:roll: Um professor meu disse que em um futuro proximo não existiria mais nessecidade de programadores pois tudo seria feito atravex de ferramentas tipo o access , voce so ligaria os componetes entre si e definiria as suas propriedades , li alguns artigos semelhantes na internet mais achei meio vago ? qual a opiniao de vocês , sera se eu estou estudando pra nada sera se daqui a 10 anos vai vazer diferença eu saber java ou .net.
O que vocês pensam disto?
30 Respostas
Olá
Se seu professor usa o Access para alguma coisa e acha bom então posso dizer sem medo de errar que seu professor está 10 anos atrasado. Então não precisa se preocupar com a previsão dele porque não merece crédito.
E se você está fazendo faculdade para aprender informática então está no caminho certo pois aprenderá teorias que servirão para a vida inteira. Mas se o que deseja é apenas aprender Java ou .NET então saia correndo e faça um simples cursinho de 2 semanas.
[]s
Luca
Não estudamos para ficar preso a um tipo de tecnologia…eu temo que um dia programadores não existam mais…tipo, o analista coloca os requisitos e o código fonte sai pronto…isso não é imaginação…é algo que pode acontecer sim! Mas chegar a acabar a profissão de programador…acho dificil!
ate mais…
Isto parece coisa do Stallman…
Muito se dizia que o usuário ia ser cada vez mais capaz de fazer coisas por si só, mss é exatamente o contrário. A especialização que os usuários precisam ter para manter seus trabalhos faz com que eles simplesmente não se improtem em aprender nada, e acaba criando uma massa de usuários burros apertadores de parafusos.
Já vi alguns sistemas de contabilidade, livro-caixa, etc. por aí. A maioria poderia ser facilmente substituída por simples macros ou personalizações me um programa de planilhas, mas o usuário, economista/contador, graduado em exatas, prefere pagar uma fortuna para ter seu pacotinho em VB comrpado na loja da esquina.
O movimento é exatamente o oposto do que seu professor falou -se isto é bom ou ruim eu não sei - o usuário se afasta cada vez mais, e fica cada vez mais burro. A ponto de um conceito como montar/desmontar um drive parecer marciano arcaico para alguém que trabalha com computadores há 10 anos.
Mas não liga não, professor de facudlade fala muita besteira, ainda mais se a sua for como a minha 
[]s
no dia em que a Inteligencia Artificial equivaler ou superar a inteligencia humana, aí os programadores nao serao mais necessarios. mas aí tbm nao serao mais necessarios medicos, engenheiros e etc.
mas pessoalmente acho q o cenario “Matrix” nao vai acontecer nunca. entao, vida longa aos programadores!
Cada merda q professor fala…
Tsc,tsc…ele está esquecendo de um mercado q mal começou,e tenho certeza q vai empregar muita gente no futuro:Robótica!
Essa área com certeza dará muitos empregos a muitos programadores…
Logo,logo alguém inventa ateh API para isso…(de acordo com as specs de cada máquina claro…).Hoje em dia, programar uma máquina ainda é tarefa árdua,quem conseguir simplificar isso,se dará bem no mercado futuro…(Tenho ateh projetinho meia-boca JNeuron para “tentar” treinar isso…mas vou ter q trocar d nome,jah existe um…)
E o mercado de games soh tende a esquentar!Xbox2,PS3…
Os jogos de PC/Console agora demandam uma complexidade muito grande,não dah para um único programador foda “sentar e fazer”…ele levaria anos e anos…
Os celulares são apenas uma “criança”,e jah viu a necessidade de programadores por aí?Não para de crescer…
As futuras aeronaves de exploração ao espaço necessitam de muitos computadores de bordo,principalmente para calcular o “inesperado”…
Não há dispositivo “Drag N Drop” q possa substituir o programador hardcore para uma situação dessas…
Talvez,acabe o programador de padaria/videolocadora…mas surgirão outros cuja necessidade será indispensável…
Eu conheço essa facul,Philip? :lol: huahuaha…
Acho que o seu professor estava se referindo ao programador tipo “escriba” de código, o cara que só codifica. Esse tá meio em perigo de extinção. As ferramentas hoje já geram automaticamente boa parte do código como Gets e Sets e coisas assim, mas algumas decisões, a escolha dessa ou daquela tecnologia a ferramenta talvez nunca possa fazer.Na realizade, quando ferramentas de programação forem avançadas o suficiente para gerar 80% ou mais de código ainda será um programador que irá usá-la.
