Marcos, eu sou um dos supervisores do www.querotrabalharcomjava.com.br e queria tirar essa sua impressão negativa.
A ideia do projeto é ser tipo uma “assessoria avançada de Java”, com uma metodologia de ensino não tradicional. Você ja deve ter ouvido a frase “você só aprende mesmo quando começa a trabalhar”, pois essa é a ideia, fazer você trabalhar para aprender.
Enquanto você esta desenvolvendo, as duvidas/problemas aparecem e é ai que entra o seu investimento. Temos canais de atendimento para te dar um suporte, incusive com ferramentas de gerenciamento remoto para mostrar na sua tela como as coisas devem ser feitas. E é isso que você esta pagando, o suporte. E ainda tem a vantagem de que tudo que você desenvolver faz parte de um projeto real, que pode servir de comprovante de experiência ou ser aproveitado em outros projetos seus (é tudo GPL).
Os cursos tradicionais tem uma abordagem de passar conteudo, e eles atingem isso, eu que o diga pois também sou instrutor de Java. Já o nosso projeto é aproveitar esse conteudo para a prática. Seria o próximo passo depois do treinamento tradicional.
Eu sou entusiasta do OpenSource e acho que você deve sim participar de projetos abertos, eles te agregam muita coisa e com certeza você também vai ter o suporte da comunidade. A ideia deste post é so para você entender que não tem nada de exploração, somente uma forma não tradicional de ensinar.
De qualquer forma, se quiser experimentar, tem um modulo inicial sem compromisso http://www.querotrabalharcomjava.com.br/app/inscrevase.jsp