O Rails é lindo?

Olá pessoal do GUJ!
Li esse artigo na Info falando sobre o RoR, o cara que escreveu é o criador do Rails então é lógico que ele vai puxar para o lado dele…ok, ok, mas em meio as suas palavras, o cara disse que é extremante fácil e bonito programador com RoR.

Quem concorda com ele?

Tá aqui o artigo.

Eu concordo.

Tudo que ele está falando é que quanto mais alto-nível for um framework e uma linguagem, em outras palavras, quanto maior for o nível de abstração de um framework e de uma linguagem, mais bonito e prazeroso será a coisa.

Por isso que RoR e o Mentawai são full-stack.

Dá para ser expressivo com Java também, mas requer muito mais esforço de abstração do que com Ruby. E a ausência/limitação de metaprogramação em Java reduz em muito a beleza e a expressividade da linguagem. Há um limite em que o Java não consegue ultrapassar o Ruby. Seja bem-vindo JRuby.

Recomendo esse artigo para vc entender sobre expressividade x verbosidade:

http://amix.dk/blog/viewEntry/112

Eu concordo. Desde os primórdios eu sou a favor de soluções full-stack com elevado nível de abstração.

Problem p = new Problem(complexity);
System.out.println(p.solve());

Acho Merb (framework Ruby) também muito bom e Django (framework Python) mais fácil.

[quote=djemacao]Acho Merb (framework Ruby) também muito bom e Django (framework Python) mais fácil.
[/quote]

Gosto do Django mas simpatizei mais com Rails por causa do Ruby.
O Merb ainda não tive muito tempo pra analisar…

A respeito do Rails ser lindo, ainda não consigo largar o Java, mas concordo que ele é lindo! :stuck_out_tongue:

Eu adoro o Java, mas k pra nós… Se Ruby é lindo, vou saber a partir desse mês que começo a estudar. Mas que Java é feio, é… rssrrsrs

E vcs acham que o mercado está mais pra Java ou RoR?

Mercado brasileiro ele é extremamente refratário a mudanças. Então vai ser por um bom tempo maré para Java/C# enquanto linguagens mais produtivas como python e ruby serão delegadas a meia dúzia de empresas e a projetos open-source e/ou pessoais de alguns programadores. Talvez em médio prazo a adoção do JRuby e do Jython (além de outras ) possa mudar esse lado do mercado.

Até!

É obvio que esta bem mais pra java… ruby é usado muito pouco no mercado…
em termos de mercado não tem como comparar ruby com outras linguagens como: java, .net e C++ ruby perde feio para qualquer uma delas…

Mas e o salário?Quando RoR se estabelecer no mercado nacional, pagará pelo menos o mesmo que java? Creio que não…

Lindo ele até é, problema é que ele não escreve código pro programador, e muitas vezes o código do programador acaba ficando terrivel, mesmo o framework sendo bonito hehe…

Obs: será que era necessário a info fazer um artigo pra galera “enterprise” abrir o olho pro rails? demorou hein…

[quote]Mas e o salário?Quando RoR se estabelecer no mercado nacional, pagará pelo menos o mesmo que java? Creio que não…
[/quote]

Muitas startups americanas estão em busca de programadores ruby para trabalhos remotos (trabalho para uma, inclusive), garanto que vale pela experiência :wink:

Estou estudando rails é bem legal sim.

Mas pelo q tenho visto smalltalk é ainda melhor q ruby.

Alguém indica livro pra aprender as versões novas de RoR?

Rails é muito legal, principalmente para as pessoas que estão viciadas em frameworks Java.
Porém a dica é: Não saia estudando Rails antes de conhecer Ruby direito (eu fiz isso).

Rails é legal,elegante, mas Ruby é muito mais :slight_smile:

Comece com: http://www.pragprog.com/titles/ruby/programming-ruby e depois parta para um: http://www.pragprog.com/titles/rails3/agile-web-development-with-rails-third-edition ou http://www.pragprog.com/titles/fr_arr/advanced-rails-recipes

E o mais importante: contribua com projetos open source, vc vai aprender muito com isso… :slight_smile:

[quote=Jair Rillo Junior]Rails é muito legal, principalmente para as pessoas que estão viciadas em frameworks Java.
Porém a dica é: Não saia estudando Rails antes de conhecer Ruby direito (eu fiz isso).

Rails é legal,elegante, mas Ruby é muito mais :)[/quote]

É isso que estou fazendo…

[quote=tchandy]Lindo ele até é, problema é que ele não escreve código pro programador, e muitas vezes o código do programador acaba ficando terrivel, mesmo o framework sendo bonito hehe…
[/quote]

Eu também pensei nisso, tá certo que o Rails é um ótimo framework e rápido, muito rápido… mas eu particularmente achei o código gerado um tanto quanto confuso. A linguagem como o framework foi baseado em várias linguagens, daí eu achei que gerou um pouquinho de confusão, devido ao fato de misturar padrões de todas elas.

[quote]
Eu também pensei nisso, tá certo que o Rails é um ótimo framework e rápido, muito rápido… mas eu particularmente achei o código gerado um tanto quanto confuso. A linguagem como o framework foi baseado em várias linguagens, daí eu achei que gerou um pouquinho de confusão. [/quote]

Não quis dizer isso, o código gerado pelo rails é limpo e ao inicio parece estranho, mais depois vc percebe o quanto claro e inteligente ele é…

O que eu quis dizer é que rails é limpo e bonito, porém, quem vai ditar a qualidade da aplicação é o programador e não só o framework…

Isso ainda não mudou minha vida. O dia que eu ver usarem isso em algum sistema de alta performance e disponibilidade darei o braço a torcer.
Até lá é só coisa de quem não tem mais o que fazer ou estudar.

[quote=Sparcx86]Isso ainda não mudou minha vida. O dia que eu ver usarem isso em algum sistema de alta performance e disponibilidade darei o braço a torcer.
Até lá é só coisa de quem não tem mais o que fazer ou estudar.[/quote]

E o twitter é o que?