Acabar não acaba, mas pode acontecer o mesmo que com os arquitetos, um arquiteto com AutoCad faz o trabalho de outros 10 sem, mas a profissão de arquiteto ainda existe.
no dia em que a Inteligencia Artificial equivaler ou superar a inteligencia humana, aí os programadores nao serao mais necessarios. mas aí tbm nao serao mais necessarios medicos, engenheiros e etc.mas pessoalmente acho q o cenario “Matrix” nao vai acontecer nunca. entao, vida longa aos programadores!
Realmente matrix nunca!
Mas já temos geradores básicos de código…acho que podemos sim, precisar cada vez menos de um programador, mas nunca extinguir sua existencia!
ate mais…
Olá
É óbvio que as coisas mudam. Antigamente havia o analista e o programador com funções totalmente distintas. Hoje misturou tudo. Porém antigamente não havia o cara da base de dados (DBA), o cara dedicado a quality assurance, o cara do deployment, o cara do design, o cara de segurança de rede, o cara de sei lá mais o quê.
Em resumo, atualmente os sistemas são mais complexos e precisam de muito mais gente qualificada. Daqui a 10 anos provavelmente os sistemas serão muito mais complexos, tudo o que estamos fazendo hoje não servirá mais para nada e muita gente será necessária para isto.
[]s
Luca
mas alguem tem q escrever os geradores de codigo, aí entram os programadores. para q os geradores pudessem se auto-gerar melhorando sua funcionalidade, teriamos q ter um cenario “Matrix” eu acho. isso seria como a evolucao das especies. eu acho q uma maquina nao eh capaz de provocar a evolucao de si mesma; eh aí q entra o homem. ou seja, para um programa evoluir (consideravelmente) vai precisar entrar uma mente humana sempre. a diferenca vai ser o q os programadores do futuro farao (os do passado faziam tudo em Assembly, os do presente fazem em Java, os do futuro podem ter “menos trabalho” mas ainda sim serao necessarios).
Hum, eu acho bem provável que um dia não seja mais necessário programar no nível que programamos. Sim haverão programadores, da mesma forma como ainda existem contadores que fazem o trabalho todo no papel. A tendência é que O QUÊ deve ser feito seja cada vez mais importante do que o COMO fazê-lo.
Generalizando, acho possível que qualquer ferramenta que se use hoje, mesmo uma faca, pode não ser mais usada. Mas as coisas ainda necessitarão serem cortadas. Mes acreditando em todas as promessas da IA, você não deve ter medo. Não chegaremos e ver tudo isso.
Agora, TI é o que há de mais avançado. Você não terá que fazer outra falculdade.
Muito pelo contrário.
Mas já temos geradores básicos de código…acho que podemos sim, precisar cada vez menos de um programador, mas nunca extinguir sua existencia!
mas alguem tem q escrever os geradores de codigo, aí entram os programadores. para q os geradores pudessem se auto-gerar melhorando sua funcionalidade, teriamos q ter um cenario “Matrix” eu acho. isso seria como a evolucao das especies. eu acho q uma maquina nao eh capaz de provocar a evolucao de si mesma; eh aí q entra o homem. ou seja, para um programa evoluir (consideravelmente) vai precisar entrar uma mente humana sempre. a diferenca vai ser o q os programadores do futuro farao (os do passado faziam tudo em Assembly, os do presente fazem em Java, os do futuro podem ter “menos trabalho” mas ainda sim serao necessarios).
como eu disse…extinguir jamais!
ate mais…
como eu disse…extinguir jamais!
ate mais…
Vai uma B. A. aí?
