O que você gostaria de ter lido?

Salve!

A maioria de nós, quando começamos a programar em Java, lemos ou o “Java Como Programar” (do Deitel), ou o “Core Java” (do Cay Horstmann) ou o “Use a Cabeça” (da Kathy Sierra);

Minha pergunta é a seguinte: o que você gostaria de ter aprendido quando estava começando, que esses livros não te ensinaram? Que conhecimento “fez toda a diferença” quando você finalmente obteve?

Se você pudesse sugerir a um desses autores algum “adenda” a seus respectivos livros, o que você sugeriria?

Não vale dizer que “é preciso primeiro aprender OO”, ou “Algoritmos” que isso é base mesmo; Seja mais “específico” em sua resposta.

[ ] s,

:grin: Boa noite Cassiano

Opnião pessoal…

Bom, acredito que vc já tenha noções de programação, ou trabalha com outra linguagem. Vale ressaltar que é de suma importancia endenter o paradigma de Orientação a Objetos.

Eu comecei pelo java como programar da Deitel, é um excelente livro. Traz vários exemplos e explica cada linha de programação dos exemplos citados.

Depois disso, quando o java já estiver na “massa do sangue”, estude livros que tratem de programação para Web utilizando java (Como JSP, Struts, JSF, entre outros), pois acredito ser onde mais se utiliza a linguagem de programação Java, também dá para fazer aplicações Descktop (e já fiz), porém a máquina que irá rodar esta aplicação terá que ter uma boa capacidade, pois fica um tanto quanto “pesado”, neste caso recomento SWT.

E só para não esquecer, também é muito usado para desenvolver aplicativos para celular, mais esta tecnologia eu ainda não estudei…

Um abraço :wink:

Depois que vc souber o básico, beba direto da fonte. Aprenda inglês e leia livros dos melhores autores:

Martin Fowler
Scott Ambler
Erick Evans
Craig Lairman
etc…

não vale a pena gastar tempo e dinheiro com cursos caríssimos de J2EE, EJB, etc, etc…

Com o conhecimento desses grandes projetistas, vc não vai apanhar tanto e ganhará uma enorme vantagem competitiva no mercado…