O Rails é lindo?

26 respostas
moacirjava

Olá pessoal do GUJ!
Li esse artigo na Info falando sobre o RoR, o cara que escreveu é o criador do Rails então é lógico que ele vai puxar para o lado dele…ok, ok, mas em meio as suas palavras, o cara disse que é extremante fácil e bonito programador com RoR.

Quem concorda com ele?

Tá aqui o artigo.

26 Respostas

Andre_Brito

Eu concordo.

saoj

Tudo que ele está falando é que quanto mais alto-nível for um framework e uma linguagem, em outras palavras, quanto maior for o nível de abstração de um framework e de uma linguagem, mais bonito e prazeroso será a coisa.

Por isso que RoR e o Mentawai são full-stack.

Dá para ser expressivo com Java também, mas requer muito mais esforço de abstração do que com Ruby. E a ausência/limitação de metaprogramação em Java reduz em muito a beleza e a expressividade da linguagem. Há um limite em que o Java não consegue ultrapassar o Ruby. Seja bem-vindo JRuby.

Recomendo esse artigo para vc entender sobre expressividade x verbosidade:

http://amix.dk/blog/viewEntry/112

Eu concordo. Desde os primórdios eu sou a favor de soluções full-stack com elevado nível de abstração.

Problem p = new Problem(complexity);
System.out.println(p.solve());
D

Acho Merb (framework Ruby) também muito bom e Django (framework Python) mais fácil.

lgi2020

djemacao:
Acho Merb (framework Ruby) também muito bom e Django (framework Python) mais fácil.

Gosto do Django mas simpatizei mais com Rails por causa do Ruby.
O Merb ainda não tive muito tempo pra analisar…

A respeito do Rails ser lindo, ainda não consigo largar o Java, mas concordo que ele é lindo! :stuck_out_tongue:

josenaldo

Eu adoro o Java, mas k pra nós… Se Ruby é lindo, vou saber a partir desse mês que começo a estudar. Mas que Java é feio, é… rssrrsrs

moacirjava

E vcs acham que o mercado está mais pra Java ou RoR?

maquiavelbona

Mercado brasileiro ele é extremamente refratário a mudanças. Então vai ser por um bom tempo maré para Java/C# enquanto linguagens mais produtivas como python e ruby serão delegadas a meia dúzia de empresas e a projetos open-source e/ou pessoais de alguns programadores. Talvez em médio prazo a adoção do JRuby e do Jython (além de outras ) possa mudar esse lado do mercado.

Até!

luistiagos

É obvio que esta bem mais pra java… ruby é usado muito pouco no mercado…
em termos de mercado não tem como comparar ruby com outras linguagens como: java, .net e C++ ruby perde feio para qualquer uma delas…

F

Mas e o salário?Quando RoR se estabelecer no mercado nacional, pagará pelo menos o mesmo que java? Creio que não…

tchandy

Lindo ele até é, problema é que ele não escreve código pro programador, e muitas vezes o código do programador acaba ficando terrivel, mesmo o framework sendo bonito hehe…

Obs: será que era necessário a info fazer um artigo pra galera “enterprise” abrir o olho pro rails? demorou hein…

Mas e o salário?Quando RoR se estabelecer no mercado nacional, pagará pelo menos o mesmo que java? Creio que não…

Muitas startups americanas estão em busca de programadores ruby para trabalhos remotos (trabalho para uma, inclusive), garanto que vale pela experiência :wink:

eric_jf

Estou estudando rails é bem legal sim.

Mas pelo q tenho visto smalltalk é ainda melhor q ruby.

A

Alguém indica livro pra aprender as versões novas de RoR?

Jair_Rillo_Junior

Rails é muito legal, principalmente para as pessoas que estão viciadas em frameworks Java.
Porém a dica é: Não saia estudando Rails antes de conhecer Ruby direito (eu fiz isso).

Rails é legal,elegante, mas Ruby é muito mais :slight_smile:

tchandy

Comece com: http://www.pragprog.com/titles/ruby/programming-ruby e depois parta para um: http://www.pragprog.com/titles/rails3/agile-web-development-with-rails-third-edition ou http://www.pragprog.com/titles/fr_arr/advanced-rails-recipes

E o mais importante: contribua com projetos open source, vc vai aprender muito com isso… :slight_smile:

ramilani12

Jair Rillo Junior:
Rails é muito legal, principalmente para as pessoas que estão viciadas em frameworks Java.
Porém a dica é: Não saia estudando Rails antes de conhecer Ruby direito (eu fiz isso).

