum relacionamento com banco de dados relacionais?!

Muito obrigado,
Abraços

Elas têm sim…

No momento que vocês está “relacionando”, produtos X preço x custo, isso já é um relacionamento.
Os cubos OLAP são exemplos disso, o Data Mining minera os dados do Datawarehouse, onde estes já estão refinados, facilitando a mineração dos dados! E aí você pode usar os algoritmos de Data Mining, vide Weka!

Abraços.

Olá,

Muito obrigado pelas respostas. :smiley:
Vou buscar mais informações sobre o assunto, e caso ache algo construtivo, vou postar aqui! :wink:

Abraços

Senhores,

tabela dinâmica, ou tabelas cruzadas ou CUBO são formas de representação e armazenamento de dados em bancos OLAPs, caso você tenha interesse em uma ferramenta de OLAP feita em java e que pode ser integrada a quase qualquer coisa de uma olhada no mondrian (http://mondrian.pentaho.org/).
Neste site tem boa documentação sobre o tema. Outro aspecto legal do mondriam é que ele utiliza o dialeto MDX criado pela MS e portanto é uma boa opção para quem precisa migrar do MS-SQL para outros SGBD.

fw

[editado]
Em OLAP, os cubos utilizam-se conceitos de modelagem dimensional (esquemas, dimensões, fatos) e sumarização de dados, tem muita pouca relação com modelo relacional de tabelas.
[/editado]