O que vocês consideram importante num curso de Java?

15 respostas
drsmachado

Boas camaradas!

Gostaria de saber a opinião de vocês a respeito de quais temas abordar em um curso de java relevante.
Sei que o básico não tem nem como questionar, orientação a objetos e seus fundamentos, a estrutura do java, desvio condicional, laços de repetição, etc, etc.
O que me motiva a abrir tal tópico é saber quais foram as maiores dificuldades encontradas quando vocês foram “dar a cara à tapa” no mercado ou, também, a maior dificuldade dos estagiários/juniores quando procuram ou conseguem o primeiro emprego.
Design Patterns?
Ferramentas como Maven, RAD, Eclipse?
Spring, EJB?
Hibernate, EclipseLink?

Também gostaria da opinião dos mais experientes, quais dificuldades vocês encontram, o que considerariam importante colocar num curso de java avançado realmente.

E o pessoal do java mobile, JME ainda vive? Android tomou conta?

Espero a colaboração de todos, cada opinião será considerada e muito benvinda.
Obrigado.

15 Respostas

C

Pessoal do JME vive sim, eu pelo menos to vivão.

A parte que eu mais tive dificuldade no começo foi a interface gráfica e o pacote IO. Que são explicados bem superficialmente em todos os cursos.

Aliás, esses negócios de swing e AWT larguei de mão logo que comecei a prender, até hoje não entendo muito bem.

Rendrys

Caikeke, você trabalha com JME? Se importaria de falar um pouco sobre como é trabalhar com isso?
Quais os primeiros passos pra aprender JME (principalmente a parte gráfica)? Utilizou alguma referência bibliográfica ou só os tutoriais de internet mesmo?

Valeu.

Rodrigo_Sasaki

Rendrys:
Caikeke, você trabalha com JME? Se importaria de falar um pouco sobre como é trabalhar com isso?
Quais os primeiros passos pra aprender JME (principalmente a parte gráfica)? Utilizou alguma referência bibliográfica ou só os tutoriais de internet mesmo?

Valeu.

cuidado, cara… não deixe o tópico fugir do foco inicial, mande MP pra esse tipo de coisa, ou abra um outro tópico…

eu acho que umas das coisas mais complicadas pra se pegar o jeito são os Generics e Collections, claro que depois que a ficha cai o mundo fica uma maravilha hehehe, mas se for em Java mesmo, acho que é um ponto importante a ser abordado.

Rendrys

O próprio autor do tópico se mostrou interessado sobre JME e o tópico é sobre “o que aprender”, então a resposta pra minha pergunta vale pra ele também. Não tem razão pra perguntar por MP.

C

Valeu.

Trabalho sim. Eu li o livro Core J2ME e vi alguns tutorais tutoriais por ai. Pra começar a aprender o Core J2ME é ótimo, te da uma base muito boa. E a parte gráfica é bem simples (e limitada), então é bem tranquilo de aprender.

rmendes08

Eu acho bastante complicado falar em “Curso de Java” ou “Java Avançado”. A plataforma é muito abrangente e eu acho quase impossível fazer um curso ou uma linha de cursos que abranja tudo. Eu acho que cursos de Java devem ser focados. Java para Web ? Para dispositivos móveis ? Aplicações de grande porte ? Enfim, dentro de cada foco é possível estabelecer o quão fundamental cada tópico é.

drsmachado

That´s the point, man!
São os pontos em cada tópico que eu quero!

rmendes08

That´s the point, man!
São os pontos em cada tópico que eu quero!

Eu acho que um bom ponto de partida são os tópicos que caem nas provas de certificação. Por exemplo, um curso de “Java para Web” possui como pré-requisito conhecimentos em Java e OO, e incluiria JSP, Servlets e algum framework com Struts ou JSF, um curso para “Camada de persistência em Java” pode incluir JPA e JDBC por exemplo. O que eu acho fria é um curso muito no estilo tutorial, tipo, aplicaçãoes Web com JSF + Spring + Hibernate. Geralmente nesse tipo de abordagem aprende-se a fazer um CRUD entupido de framework, mas não dá pra aprofundar-se em cada um deles. Por isso eu acho que o mais importante é foco.

leandronsp
  • Aprender como funciona o Java e sua história
  • Aprender a sintaxe (estruturas)
  • Aprender a executar o Java sem IDE
  • Aprender a usar o Javadoc
Luiz_Augusto_Prado

tem tanta coisa que acho importante saber do java.

Mas em se tratando apenas da linguagem, acho que uma das coisas mais legais do java e reflexão.
Conheço muita gente por ai que trabalha com java a mais de 2,3 anos que nunca se aprofundaram nisso. Acontece…

Annotations, metadados…

Andersonrms

Pra mim a principal dificuldade pra quem tá começando, pelo menos na parte web, são os frameworks como JSF, Hibernate, Struts, Spring, etc. Quando eu vejo a qtd d frameworks q existem, parece q eu vou levar a minha vida inteira pra aprender tudo.

drsmachado

A idéia do tópico foi para levantar a visão dos camaradas, visando o start de um projeto pessoal.
Quero desenvolver um blog e nele tratar o java do meu jeito, com uma linguagem mais tranquila.
Isso, no futuro, deverá culminar em algumas apostilas e algumas vídeo aulas.
Trabalho com java há quase 4 anos, vi muita coisa, desde o mais básico até integrações com outras linguagens, como COBOL, além de muita coisa de java web, como EJBs 2, 3 e muito Struts 1 e 2.
Por isso gostaria da visão do pessoal, quero poder abordar temas distintos, mas com uma posição bem definida, que permita a quem está começando e quem já atua na area compreender e utilizar isso em seu dia a dia.
Valeu galera, vou aguardar mais respostas, aí começo a criar os posts e em breve comunico a todos.

rmendes08

E nem precisa …

drsmachado

E nem precisa …
Uma dica é, uma coisa de cada vez.
Defina um framework com o qual pretende trabalhar. Se gosta mais de action based, use Struts ou vRaptor. Se prefere outra abordagem, vá de JSF. Se quer aplicativos muito grandes, aprenda EJBs…
Mas foco total em um framework (de cada natureza) por vez, pois é comum existir integrações como EJB + JSF 2, Spring + Struts 2 + JPA 2

pinto

Concordo, este é o ponto.
drsmachado, a minha sugestão é que vc faça um filtro neste monte de siglas e mostre um caminho simples para o iniciante, partindo depois, aos poucos, a oferecer alternativas para o aprofundamento do aprendizado.
Se for fazer tutoriais, seja detalhado e inclua imagens. Explique de maneira que o iniciante entenda, e que o mais experiente saiba que pode pular determinadas etapas e encontrar conteúdo interessante logo abaixo. Não precisa chegar ao extremo de pedir pra conferir se a máquina tá ligada na tomada. Mas coisas muito resumidas, como “vá no site x, baixe y e instale” vai fazer com que muita gente saia a pesquisar mais detalhes pelo Google afora, e pode ser que muitos nem voltem ao seu blog.

Criado 23 de abril de 2012
Ultima resposta 26 de abr. de 2012
Respostas 15
Participantes 9