Rails é legal,elegante, mas Ruby é muito mais :)

É isso que estou fazendo…

moacirjava

tchandy:
Lindo ele até é, problema é que ele não escreve código pro programador, e muitas vezes o código do programador acaba ficando terrivel, mesmo o framework sendo bonito hehe…

Eu também pensei nisso, tá certo que o Rails é um ótimo framework e rápido, muito rápido… mas eu particularmente achei o código gerado um tanto quanto confuso. A linguagem como o framework foi baseado em várias linguagens, daí eu achei que gerou um pouquinho de confusão, devido ao fato de misturar padrões de todas elas.

tchandy

Eu também pensei nisso, tá certo que o Rails é um ótimo framework e rápido, muito rápido… mas eu particularmente achei o código gerado um tanto quanto confuso. A linguagem como o framework foi baseado em várias linguagens, daí eu achei que gerou um pouquinho de confusão.

Não quis dizer isso, o código gerado pelo rails é limpo e ao inicio parece estranho, mais depois vc percebe o quanto claro e inteligente ele é…

O que eu quis dizer é que rails é limpo e bonito, porém, quem vai ditar a qualidade da aplicação é o programador e não só o framework…

Sparcx86

Isso ainda não mudou minha vida. O dia que eu ver usarem isso em algum sistema de alta performance e disponibilidade darei o braço a torcer.
Até lá é só coisa de quem não tem mais o que fazer ou estudar.

ramilani12

Sparcx86:
Isso ainda não mudou minha vida. O dia que eu ver usarem isso em algum sistema de alta performance e disponibilidade darei o braço a torcer.

E o twitter é o que?

kicolobo

ramilani12:
Sparcx86:

E o twitter é o que?

O Twitter infelizmente ainda é um sistema que CAI O TEMPO INTEIRO, e que,inicialmente usado como caso de uso de sucesso do Rails, acabou queimando o filme do framework.

Não porque Rails seja ruim, mas porque foi usado aonde não deveria (no caso, no Twitter).

tchandy

Se todo mundo pensasse como vc, estariamos programando em cartões perfurados até hoje.

Proteu_Alcebidiano

kicolobo:

Não porque Rails seja ruim, mas porque foi usado aonde não deveria (no caso, no Twitter).

Ola,

por que você acha que o twitter não deveria ser escrito em rails? qual seria tua sugestão de plataforma pro twitter? :wink:

T+

kicolobo

Proteu Alcebidiano:
kicolobo:

Ola,

por que você acha que o twitter não deveria ser escrito em rails? qual seria tua sugestão de plataforma pro twitter? :wink:

T+

Ai que tá. No caso do Twitter, trata-se de uma aplicação basicamente de mensageria: não é só incluir os mini posts no site e pronto.
Há por trás o envio por sms, e-mail, etc. Isto sem mencionar que o volume é gigantesco e o resultado é bem: pau, pau. pau.

Pra desenvolvimento rápido, pra projetos de até medio porte, eu acredito que o RoR realmente seja uma excelente escolha. O problema é quando o bicho começa a crescer. Nestes casos uma arquitetura mais robusta (Java EE seria uma boa, ou no caso do Twitter, algo como Erlang também) não se aplica. Aliás, se não me engano, parte do Twitter está sendo migrada para C/C++.

Há pouco tempo atrás encontrei este post (http://www.renaebair.com/2008/11/24/the-ranting-rubyists/) que achei bem interessante sobre este ânimo todo em torno do Ruby.

kicolobo

java_coffe:
O que acham do Groovy ? Ele também é muito bom !!!

Sou suspeito pra falar. Mas pra mim, não brilha mais no escuro. Agora ofusca no claro! :slight_smile:

O

eric_jf:
Estou estudando rails é bem legal sim.

Mas pelo q tenho visto smalltalk é ainda melhor q ruby.

Smalltalk é o q há!

I

O que acham do Groovy ? Ele também é muito bom !!!

Criado 4 de dezembro de 2008
Ultima resposta 9 de dez. de 2008
Respostas 26
Participantes 19