Vai uma B. A. aí?
putz, boiei…
Vai uma B. A. aí?putz, boiei…
Idem!
ate mais…
A onze, doze anos atrás, no meu então curso técnico em PD, um professor disse a mesma coisa!
Tá demorando esse tal “futuro próximo”, hein?! :?
Previsões e mais previsões…
Esses professores falam isso pra se mostrarem “entendidos” do assunto. Pergunte pra ele se, a 10 anos atrás, ele tb “previu” a data que o último Mainframe seria desligado… Não me recordo bem agora qual a data que alguns “profetas” afirmaram que isso aconteceria, mas já se passaram pelo menos uns 4 anos disso e até hoje nada, ao contrário, vejo aplicações cada vez mais enraizadas a essa plataforma e mais nenhum profeta dizendo quando será seu fim…
[]'s
Não estudamos para ficar preso a um tipo de tecnologia…eu temo que um dia programadores não existam mais…tipo, o analista coloca os requisitos e o código fonte sai pronto…isso não é imaginação…é algo que pode acontecer sim!
Aham, claro. Mas daí vão nascer duas grandes necessidades:
- Ensinar a especificação correta de software;
- Ensinar as pessoas a escreverem e se comunicarem corretamente;
Caso contrário, o seu magnífico Alladin Software Builder® (O Software que realiza seus desejos de TI) vai ser tão eficaz quanto os arcaicos programadores.
Além do mais, acredito que seja muito mais fácil ensinar alguém a programar corretamente e exercitar sua imaginação e criativiadade do que tentar criar algoritmos geradores de programas (aliás, fiquei cá me perguntando se este não seria um daqueles problemas que se encaixariam na classe de NP-completos).
[size=“9”]® Alladin Software Builder é marca registrada de Daniel Quirino Oliveira em qualquer recanto deste Universo e adjacências[/size]
Caso contrário, o seu magnífico Alladin Software Builder® (O Software que realiza seus desejos de TI) vai ser tão eficaz quanto os arcaicos programadores.
A ultima versao esta muito boa, e pelo release plan do proximo build stable, o Magic Spin ( se nao me falha a memoria ), vai matar a pau.
Rafael
Não estudamos para ficar preso a um tipo de tecnologia…eu temo que um dia programadores não existam mais…tipo, o analista coloca os requisitos e o código fonte sai pronto…isso não é imaginação…é algo que pode acontecer sim!
Aham, claro. Mas daí vão nascer duas grandes necessidades:
- Ensinar a especificação correta de software;
- Ensinar as pessoas a escreverem e se comunicarem corretamente;
Além do mais, acredito que seja muito mais fácil ensinar alguém a programar corretamente e exercitar sua imaginação e criativiadade do que tentar criar algoritmos geradores de programas (aliás, fiquei cá me perguntando se este não seria um daqueles problemas que se encaixariam na classe de NP-completos).
[size=“9”]® Alladin Software Builder é marca registrada de Daniel Quirino Oliveira em qualquer recanto deste Universo e adjacências[/size]
Mesmo que isso aconteça um dia, irá necessitar de pessoas para faze-lo, ou seja, já disse, os programadores sempre irão existir…pq precisam existir!
ate mais…
jah os analistas… :lol: :lol: :lol:
tendo em vista q cada vez mais os programadores acabam REfazendo o trabalho q jah devia estar pronto…
Olha, quando eu comecei a mexer com computadores, lá no distante 1985, todo mundo que fosse mexer nesses caras fazia um cursinho de BASIC (não é o VB, não) depois fazia um de DBASE (Banco de dados da Borland - que nem é banco). Resumindo, para mexer só programando…
Despois inventaram outras coisas… na época do Clipper a turma tinha que desenhar as telas…
Tinha o Turbo Pascal, o Turbo C, o Clipper, e aí inventaram o VB e todo mundo achou que programador estava fadado ao esquecimento… mas isso já faz uns 8 ou 9 anos e ainda tem programador por aí…
E eu também…
E.N.A.V.C. - Esse Negócio de Abreviar às Vezes Complica.
podemos sim, precisar cada vez menos de um programador, mas nunca extinguir sua existencia!
