O que vem no JDK e nao tem no JRE?

Caros colegas,
Existe algum jeito de listar quais ferramentas / bibliotecas do JDK que são realmente necessárias para o desenvolvimento Java e que nao constam no JRE, pois aqui no trabalho me pediram para listar o q realmente preciso porque eles ja instalaram o JRE e nao querem instalar o JDK ou imbutir o que eu preciso no diretorio do JRE. Eu utilizo o eclipse para desenvolvimento java em uma maquina antiga que ja tem tudo configurado, mas na maquina nova nada posso instalar e tenho q justificar o uso do JDK.
Agradeço a quem puder me ajudar.

Vem o compilador. Sem isso, você sequer consegue gerar um .class Java.

Também vem outras ferramentas interessantes: VisualVM (para profiling), JHat (para identificação de leaks), os javadocs da linguagens, etc.

[quote=mrsClass]Caros colegas,
Existe algum jeito de listar quais ferramentas / bibliotecas do JDK que são realmente necessárias para o desenvolvimento Java e que nao constam no JRE, pois aqui no trabalho me pediram para listar o q realmente preciso porque eles ja instalaram o JRE e nao querem instalar o JDK ou imbutir o que eu preciso no diretorio do JRE. Eu utilizo o eclipse para desenvolvimento java em uma maquina antiga que ja tem tudo configurado, mas na maquina nova nada posso instalar e tenho q justificar o uso do JDK.
Agradeço a quem puder me ajudar.[/quote]

Para auxiliar a você se desvencilhar dessas idiotices desse pessoal que homologa softwares, basta citar que você terá os seguintes ganhos de produtividade (você sabe como é, sempre é necessário usar um pouco de bla-bla-blá mercadológico).
No JDK vêm:

a) Exemplos - sem exemplos, você pode acabar gastando muito mais tempo de programação
b) Ferramentas de depuração - como o JVisualVM e o JConsole - sem essas ferramentas, você pode acabar criando programas que tenham problemas de desempenho ou de nem rodarem por excesso de uso de memória.
c) Ferramentas para assinatura de código (jarsigner)
d) Ferramentas para gerenciamento de documentação (javadoc)
e por aí vai.

Além disso, se você for suficientemente curioso e saber ler um pouco de C e C++, você pode solicitar também que seja instalado o fonte completo do JDK, que fica em http://download.java.net/openjdk/jdk6/ ou http://download.java.net/openjdk/jdk7/ , além dos javadocs que são absolutamente essenciais.

A rigor, se você estiver usando o Eclipse, você não precisa do javac porque o Eclipse usa um compilador próprio, e é por isso que você tem de saber isso para poder argumentar com o fulano homologador de softwares que vai simplesmente esfregar o dedo no seu nariz e falar, com muita razão aliás, “não precisa do JDK, porque você está usando o Eclipse e nunca precisou dele, só do JRE”).
Mas mesmo você não precisando especificamente do javac, é bom ter o JDK devido a essas outras coisas.

vlw pela ajuda de todos, vou argumentar com eles e aguardar o resultado.