O que voce acha de empresas que contratam estagiarios

… para fazer o trabalho de desenvolvedores e pagar menos?

Se é estagiário é por que é estudante e está ganhando experiencia, consequentemente ganha menos.
Não vejo motivo para um estagiário ganhar o mesmo que um desenvolvedor.

você nao entendeu … todos nós sabemos que existem coisas que seria arriscado colocar um estagiario para fazer por possuir pouco conhecimento tecnico. mesmo assim, existem empresas que contratam essa “mão de obra barata” e tem como resultado um trabalho mal feito que é cobrado pelo mesmo preço de um trabalho desenvolvido por uma equipe capacitada. foi isso o que eu quis dizer.

Entendo mas isso ocorre também em casos onde não são estagiários, casos onde temos pseudo-programadores.

Cabe ao cliente final exigir a qualidade devida no software. E em caso de insatisfação, que procure uma empresa de desenvolvimento melhor da próxima vez.

ok, cabe ao cliente escolher uma empresa de qualidade. concordo plenamente.

mas o que eu realmente quero saber é a opinião dos colegas sobre empresas que trabalham desta forma.

A empresa pode ficar mal vista, com o tempo mais clientes ficam sabendo. E não é só a qualidade, mas a honestidade por estar esperando pagar um pleno e colocar estagiário, mesmo que este vá se desdobrar pra fazer algo de qualidade, não é correto.

Bom, estagiário está em fase de aprendizado, portanto deve receber atividades simples de Desenvolvedor JR e também deve ser ensinado nos pontos que não tem conhecimento e receber um acompanhamento mais de perto por parte do líder da equipe de desenvolvimento. O que não pode acontecer é empresa contratar estagiário e querer exigir que o mesmo tenha conhecimentos avançados ou que seja passado para o estagiário atividades muito complexas e avançadas. Já vi empresas querendo contratar estagiário mas na descrição da vaga exigindo diversos frameworks e experiência, este tipo de vaga se deve evitar.

A alguns anos atrás fui numa entrevista para suporte de hardware, liguei pra empresa e disseram que não exigia conhecimentos e nem experiência, quando cheguei na entrevista a coisa era bem diferente, exigiam certificação e experiência pra pagar salário bem baixo como estagiário, simplesmente disse que eu não tinha tais conhecimentos e que estava totalmente diferente pelo que me passaram por telefone, desejei sorte pra eles para conseguirem alguém que se submetesse a vaga e agradeci por me fazer perder a viagem e tempo.

[quote=cristianogro]
A alguns anos atrás fui numa entrevista para suporte de hardware, liguei pra empresa e disseram que não exigia conhecimentos e nem experiência, quando cheguei na entrevista a coisa era bem diferente, exigiam certificação e experiência pra pagar salário bem baixo como estagiário, simplesmente disse que eu não tinha tais conhecimentos e que estava totalmente diferente pelo que me passaram por telefone, desejei sorte pra eles para conseguirem alguém que se submetesse a vaga e agradeci por me fazer perder a viagem e tempo. [/quote]

kkkkkkkkkkkkkkkkkk imagino a satisfação que você sentiu ao jogar tanta coisa na cara do entrevistador.

Conheço uma pessoa que estagia 8 horas e meia por dia sendo que, no papel, o estágio é de somente 6 horas diárias. Para piorar, a bolsa-auxílio desta pessoa não é muito diferente de um estágio normal. E essa é uma prática comum na empresa em que este colega trabalha, sendo que a maioria dos contratados são estagiários (há somente um desenvolvedor).

Já perguntei várias vezes para esse colega porque ele não sai desse emprego, mas ele diz que tem medo de ficar desempregado pois precisa de dinheiro e tal.

Particularmente, acho essa uma prática desonesta, digna de empresas pequenas e incapazes de se desenvolver honestamente.

[quote=Jailson_Mendes]ok, cabe ao cliente escolher uma empresa de qualidade. concordo plenamente.

mas o que eu realmente quero saber é a opinião dos colegas sobre empresas que trabalham desta forma.[/quote]

Se tá funcionando pra empresa e pro estagiário, minha opinião é que eles são gênios.

[quote=Júlio Murta][quote=cristianogro]
A alguns anos atrás fui numa entrevista para suporte de hardware, liguei pra empresa e disseram que não exigia conhecimentos e nem experiência, quando cheguei na entrevista a coisa era bem diferente, exigiam certificação e experiência pra pagar salário bem baixo como estagiário, simplesmente disse que eu não tinha tais conhecimentos e que estava totalmente diferente pelo que me passaram por telefone, desejei sorte pra eles para conseguirem alguém que se submetesse a vaga e agradeci por me fazer perder a viagem e tempo. [/quote]

kkkkkkkkkkkkkkkkkk imagino a satisfação que você sentiu ao jogar tanta coisa na cara do entrevistador.

Conheço uma pessoa que estagia 8 horas e meia por dia sendo que, no papel, o estágio é de somente 6 horas diárias. Para piorar, a bolsa-auxílio desta pessoa não é muito diferente de um estágio normal. E essa é uma prática comum na empresa em que este colega trabalha, sendo que a maioria dos contratados são estagiários (há somente um desenvolvedor).

Já perguntei várias vezes para esse colega porque ele não sai desse emprego, mas ele diz que tem medo de ficar desempregado pois precisa de dinheiro e tal.

Particularmente, acho essa uma prática desonesta, digna de empresas pequenas e incapazes de se desenvolver honestamente.[/quote]
Eu falei bem na boa, questionei o porque de por telefone me falarem uma coisa e chegar lá era outra, aí o entrevistador disse que precisava de alguém que possuísse a certificação e experiência, questionei se seria para estágio esses requisitos, ele confirmou que sim. Eu simplesmente disse que pra mim não serviria por não ter tais experiências, falei que seria muito difícil de ele encontrar alguém pra vaga desse estágio com valor tão baixo e com os requisitos tão altos. Falei que perdi meu tempo, me despedi e sugeri de avisar os próximos candidatos(se é que aparecem algum) já no contato por telefone falando dos reais requisitos.

Quanto ao seu colega ter medo de sair do estágio isso não é problema, é só ele procurar outro estágio antes de pedir pra cancelar o contrato do estágio atual, não tem mal algum em trocar de estágio.

Com relação às empresas e requisitos para estágio já vi muitas empresas que a coisa realmente funciona nos conformes e já vi muitas empresas que tudo é bagunçado, exigindo vários requisitos, certificações e e principalmente experiência para estágios. Se existe tais vagas de estágio exigindo muita coisa e pagando pouco é sinal que tem gente que vai se submeter a tais vagas.

Pessoal, se querem mesmo entender como é bom ser estagiário, tenho uma ótima recomendação:

LIVRO: VIDA DE ESTAGIÁRIO do Allan Sieber.

vale a pena conferir!