Vai uma Bomba Atômica aí?
Dava pra fazer um FUD com uma página anunciando que este produto está quase pronto e em breve estaria no mercado.
Já tinha sido realizado testes e um sistema de ERP foi desenvolvido por Gestores Empresariais que não entendiam de programação e nenhuma linha de código foi escrita e o produto final atendeu 100% as necessidades.
:twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Mesmo que isso aconteça um dia, irá necessitar de pessoas para faze-lo, ou seja, já disse, os programadores sempre irão existir…pq precisam existir!
tendo em vista q cada vez mais os programadores acabam REfazendo o trabalho q jah devia estar pronto…
Pra quem defende o Hotmail…vc não tem moral para falar de extinção da função de analista de sistemas! 
Nenhum cargo de info vai ser extinguido…todos são essencias para o bem da humanidade em geral…pois o futuro é esse!
ate mais…
soh pra constar a opniao: acho impossivel acabar alguma profissao desse tipo. Seria como falar que nao existiriam mais caixas de banco… Ja que tudo vai ir pra internet… 
Quanto mais programas mais gente desenvolvendo e dando suporte. Isso se nao aparecer outra linguagem nova ai
Quando estiverem acabando nossos problemas, irao aparecer mais, isso eu tenho certeza!!! … hehehehehe…
O maximo que pode acontecer é criarem robos para programarem… ai ja em viagem total…
Apesar de não concordar 100% com a extinção dos analsitas do papo amarelo… já viram como os caixas de banco estão sumindo? como semrpe tem uma menininha linda [quem já viu a do banco Real da Rio branco sabe do que falo] pra te guiar ao ATM, praticamente te impedindo de entrar na agência?
uhm…
soh pra constar a opniao: acho impossivel acabar alguma profissao desse tipo. Seria como falar que nao existiriam mais caixas de banco… Ja que tudo vai ir pra internet…![]()
Quanto mais programas mais gente desenvolvendo e dando suporte. Isso se nao aparecer outra linguagem nova ai
Quando estiverem acabando nossos problemas, irao aparecer mais, isso eu tenho certeza!!! … hehehehehe…
O maximo que pode acontecer é criarem robos para programarem… ai ja em viagem total…:D
Com certeza! Não podemos pensar na extinção dessa profissão nem de nenhuma…precisamos de novas profissões para gerar-se mais empregos!
ate mais…
Hmmm, analistas nunca vão sumir, senão quem vai cuidar das nossas crises existenciais e frustrações diárias? 
Mas aqueles carinhas que ficam se masturbando sobre diagramas deveriam começar a se preocupar um pouco mais com seu futuro, pois não vejo uma pessoa totalmente dedicada a esquematização de um software como sendo fundamental para o sucesso de um projeto. Muito pelo contrário, vejo esta pessoa como um artigo de luxo (principalmente se minha equipe estiver usando o magnífico Alladin Software Builder® :lol: ).
[size=“9”]® Alladin Software Builder é marca registrada de Daniel Quirino Oliveira até no inferno.[/size]
[size=“9”]® Alladin Software Builder é marca registrada de Daniel Quirino Oliveira até no inferno.[/size]
Existe uma versão trial para esse super hyper mega fantastico software? 
Até imagino o nível dos analistas que já trabalharam com você…
Eu raramente passo algo que não tenha sido documentado ou bem descrito para algum programador “meu”.
Mas existem muitos que se dizem Analistas de Sistemas e não entendem nada de modelagem, processos e documentação, ai sim você precisa pegar o que o cara pediu, jogar no lixo e fazer o que entendeu…
Mas aí não são os Analistas não, e sim os “analista-dba-programador-mestredeobras-ferramenteiro-vendedor-administradorderedes” que o pessoal emprega por aí por déireal a hora.
Faloha