Estou começando entrar para área de programação, estou fazendo um curso de java, mas encontro algumas dificuldades pelo caminho por ser um pouco lento em racicíonio e lógica, mas até que consigo tirar minhas dúvidas em casa fazendo exercícios sempre e tentando entender sozinho aquilo que não entendi na aula.
Na opinião de vocês, é possível uma pessoa que não tenha uma lógica muito boa e não ser muito bom em matemática se dar bem nessa área de programação?
O que vocês acham?
6 Respostas
lógica boa é essencial, todas as pessoas tem, voce deve estar tendo dificuldades em como a logica é aplicada na linguagem, basta continuar exercitando em pouco tempo voce chega lá.
matematica? nada a ver, a matematica envolvida na maioria dos softwares bem básicas e as complexas voce nao precisa aprender, basta utilizar.
lógica boa é essencial, todas as pessoas tem, voce deve estar tendo dificuldades em como a logica é aplicada na linguagem, basta continuar exercitando em pouco tempo voce chega lá.matematica? nada a ver, a matematica envolvida na maioria dos softwares bem básicas e as complexas voce nao precisa aprender, basta utilizar.
Eu até consigo entender a lógica aplicada no java, mas eu não tenho uma raciocínio rápido das coisas, demoro mais pra pegar quando o professor passa algum exercicio na sala de aula. Fico muito frustrado e quando chego em casa e tenho um tempo, demora um pokin, mas eu consigo fazer direitin ^^.
é plenamente possível se vc for trabalhar desenvolvendo esses sistemas comerciais da vida utilizando frameworks jah prontos…ou seja…pra 95% do mercado vc vai conseguir trabalhar tranquilo…
agora, quando vc começa a ir mais fundo, a matemática começa a ficar importantissima…dai se vc não é muito bom…não vai conseguir ir pra frente. Mais fundo que eu digo é usar teoria dos grafos, PD, fazer códigos otimizados etc…
mas eu sinceramente nunca vi um sistema comercial usar essas coisas…
e te digo mais…muitas das pessoas que estão no mercado hj não são boas em matemática, nem são boas em lógica…eu não vou dizer que acho isso legal…pelo contrário…mas jah que é assim…se vc quer entrar no mercado tbm…vai fundo…e boa sorte! 
mas o IDEAL mesmo é que vc trabalhasse naquilo que sabe que é bom…suas chances de sucesso seriam bem maiores nesse caso! 
Acho que persistência é a alma do negócio quando tu não nasce com o dom pra fazer determinada coisa. Na tua vida, talvez tu não tenha estimulado teu cerebro a pensar logicamente. Como é provado que o cérebro pode ser estimulado para adquirir conhecimento em qualquer coisa, acho que é só vc estimula-lo da forma correta!
Faça bastante testes de lógica, exercícios, joguinhos, etc… Com o tempo começará a cair a ficha pra vc!
Na opinião de vocês, é possível uma pessoa que não tenha uma lógica muito boa e não ser muito bom em matemática se dar bem nessa área de programação?
Lógica se aprende, e não é difícil. É questão de treino e paciência.
Quanto à matemática: em programação comercial, exceto em determinados casos (em que a fórmula já vem pronta, normalmente
- como é o caso de cálculo de juros) não é preciso saber mais matemática que:
- Somar, subtrair, dividir e multiplicar;
- Saber quando é que você tem de começar a partir de 0, ou de 1, e evitar alguns erros que ocorrem porque você não considerou isso.
Portanto treine bem a lógica.
Valeu pelas opiniões pessoal, me sinto mais confiante ^^