O que Xiita

9 respostas
R

Galera o que é Xiita?

9 Respostas

marciolx

xiita é alguém que acredita cegamente numa causa a ponto de morrer por ela.

R

O pessoal aqui do GUJ é JXiita (Java Xiita), pq se forem eu tô dentro, to lendo um post do forum da msdn em relação a custo e etc, o pessoal tá falando a repeito do alto custo que tem os produtos M$ e etc e que desenvolvedores certificados com softwares legalizados e etc levam imensa desvantagens com aqueles q não são justamente devido o custo! e aí que a figura do Java, Linux e outras faz a diferença, não que IBM, Sun, Oracle e outras apoiem o OpenSource de “graça” mas o que a MS e tantas outras cobram é um absurdo ! ! !

E eles se mantém fiéis até a morte, mesmo com o prejuízo financeiro que levam da MS e cia ! ! ! Não contra as grandes empresas ficarem cada vez mais ricas, mas o fato delas quererem tudo sozinhas já e demais ! ! !

a url do post é

http://www.msdnbrasil.com.br/forum/ShowPost.aspx?PostID=51341

Daniel_Quirino_Olive

No sentido figurado, “xiita” é uma pessoa radical, extremista. Mas, na verdade, xiita (ou xiitismo) é uma das diversas vertentes do islamismo. As duas divisões mais conhecidas são os sunitas e os xiitas. A diferença entre os dois grupos começou com a morte do profeta Maomé (acho que foi em 63X d.C., segundo as aulas de história do colégio), que causou uma grande briga pela sua sucessão. Um dos grupos (que originou os sunitas, maioria do mundo árabe) aceitou AbuBakr como sucessor de Maomé; além disso, este grupo segue uma “versão” do Alcorão chamada “Sunnah”, que é um “manual” de comportamento a ser seguido pelos islâmicos. Já o outro grupo aceita Ali (genro de Maomé) como sucessor; este grupo é um pouco mais fiel ao Alcorão, mas, se não me engano, eles também seguem um outro livro, chamado “Hadith”. Mas, a diferença (basicamente) acaba aí. Ambos acreditam que só há um deus (Allah) e que Maomé é seu profeta, etc etc etc.
Bom, é isso. Uma boa leitura a respeito de religiões é um livro chamado “A Viagem de Théo” (Cathérine Clément), lançado no Brasil pela Cia. das Letras. Custa baratinho e é muito bom de se ler. :smiley:

marciolx

“Daniel Quirino Oliveira”:
No sentido figurada, “xiita” é uma pessoal radical, extremista. Mas, na verdade, xiita (ou xiitismo) é uma das diversas vertentes do islamismo. As duas divisões mais conhecidas são os sunitas e os xiitas. A diferença entre os dois grupos começou com a morte do profeta Maomé (acho que foi em 63X d.C., segundo as aulas de história do colégio), que causou uma grande briga pela sua sucessão. Um dos grupos (que originou os sunitas, maioria do mundo árabe) aceitou AbuBakr como sucessor de Maomé; além disso, este grupo segue uma “versão” do Alcorão chamada “Sunnah”, que é um “manual” de comportamento a ser seguido pelos islâmicos. Já o outro grupo aceita Ali (genro de Maomé) como sucessor; este grupo é um pouco mais fiel ao Alcorão, mas, se não me engano, eles também seguem um outro livro, chamado “Hadith”. Mas, a diferença (basicamente) acaba aí. Ambos acreditam que só há um deus (Allah) e que Maomé é seu profeta, etc etc etc.
Bom, é isso. Uma boa leitura a respeito de religiões é um livro chamado “A Viagem de Théo” (Cathérine Clément), lançado no Brasil pela Cia. das Letras. Custa baratinho e é muito bom de se ler. :D

… e eu não concordo com a utilização “ocidental” do termo para caracterizar extremismo e radicalismo :evil:

Daniel_Quirino_Olive

“marciolx”:
“Daniel Quirino Oliveira”:
No sentido figurada, “xiita” é uma pessoal radical, extremista. Mas, na verdade, xiita (ou xiitismo) é uma das diversas vertentes do islamismo. As duas divisões mais conhecidas são os sunitas e os xiitas. A diferença entre os dois grupos começou com a morte do profeta Maomé (acho que foi em 63X d.C., segundo as aulas de história do colégio), que causou uma grande briga pela sua sucessão. Um dos grupos (que originou os sunitas, maioria do mundo árabe) aceitou AbuBakr como sucessor de Maomé; além disso, este grupo segue uma “versão” do Alcorão chamada “Sunnah”, que é um “manual” de comportamento a ser seguido pelos islâmicos. Já o outro grupo aceita Ali (genro de Maomé) como sucessor; este grupo é um pouco mais fiel ao Alcorão, mas, se não me engano, eles também seguem um outro livro, chamado “Hadith”. Mas, a diferença (basicamente) acaba aí. Ambos acreditam que só há um deus (Allah) e que Maomé é seu profeta, etc etc etc.
Bom, é isso. Uma boa leitura a respeito de religiões é um livro chamado “A Viagem de Théo” (Cathérine Clément), lançado no Brasil pela Cia. das Letras. Custa baratinho e é muito bom de se ler. :D

… e eu não concordo com a utilização “ocidental” do termo para caracterizar extremismo e radicalismo :evil:

Uma coisa é concordar, a outra é simplesmente ignorar um termo que caiu no vocabulário popular.

Ironlynx

Mais detalhes :

http://www.escolavesper.com.br/glossario_da_crise.htm

Daniel_Quirino_Olive

Tópico separado: http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=6844 (futebol).

kuchma

Infelizmente eh o que a midia faz. Vide o termo “hacker”. :frowning:

Marcio Kuchma

marciolx

Infelizmente eh o que a midia faz. Vide o termo “hacker”. :frowning:

Marcio Kuchma

pois é, infelizmente é assim, quem sabe um dia quando dermos mais valor à nossa cultura do que a de “um certos país” a coisa melhore…

Criado 5 de novembro de 2003
Ultima resposta 6 de nov. de 2003
Respostas 9
Participantes 5